MASP

A força do feminino na luta por habitação

com Virgínia de medeiros e integrantes do MSTC
5.10
sáb
11h-13h
atividade gratuita

O Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) tem na sua linha de frente mulheres –  trabalhadoras domésticas, cozinheiras, arrumadeiras, babás, vigilantes, garis e estudantes universitárias –  que dividem sua vida privada, os afazeres do lar, estudo, filhos e emprego, com a luta pela habitação. Luta que as empodera e as faz adquirir uma voz cada vez mais articulada, produzindo no ativismo não apenas seu sustento, mas seu território existencial, afetivo, seu mundo de signos, sua glória – sua fama ou infâmia –, insistindo em afirmar uma vez mais sua força e, sobretudo, sua diferença. 
A palestra será uma conversa da artista visual Virgínia de Medeiros com Generosa Maria Lima, Maria Luiza dos Santos, Marineide Jesus da Silva e Sonia Mabel B. Barreto, militantes do MSTC, moradoras da Ocupação 9 de Julho e colaboradoras do projeto Alma de Bronze, da artista.

PALESTRANTE

Generosa Maria Lima
Militante da luta por habitação, ativista da Marcha das Mulheres Negras, integrante do Bloco Ilú Obá de Min – Educação, Cultura e Arte Negra.

Maria Luiza dos Santos
Militante da luta por habitação, massoterapeuta, acupunturista e estudante de nutrição.

Marineide Jesus da Silva
Militante da luta por habitação e taxista.

Sonia Mabel B. Barreto
Militante da luta por habitação. Integrante do Coletivo Empodera, composto por mulheres do MSTC que, através do agenciamento coletivo, fazem do ato de cozinhar uma prática de fortalecimento e emancipação do feminino.

Virgínia de Medeiros
Artista visual e educadora. Adapta imagens documentais para usos subjetivos, pessoais e conceituais, propiciando a revisão dos modos de leitura e representação da realidade e da alteridade.

Programação

A força do feminino na luta por habitação
Data e Horário: com Virgínia de medeiros e integrantes do MSTC
5.10
sáb
11h-13h
atividade gratuita

Vídeos