MASP

Banda Sinfônica Jovem do Estado

21.6
sex
20h

Mônica Giardini, regência 
Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Banda Sinfônica Jovem do Estado
Em 25 anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional, por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular. O grupo é ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim
Com 30 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A EMESP mantém seis grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e Academia de Ópera do Theatro São Pedro, que oferecem bolsas para os alunos da Escola. A EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sobre a Santa Marcelina Cultura
Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. 

Repertório
FRANK TICHELI
Sun Dance
[5 min]
 
DANA WILSON
Piece of Mind
[20 min]
 
FRIEDRICH BURGMULLER
La Marche
[4 min]
 
NANCY GALBRAITH
Wind Symphony nº 1 (If Rachel in a Yellow Rose)
[17 min]

Serviço 
Local: Auditório MASP
Data: 21 de junho
Horário: às 20h
Ingressos: Inteira: R$ 20 Meia: R$ 10
Endereço: Av. Paulista, 1578. São Paulo - SP
Tel.: (11) 3149-5929
Acessível a deficientes, ar condicionado
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Duração do espetáculo: 1h20

Horário de funcionamento:
Terça, das 10h às 20h [bilheteria até 19h30]
Quarta a domingo, das 10h às 18h [bilheteria aberta até as 17h30]
Classificação: Livre.

Meia-entrada:
Estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e pessoas com deficiência + acompanhantes. É necessária a apresentação do comprovante de meia entrada no ato da compra e na entrada do espetáculo.

Estacionamentos conveniados:
CAR PARK (ALAMEDA CASA BRANCA, 41)
Segunda a sexta-feira, 6-23h; sábado, domingo e feriado, 8-20h
PROGRESS PARK (AV. PAULISTA, 1636)
Segunda a sexta-feira 7-23h; sábado, domingo e feriado, 7-18h