MASP

Serigrafistas Queer

Identidad em construcci..., 2012

  • Autor:
    Serigrafistas Queer
  • Dados biográficos:
    Buenos Aires, Agentina, 2007
  • Título:
    Identidad em construcci...
  • Data da obra:
    2012
  • Técnica:
    Serigrafia sobre tecido
  • Dimensões:
    22 x 46 cm
  • Aquisição:
    Doação das artistas, no contexto da exposição Histórias da sexualidade, 2017
  • Designação:
    Gravura
  • Número de inventário:
    MASP.11078
  • Créditos da fotografia:
    MASP

TEXTOS


Por Isabella Rjeille
Após a organização de uma oficina de serigrafia durante a manifestação do Orgulho LGBTQIA+ em 2007 em Buenos Aires, formou-se o não-grupo Serigrafistas Queer [SQ]. Composto por artistas, ativistas e público espontâneo, xs SQ organizam encontros e oficinas nas quais compartilham técnicas de impressão para produção de serigrafias em tecidos e papéis. Cada frase é decidida coletivamente nos encontros e surgem das urgências trazidas pelxs integrantes deste não-grupo. Em 2017, xs SQ participaram da exposição Histórias da sexualidade no MASP, que resultou numa oficina no vão livre. Em 2019, mostramos um conjunto de 45 serigrafias que pertenciam ao Arquivo Serigrafistas Kuir na mostra Histórias feministas, da qual fui curadora. Na ocasião, buscamos as histórias por trás de cada trabalho e as mostramos juntos – histórias pessoais e coletivas de luta e resistência ao longo de quase 10 anos. Uma das serigrafias que me marcou foi Corpo Traesnho de Matheusa Passareli, artista (assassinada em 2018 no Rio de Janeiro) que participou da oficina no MASP. Esta serigrafia foi impressa pelxs SQ em sua memória. Em um tecido as letras pontilhadas formam a frase Corpo Traesnho, termo criado pela artista para explicar a sua avó quem era sem ter que recorrer a palavras estrangeiras (segundo relato de sua irmã, Gabe Passareli). Não conheci Matheusa pessoalmente, mas fui atravessada pela terrível notícia de sua morte e pelo sentimento de absoluta revolta contra todas as estruturas de opressão que proporcionaram com que sua vida fosse levada prematuramente. Hoje, este conjunto de serigrafias pertence ao acervo do MASP , que deve preservá-lo e mostrá-lo, para que essas histórias jamais sejam esquecidas.

— Isabella Rjeille, curadora, MASP, 2020




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