O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas, e acontecem em três sábados por semestre, online ou presencialmente, com as palestras de pessoas convidadas sempre disponibilizadas no canal do MASP no YouTube.
Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
As datas e temas dos encontros são:
16.3. A escola é um lugar seguro? (presencial)
18.5. Sociabilidade e pertencimento (online)
22.6. Entre medos, amores e afetos (presencial)
17.8. Família, famílias (online)
19.10. Corpo, alma e espiritualidades (online)
23.11. Propostas LGBTQIA+ para o futuro (presencial)
Para mais informações, escreva para professores@masp.org.br
O sexto e último encontro do programa MASP Professores de 2024 vai ser dedicado a pensar sobre o futuro, considerando o ambiental, o social, o político a partir de uma perspectiva LGBTQIA+, partindo do pressuposto que a atuação dessas pessoas vai muito além de suas identidades individuais e coletivas. A reflexão contará com os estímulos de Flavia Meireles, Juão Nyn e Filipe Rossato, pessoas que convidamos para esse encontro. Como parte do Laboratório de mediação, será proposta uma atividade prática orientada por Juliana Ferrari Guide.