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As roupas que um museu guarda: a moda na coleção do MASP

1
Horário
19H – 21H30
Duração do Módulo
10, 17, 24 e 31.07
QUINTAS
4 AULAS
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$170,00
AMIGO MASP  5X R$ 144,50
Professores
Carolina Casarin e Hanayrá Negreiros

 
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso investiga os entrelaçamentos entre moda, arte e curadoria a partir da presença do vestuário no acervo do MASP, desde o início da década de 1950, até o mais recente projeto de moda realizado pelo museu, em 2024. Em quatro encontros presenciais, propõe-se a observar a moda como linguagem e a explorar os flertes e relações que o MASP historicamente mantém com o campo. Com base em pesquisas realizadas diretamente no acervo e no centro de pesquisa do museu, bem como em estudos acadêmicos de autoras como Maria Claudia Bonadio, Patrícia Sant'Anna e Ana Júlia Melo Almeida, o curso analisa diferentes formas de representação do vestir em obras da coleção. Peças como uma criação de Salvador Dalí e um vestido usado por Hebe Camargo estarão presentes em sala de aula, sendo discutidas em sua potência estética, simbólica e histórica.

O curso investiga os entrelaçamentos entre moda, arte e curadoria a partir da presença do vestuário no acervo do MASP, num recorte temporal que abrange mais de setenta anos de história, desde o início da década de 1950 até o mais recente projeto de moda realizado pelo museu, em 2024. Com base em pesquisas realizadas diretamente no acervo e no centro de pesquisa, bem como em estudos acadêmicos de autoras como Maria Claudia Bonadio, Patrícia Sant'Anna e Ana Júlia Melo Almeida, a proposta do curso é observar a roupa como linguagem e explorar as relações – muitas vezes políticas –  que o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand historicamente mantém com o campo da moda. Em quatro encontros presenciais, vamos analisar diferentes documentos: fotografias, cartas, listas de convidados de desfiles, catálogos, recortes de jornais, peças de roupas. Abrir as gavetas da coleção do museu permite uma abordagem da história do vestuário no Brasil que olha para o papel dos museus na preservação da moda. Teremos a oportunidade de ver de perto algumas peças de roupa que fazem parte do acervo, selecionadas pelas professoras Carolina Casarin e Hanayrá Negreiros. Estarão presentes em sala de aula, por exemplo, o “Costume do ano 2045”, uma criação de Salvador Dalí, ou o vestido usado por Hebe Camargo na abertura de seu programa no SBT, todos os trajes sendo discutidos em sua potência estética, simbólica e histórica. O curso é direcionado para todas as pessoas que se interessam por moda, arte, design, museu e história do vestuário no Brasil.


 

Planos de aulas

Aula 1 – 10.07.2025
Costumes do passado, presente e futuro: em busca de uma coleção de moda


No início da década de 1950, dois importantes desfiles marcaram a história do MASP: Costumes Antigos e Modernos e Moda Brasileira. Essas iniciativas revelam o esforço de Pietro Maria Bardi em consolidar a moda como parte do acervo de um museu de arte, articulando criações brasileiras e nomes de prestígio internacional. Casas de moda europeias como a Dior já figuravam entre as referências mobilizadas por ele naquele contexto. Na primeira aula, veremos de perto um vestido desenhado por Salvador Dalí, incorporado ao acervo na época dos desfiles.


Aula 2 – 17.07.2025 
Entrelaçando moda e arte: a coleção MASP Rhodia


A aula investiga os diálogos entre moda e artes plásticas a partir da Coleção MASP Rhodia, resultante de colaborações entre costureiros e artistas visuais brasileiros nas décadas de 1960 e 1970. Serão analisadas peças do acervo como criações de Dener Pamplona de Abreu com Manabu Mabe e de José Ronaldo com Heitor dos Prazeres.


Aula 3 – 24.07.2025                 
De Cher a Hebe: a coleção Kitsch


O vestido usado pela apresentadora Hebe Camargo na estreia de seu famoso programa no SBT, em 1986, foi a estrela da exposição Viva o kitsch!, que esteve em cartaz no MASP em 2001. A partir do traje de Hebe – que, por sua vez, é a cópia de um vestido usado por Cher – vamos interpretar, nessa aula, a coleção Olney Krüse, também chamada coleção kitsch. Um extenso conjunto de objetos que nos ajuda a refletir sobre os limites de um museu de arte.


Aula 4 – 31.07.2025
Curadoria de moda em museus: costuras contemporâneas e questões do presente a partir da coleção MASP Renner


O último encontro discute o projeto MASP Renner como uma releitura contemporânea da coleção MASP Rhodia, refletindo sobre as relações entre museus, moda e práticas curatoriais. A partir das criações de Sonia Gomes & Gustavo Silvestre e Jum Nakao & Edgard de Souza, serão abordadas questões de raça, classe e gênero no campo cultural atual.
 

Coordenação

Carolina Casarin é autora do livro O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda, lançado pela editora Companhia das Letras em fevereiro de 2022. Escritora, professora, pesquisadora e figurinista, é doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Institut d’Histoire du Temps Présent, em Paris, mestre em Letras Vernáculas, licenciada e bacharel em Letras (português-literaturas de língua portuguesa) também pela UFRJ. Suas pesquisas estão centradas no campo da história do vestuário e da moda, com foco nas relações entre moda, arte e literatura.

Hanayrá Negreiros é curadora de moda, pesquisadora e escritora. Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desenvolve trabalhos que entrelaçam moda e artes visuais. Suas práticas curatoriais são guiadas por abordagens transnacionais e pelas histórias do vestir da diáspora africana no Brasil, com especial interesse em religiosidades, fotografias e memórias de família. Atuou como curadora-adjunta de moda no MASP (2021 a 2022), contribuiu com curadorias no Instituto Moreira Salles, foi co-curadora da mostra Artistas do vestir: uma costura dos afetos no Itaú Cultural e curadora-interlocutora da State of Fashion Biennale 2024.

 

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