MASP

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Sonia Gomes. Gustavo Silvestre, Vestido 4, 2020, Doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020.

Roupa de artista: diálogos entre moda e arte

com Brunno Almeida Maia
9 – 25.5 | ONLINE
19H – 21H30

Por ocasião da exposição Arte na moda: MASP Renner, o curso tem como objetivo geral expor e comentar o conceito moderno de moda relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. A partir de vasta bibliografia filosófica, sociológica, historiográfica e iconográfica, trata-se de analisar as relações entre a moda, a arte e o design presentes nos trabalhos de movimentos e artistas que pertenceram às vanguardas modernistas do século 20. 
No último encontro, será realizada uma visita guiada pela exposição Arte na moda: MASP Renner, conduzida pelo docente. 

 

Dora Longo Bahia, Campo e contracampo (Presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e 11 de junho de 2013), 2017.

Museus e dever de memória: como confrontar histórias difíceis?

com David Ribeiro
2 – 30.5.2024 | ONLINE
19H – 21H

Que papel os museus podem desempenhar no esforço coletivo de não deixar cair no esquecimento histórias difíceis? Mais do que isso, o que os museus devem fazer para abordar essas histórias e confrontar as permanências que tornam esse passado uma presença constante especialmente no cotidiano de grupos sociais minorizados, como as populações negras e indígenas, as mulheres e as pessoas LGBTQIA+? Esse curso busca abordar algumas experiências museais locais ou de fora do Brasil para responder a essas questões, enfatizando práticas curatoriais, artísticas, educacionais e científicas em conjunto.

 

Djanira da Motta e Silva, Vendedora de flores, 1947, acervo MASP, doação Orandi Momesso, 2015.

Viver nas ruínas do neoliberalismo: desafios e possibilidades

com Jainara Oliveira
8.5 – 26.6.2024 | ONLINE
19H – 21H30

Este curso parte da seguinte pergunta: pode-se viver bem em um mundo em ruínas? Ao fazermos essa questão, deparamo-nos com uma paisagem complexa e perturbadora: trata-se de um mundo em que as condições diferenciais de precarização da vida arruinam modos de relações e colocam-nos diante do desafio de nos abrirmos para a possibilidade de vivermos o presente espesso sem, contudo, sucumbirmos ao desespero e à indiferença. Mas o que resta deste mundo, afinal? Ao vasculharmos essas ruínas, veremos como a forma de vida neoliberal tem produzido uma maneira específica de experienciarmos a felicidade e o sofrimento. São essas as questões que movem as aulas desse curso. 

 

Laboratório de Observação

com Juliana Ferrari Guide
23.5 – 20.6.2024 | ONLINE
19H – 21H

Há muitas e diversas maneiras de se experimentar ou acessar uma obra de arte. Longe de querer esgotar o tema, o Laboratório de Observação propõe aos interessados quatro encontros em que, partindo do acervo do MASP, direcionaremos nossa atenção para aspectos formais da pintura e da escultura, e também para as escolhas que resultaram na maneira em que são apresentadas em diferentes instituições e períodos. O percurso será finalizado com uma imersão no Acervo em Transformação do MASP. 

A memória é de quem? Os ofícios de um acervo comunitário LGBT+ brasileiro

com Acervo Bajubá
25.4 – 6.6.2024 | ONLINE
19H – 21H

É possível pensar uma memória LGBT+ brasileira? Quais experiências são reivindicadas quando articulamos essa noção? O que fica silenciado nos esforços de registro e de produção de imagens e relatos? Este curso busca responder tais perguntas analisando os processos sociais de produção de memórias sobre as comunidades LGBT+ brasileiras, e questionando quais discursos e representações sobre o passado circulam na contemporaneidade, assim como quais vidas continuam silenciadas e apagadas nas tentativas de se produzir uma história LGBT+. Para tanto, o curso partirá da coleção de itens, das práticas comunitárias e dos projetos de pesquisa desenvolvidos por pessoas artistas, educadoras e pesquisadoras do Acervo Bajubá.

Desconhecido, Bambara, acervo MASP

Arte e Arquitetura Africanas: dos mocambos ao monumental

com Renato Araújo da Silva
10.4 – 8.5.2024 | ONLINE
19H – 21H

O objetivo do curso é identificar alguns dos aspectos mais gerais da história da arte africana dita “tradicional”, com especial atenção à composição, ao ornamento e à construção dos objetos, ao fazermos uma introdução aos estudos de arte e arquitetura africanas. Faremos discussões temáticas sobre arte, etnologia e tecnologia africanas partindo, por um lado, da história do contexto colonial de retirada desse patrimônio artístico e cultural do continente e, por outro, introduziremos o conceito de arquitetura vernacular da África como patrimônio irremovível.