R$450,00,00 (quatrocentos e cinquenta reais) público geral
PÚBLICO GERAL 5X R$ 90,00
AMIGO MASP 5X R$ 76,50
AULA 1 - 7.07. 2025
A Coleção Africana do MASP: Arquivos e Epistemologias
Convidado: Leandro Muniz, curador assistente de Artes da África
Nesta aula inaugural, desconstruiremos o conceito de "arte africana" a partir de perspectivas ocidentais. Analisaremos como se deu a formação do acervo do MASP por meio de doações de colecionadores e colecionadoras do Brasil. Discutiremos as exposições do MASP evidenciadas na atual mostra Artes da África. Contaremos ainda com uma participação de Leandro Muniz, curador assistente do MASP, que comentará aspectos curatoriais da exposição. Por fim, evidenciaremos a importância dos arquivos museais como instrumentos essenciais para reconstruir biografias dos objetos.
AULA 2 - 14.07.2025
Arte Iorùbá no Brasil: Diáspora e Agenciamento Cultural
Exploraremos a predominância da arte Iorùbá (Nigéria/Benim) nas coleções brasileiras em virtude das rotas diaspóricas e heranças no Brasil. Analisaremos algumas peças emblemáticas desta região na exposição e a questão da "sobrevivência cultural" através da reinvenção.
AULA 3 - 21.07.2025
África Ocidental: Tecidos, Metais e Cosmologias
Dedicada a dez obras de povos da África Ocidental, examinaremos as obras, técnicas artísticas como linguagem política e mapearemos as rotas do comércio que levaram essas peças aos arquivos museais.
AULA 4 - 28.07.2025
África Central, Diáspora e Reexistência Contemporânea
Focaremos em peças do Congo/Angola e da diáspora. A obra do artista brasileiro Cipriano servirá como eixo para discutir diálogos entre obras centro-africanas e afro-brasileiras. A inclusão de arte afro-diaspórica em exposições de arte africana tradicional desafia narrativas coloniais, revelando a continuidade e transformação das culturas negras na diáspora. Essa abordagem reconecta histórias fragmentadas, expõe diálogos transatlânticos e celebra a resiliência criativa para além de fronteiras geográficas, enriquecendo a leitura crítica das coleções. Encerraremos com debates sobre colecionismo ocidental e novas práticas curatoriais, evidenciando como a arte contemporânea pode dinamizar exposições de arte africana tradicional.
Vanicleia Silva Santos é doutora em História pela Universidade de São Paulo. Professora colaboradora de História da África da UFMG, hoje é curadora da coleção Africana do Penn Museum University of Pennsylvania (UPenn), bem como atua como curadora convidada em outros museus no Brasil e no exterior. Sua última exposição foi Uma História do Poder na África no Museu Afro-Brasil, em SP. Especialista em História e cultura material africana e na diáspora, organizou vários livros, como o volume Diáspora Africana da UNESCO (2023) e Marfins Africanos como Insígnias de Poder (2023).