Este é o quarto e último encontro do MASP Professores dedicado ao ciclo curatorial Histórias brasileiras. Em diálogo com as abordagens apresentadas nos encontros anteriores, em que discutiu-se sobre como confrontar nossos passados difíceis, sobre as resistências e resistentes e sobre as mulheres brasileiras em movimento, este encontro será dedicado a uma reflexão que tem como referência três palavras: identidades, educação e descolonização. A primeira remete às diferentes coletividades e individualidades que somos; a segunda diz respeito ao lugar de atuação para promover a visibilidade de sujeitos e narrativas minorizados; a terceira, por fim, expressa um objetivo, o de superar as matrizes de naturalização das hierarquizações. A partir desse diálogo, espera-se criar condições para que narrativas plurais sobre as histórias do Brasil ganhem cada vez mais espaços.
Cronograma do encontro
10H–13H: mesa redonda
13H–15H: intervalo
15H–17H: conferência
Público
Profissionais da área da educação, especialmente docentes e estudantes de licenciaturas, e pessoas interessadas em geral.
Atividade gratuita, online, transmitida ao vivo pelo YouTube do MASP. Debate com as convidadas (11h30-13h e 16h-17h) e emissão de certificado de participação reservados às pessoas inscritas.
Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br.
Convidados
Mesa redonda: Winnie Bueno, Cadú Fernandes e Helena Vieira.
Conferência: Maria Helena, Embaixadora do Samba Paulistano.
> Inscrições encerradas <
10H–13H
WINNIE BUENO
Imagens de controle e autodefinição
Abordagem de conceitos de imagens de controle e autodefinição no pensamento de Patricia Hill Collins, visando compreender como o racismo e o sexismo afetam os processos educacionais para a população negra.
CADU FERNANDES
O encontro dos mundos - O Espaço de Bitita
A escola pública se constitui como um lugar de encontros de todos os corpos, visões de mundo e disputas. Seria esse o lugar democrático da educação, no encontro com o outro, pautados pelo campo do direito. A partir dessas premissas, constituímos a educação com a comunidade migrante, comunidades remanescentes da Favela do Canindé (em que viveu Carolina Maria de Jesus), crianças, adolescentes e adultos em situação de rua, acolhidos em casas transitórias, mulheres trans e uma comunidade que vive diariamente políticas de gentrificação. Com isso, a EMEF Espaço de Bitita, ainda denominada EMEF Infante Dom Henrique, lança-se aos diálogos com o território educativo com vistas à formação de todas e todos em uma comunidade de aprendizagem.
HELENA VIEIRA
Descolonização, memória e arte
Helena Vieira abordará os temas da descolonização, da memória e da arte, apresentando elementos para qualificar estes conceitos e termos e assim apresentar caminhos profícuos para a prática docente cotidiana.
13H–15H
Intervalo
15H–17H
Conferência
MARIA HELENA, EMBAIXADORA DO SAMBA PAULISTANO
A herança cultural é a nossa maior riqueza!
É necessário um diálogo sobre identidade, educação e descolonização para elevar a autoestima dos educandos. É necessário falar da importância de respeitar a vivência cultural dos educandos, o que chamamos de currículo oculto. Para tanto, é importante lembrar que nossos antepassados trouxeram em sua consciência a experiência, a arte e a cultura para compartilhar com seus sucessores, pois a oralidade é uma marca forte da etnia negra. Isso significa dizer que nos terreiros de samba, de capoeira e na religiosidade cria-se identidade.