O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas, e acontecem em três sábados por semestre, online ou presencialmente, com as palestras de pessoas convidadas sempre disponibilizadas no canal do MASP no YouTube.
Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da Ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
As datas e temas dos encontros são:
5.4. Educação para o clima: gênero, justiça social e sustentabilidade (presencial)
17.5. A Terra em luta: ativismos e relações ambientais (presencial)
14.6. Águas, terras e memórias (online)
16.8. Espaços marcados por comunidades resilientes (presencial)
4.10. Histórias da Ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)
Para mais informações, escreva para professores@masp.org.br
O segundo encontro do programa MASP Professores apresenta uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, como desastres socioambientais e migrações, e as relações que emergem entre pessoas e territórios. Inspirado pela exposição Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos e a partir das experiências profissionais e pessoais de Adriana Campelo, Tamires Almeida Cruz de Paula e Elaine Santana, o tema propõe explorar práticas pedagógicas que conectem os debates sobre sustentabilidade e direitos humanos ao contexto escolar, possibilitando reflexões críticas e engajamento dos estudantes com essas questões urgentes. No período da tarde, o Laboratório de Mediação será conduzido pelo Profº Dr. Carlos Eduardo Riccioppo.