MASP

Diálogos diaspóricos: a representação negra na arte brasileira

Horário
19h às 22h
Duração do Módulo
6.9-28.9.2018
quintas e sexta (última aula)
Investimento

5x R$ 80,00* 
AMIGOMASP
5x R$ 72,00* 
* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.

Coordenação
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
O curso discutirá a representação de pessoas negras na história da arte brasileira, retomando a análise de obras que, em dado momento, foram esquecidas das narrativas oficiais, de forma deliberada ou não. Em outros casos, reexami-nar trabalhos já conhecidos que reavivam problemas importantes de nosso tempo. Outro tema de estudo será a di-versidade dos modos pelos quais a população negra tem sido representada, partindo de análises de uma perspectiva de longa duração:  de Frans Post a Sidney Amaral, passando pela arte brasileira do século 19, da Belle Époque, pelo modernismo até a complexa cena negra contemporânea. Como foco no contexto brasileiro, o curso irá propor compa-rações entre a produção nacional com a arte produzida em outros contextos da diáspora negra. 

Planos de aulas

Aula 1 – 06.09 
Desafios de uma história social da arte

Discutiremos as balizas teóricas do curso, passando por uma bibliografia ligada à história social da arte que nos permita abordar questões como classe, raça e gênero, entendendo os objetos de arte como um lugar privilegiado para a observação desses fenômenos. 

Aula 2 – 13.09   
A historiografia sobre o negro no Brasil

Recuperaremos a intelligentsia brasileira que teoriza desde, ao menos, Nina Rodrigues, sobre o nacional e o papel do negro nessa sociedade, mostrando de que maneira podemos evocar as recentes contribuições da historiografia brasileira sobre a escravidão na análise dos objetos artísticos. 

Aula 3 – 20.09 
Eurovisão

Será discutida a visão que os europeus produziram sobre os negros nas Américas. Trataremos em vários momentos dos únicos “registros” visuais desse processo, a fim de recuperar as tensões sociais envolvidas na produção dessas obras.

Aula 4 – 27.09 
Os negros e a arte moderna

Abordaremos a maneira como os negros passaram a ser pauta na arte moderna nacional. Reposicionaremos essa história que, frequentemente, exclui a produção de pintores negros como Arthur Timótheo da Costa, confrontando-a com a produção estabelecida pelo modernismo.

Aula 5 - 28.09
Arte negra contemporânea

Passaremos pela exposição Histórias Afro-Atlânticas, refletindo sobre o estabelecimento de uma cena negra con-temporânea, um movimento difuso que revela a complexidade dessa experiência no mundo atual. 

Coordenação

Kleber Antonio de Oliveira Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha es-cravidão e invenção da liberdade – UFBA e do grupo de pesquisa Nós e os outros da UFRB.

Conferencistas