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Aula 1 – 06.09
Desafios de uma história social da arte
Discutiremos as balizas teóricas do curso, passando por uma bibliografia ligada à história social da arte que nos permita abordar questões como classe, raça e gênero, entendendo os objetos de arte como um lugar privilegiado para a observação desses fenômenos.
Aula 2 – 13.09
A historiografia sobre o negro no Brasil
Recuperaremos a intelligentsia brasileira que teoriza desde, ao menos, Nina Rodrigues, sobre o nacional e o papel do negro nessa sociedade, mostrando de que maneira podemos evocar as recentes contribuições da historiografia brasileira sobre a escravidão na análise dos objetos artísticos.
Aula 3 – 20.09
Eurovisão
Será discutida a visão que os europeus produziram sobre os negros nas Américas. Trataremos em vários momentos dos únicos “registros” visuais desse processo, a fim de recuperar as tensões sociais envolvidas na produção dessas obras.
Aula 4 – 27.09
Os negros e a arte moderna
Abordaremos a maneira como os negros passaram a ser pauta na arte moderna nacional. Reposicionaremos essa história que, frequentemente, exclui a produção de pintores negros como Arthur Timótheo da Costa, confrontando-a com a produção estabelecida pelo modernismo.
Aula 5 - 28.09
Arte negra contemporânea
Passaremos pela exposição Histórias Afro-Atlânticas, refletindo sobre o estabelecimento de uma cena negra con-temporânea, um movimento difuso que revela a complexidade dessa experiência no mundo atual.
Kleber Antonio de Oliveira Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha es-cravidão e invenção da liberdade – UFBA e do grupo de pesquisa Nós e os outros da UFRB.