MASP
logo-MASP
  • TICKETS
  • EXHIBITION
  • Store
  • Support
  • Calendar

  • Search

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • SUPPORT
  • VISIT
    • CALENDAR
    • GETTING HERE
    • GROUP SCHEDULING
    • HOURS
    • MASP restaurant A Baianeira
    • MASP CAFÉ
    • MASP STORE
    • TICKETS
  • COLLECTION
    • ARTWORK LOANS
    • CONSERVATION AND RESTORATION
    • EXPLORE THE COLLECTION
    • IMAGE REQUESTS
    • SEARCH THE COLLECTION
  • Research Center
  • EXHIBITIONS
    • CURRENT
    • FUTURE
    • PAST
    • ANNUAL SCHEDULE
  • PUBLIC PROGRAMS
    • ART AND DECOLONIZATION
    • DIALOGUES IN THE COLLECTION
    • GROUP SCHEDULING
    • LECTURES
    • MASP Talks
    • MASP TEACHERS
    • SEMINARS
    • WORKSHOPS
  • COURSES
    • ALL
    • TEACHERS' SCHOOLARSHIPS
  • STORE
  • BECOME A MEMBER
  • ART EDITIONS
  • SHOWS AND EVENTS
  • PUBLICATIONS
  • ABOUT MASP
    • ANNUAL REPORTS
    • CONTACT-US
    • Expanding MASP
    • Masp Endowment
    • FINANCIAL STATEMENTS
    • GOVERNANCE
    • MEET THE TEAM
    • PARTNERS AND SPONSORS
    • Social Statute
    • SUPPORT MASP
    • SUSTAINABILITY
    • WORK WITH US
    • YOUR EVENT AT MASP
    • KEEPING IT MODERN GRANT
  • MUSEUM MAP
  • PT/EN

LEÓN FERRARI: ENTRE DITADURAS

23.10.2015 - 6.3.2016

SHARE

LEÓN FERRARI: ENTRE DITADURAS

O MASP tem um acervo significativo de obras do argentino León Ferrari (1920-2013), que foi doado ao museu pelo próprio artista. Inclui heliografias, uma série de trabalhos em fotocópias, assim como duas pinturas, duas esculturas e um objeto. A maioria deles – com exceção de dois trabalhos preliminares dos anos 1960 – foi produzida durante o período de seu exílio de quinze anos em São Paulo.

Ferrari chegou ao Brasil em 1976, tendo escapado de Buenos Aires no auge da “guerra sucia” [guerra suja], que devastava seu país natal. Já nessa época, ele tinha um extenso currículo como artista, inclusive como participante ativo nos movimentos conceituais de vanguarda que emergiram em Buenos Aires e Rosário durante os anos 1960. Os trabalhos que Ferrari produziu no Brasil mantiveram sua crítica aos regimes ditatoriais e à maneira como eles exercem controle sobre a população, regulando cada aspecto da vida. As obras presentes nesta exposição abordam esses assuntos por meio de diferentes procedimentos estéticos, conceituais e materiais. A primeira série, que se relaciona com seus livros de artista Homens e Imagens, e também com suas Heliografías, recorre à linguagem visual do desenho técnico e arquitetônico para representar os vários aparatos ideológicos impostos pelo Estado para controlar sistematicamente o dia a dia do cidadão. O segundo grupo de obras – que inclui as imagens relacionadas a seu livro de artista Parahereges, bem como aquelas feitas para outra série, Releitura da Bíblia – aborda religião e Igreja, criticando suas posições conservadoras a respeito de sexualidade e preceitos sociais.

Os trabalhos em gravura e fotocópias revelam o contexto no qual Ferrari trabalhava sob ditaduras tanto na Argentina quanto no Brasil. Durante sua permanência no Brasil, em tempos de instabilidade política e econômica, ele esteve em contato com artistas que se interessavam pelo potencial das artes gráficas, já que seu baixo custo e reprodutibilidade garantiam maior mobilidade e distribuição. Este círculo de artistas — Carmela Gross, Hudinilson Júnior (1957-2013), Regina Silveira e Julio Plaza (1938-2003), que, na época, trabalhavam com heliografia, fotocópia, microfilme e letraset, pode tê-lo influenciado nesse sentido.

Os trabalhos gráficos de León Ferrari que integram a coleção do MASP são representativos dos importantes rumos que sua obra tomou durante seus anos de exílio entre duas ditaduras.

Curadoria de Julieta González, curadora adjunta de arte moderna e contemporânea; e Tomás Toledo, curador.

diversos livros de artistas e contribuiu com inúmeros ensaios para catálogos e publicações
internacionais.

INSTALLATION VIEWS

CONNECT WITH US

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • ABOUT MASP
  • PRESS
  • CONTACT US