MASP

Música no Vão - Luana Bayô e DJ Brazook

7.2
qui
18h-22h
atividade gratuita

““Voz Negra” é o novo show da cantora, compositora e intérprete Luana Bayô.

A cantora apresenta ao público canções do seu EP e outras músicas produzidas nos últimos anos a partir de sua experiência com o Núcleo de Mulheres Negras, um grupo formado por cerca de 20 mulheres da periferia da Zona Sul de SP com o objetivo de evidenciar o poder da troca, fala e escuta.

O show recebe a direção das atrizes e dançarinas Flávia Rosa e Débora Marçal, da Cia. Capulanas. Consagradas pelo espetáculo “Sangoma”, elas também fizeram parte deste processo do núcleo.

Tudo se iniciou em 2015, quando a artista, em um dos encontros, escreveu sua primeira composição. Nascia assim “Voz Negra”, um bolero marcado pela sensibilidade.

A partir dessa experiência, Luana Bayô percebeu que o fortalecimento de outras mulheres havia sido essencial para despertar sua criatividade. A cada encontro, novas músicas iam se desenhando, ganhando forma, conteúdo e complexidade.

A ancestralidade, o combate ao racismo e ao machismo, os encontros e desencontros do amor foram alguns dos temas abordados. Com o tempo, algumas canções entraram para o repertório do EP, mas era grande a necessidade de mostrar outras compostas neste processo.

Dessa forma, deu-se o show. Com um roteiro bem costurado, que vai da música “Calunga” -- um fado sobre a travessia do mar, sobre a saudade que não se explica, a partida e uma série de atravessamentos vivenciados pela diáspora africana -- a “Ledo Engano”, um samba sobre os encontros e desencontros do amor. 
Há também “Senhora das Ventanias”, uma referência a Yansã, orixá dos ventos e dos raios, representando o movimento e a força da mulher-búfalo. E chegamos a “Deusa”, um funk que traz à tona uma mulher dona dos seus caminhos e escolhas.

Outras músicas da artista e releituras como a de “Carcará”, música de João do Vale e Chico Buarque, também são apresentadas, com arranjos versáteis e autênticos, feitos pelos músicos Marcelo Lima (baixo/cavaco), Fernando Rangel (guitarra e violão), Alexandre Buda (atabaques/percussão geral) e Jefferson Cauê (percussão).

Neste show, Luana Bayô convida a uma viagem por suas descobertas, para que o público possa ver, ouvir e sentir toda a força, a potência e a sensibilidade que suas músicas-histórias podem conter.

SERVIÇO
A partir das 18h, a entrada no Museu é gratuita e se estende até as 22h. Venha visitar as exposições antes ou depois do show, que começa às 20h.

MÚSICA NO VÃO
Luana Bayô
07 de fevereiro, quinta-feira, 18h às 22h
Show: 20h 
Grátis