MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Acervo, Memória e Preservação

Horário
19:30H – 21:30H
Duração do Módulo
15, 22, 29.5 e 12.6.2025
QUINTAS-FEIRAS
4 AULAS
19:30H – 21:30H
PRESENCIAL
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$ 90,00
AMIGO MASP  5X R$ 76,50
Professores
Caio Meirelles Aguiar
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
Seja no contexto de grandes museus ou espaços independentes, como obras efêmeras são arquivadas e preservadas? Como reapresentar hoje uma instalação de vídeo feita originalmente com equipamento dos anos 80? De que forma o “comportamento” de um performer pode ser registrado sem engessar o trabalho? O que garante que as soluções técnicas de uma montagem tenham seu valor conceitual reconhecido e registrado para que sejam corretamente preservadas e aplicadas no futuro? Apesar de aberto a interessados em geral, o tema proposto pode contribuir para que estudantes e artistas em formação tenham maior controle sobre os suportes técnicos de apresentação de seus trabalhos, além de garantir que essas decisões sejam registradas e respeitadas em diferentes espaços e montagens. Através de obras exemplares, vamos discutir questões relacionadas à arte contemporânea visando que os alunos incorporem suas decisões técnicas/conceituais à documentação, comunicação e montagem de suas obras em diferentes contextos.

 

Planos de aulas

Aula 1 - 15.05.2025 | Introdução + instalações em vídeo e time-based media
A primeira aula introduz questões gerais sobre os desafios da conservação em arte contemporânea (quando a materialidade física das obras nem sempre é o mais importante) e parte para exemplos relacionados a obras em vídeo e time-based media: diferenças entre projeções e telas, obsolescência tecnológica, preservação de softwares e parâmetros para substituição de suportes.

Alguns dos artistas apresentados: Luiz Roque / Rodrigo Cass / Darks Miranda / Davi Pontes & Wallace Ferreira / Mayana Redin / Cinthia Marcelle / Ricardo Basbaum / Nuno Ramos / Rafael França

Aula 2 - 22.5.2025 | Instalações espaciais
A segunda aula apresenta exemplos de instalações espaciais construídas com materiais “de mercado” que podem ser descartados e adquiridos a cada nova montagem. Neste contexto, como registrar as intenções do artista para que a obra seja corretamente reproduzida? Quais aspectos do trabalho podem variar de acordo com novos contextos e quais elementos devem ser mantidos? O encontro aborda também a importância da documentação, dossiês e manuais de montagem para que informações sejam corretamente transmitidas às equipes de acervo e montagem.

Alguns dos artistas apresentados: Lydia Okumura / Regina Vater / Robert Barry / Marcia Pastore / Ricardo Basbaum / Yan Xing / Charbel-joseph Boutros / Daniel Buren / Felix Gonzales Torres / EvaMarie Lindahl / Thiago Honório / Nelson Leirner / Daniel de Paula

Aula 3 - 29.5.2025 | Performances
O terceiro encontro aborda os desafios existentes na incorporação de performances a coleções institucionais. Como registrar e delimitar o ato performativo sem restringir sua relação com o acaso? Como definir parâmetros de variabilidade que possam manter o trabalho “fiel” em sua representação e ainda assim garantir espaço para imprevistos e novos desdobramentos?

Alguns dos artistas apresentados: Trisha Brown / Ana Mazzei & Regina Parra / Martha Araújo / Guilherme Peters / Maria Noujaim / Héctor Zamorra / Rivane Neuenshwander / Lygia Clark / Ilê Sartuzi

Aula 4 -12.6.2025 | Instalações, Performances e Acervo
O quarto encontro recebe a artista convidada Ana Mazzei para diálogo com a equipe do acervo MASP sobre os desafios e soluções encontradas na incorporação de uma obra específica ao acervo do museu.

Coordenação

Caio Meirelles Aguiar é arquiteto, pós-graduado em crítica/curadoria e mestre em museologia pelo PPGMus/USP, onde desenvolveu pesquisa sobre preservação em arte contemporânea e atualização tecnológica em videoinstalações. Atualmente atua com projetos relacionados à gestão e exposição de acervos artísticos e documentais, organiza cursos e escreve sobre arte contemporânea. 

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP