MASP

Centro de pesquisa

Atendimento

O Centro de Pesquisa atende pesquisadores mediante agendamento, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Para agendar a sua visita, escreva um e-mail para centrodepesquisa@masp.org.br.

Para consultar as Obras Raras e Especiais, é necessário a apresentação de um documento que comprove vínculo institucional e uma carta da instituição que indique a finalidade da pesquisa.



O Centro de Pesquisa possui um dos principais acervos especializados em artes do Brasil e tem por objetivo preservar e oferecer acesso às publicações e à documentação do museu e sobre artes.

O núcleo foi criado como Biblioteca do MASP, no 30º aniversário do museu em 1977, quando Lina Bo Bardi (1914-1992) e Pietro Maria Bardi (1900-1999) doaram a sua coleção de livros. Na década de 1990, o núcleo ampliou suas atividades com a incorporação da documentação produzida pelas atividades realizadas no museu. A partir de 2017, com uma nova compreensão sobre a sua atuação, passou a ser chamado de Centro de Pesquisa.

O acervo bibliográfico conta com mais de 70 mil volumes entre obras raras e especiais, catálogos de museus e exposições, zines, dicionários, teses e periódicos sobre arte, arquitetura, design, moda, estética e história.

Entre os periódicos nacionais e internacionais, destacam-se O Cruzeiro, Habitat, Mirante das Artes, Gazette des Beaux Arts, ArtForum e Frieze. Além disso, salvaguarda as publicações do Museu entre catálogos de exposições, livros e antologias.

No acervo arquivístico encontra-se a documentação institucional permanente, que testemunha a memória da criação do museu, da formação de seu acervo, da construção da sede na avenida Paulista, das exposições realizadas, entre outras atividades. Contempla registros de diferentes gêneros como documentos textuais (correspondências, projetos de exposições, textos e artigos, anotações, recorte de jornais entre outros), documentos iconográficos (cartazes de exposição e eventos, ampliações fotográficas, slides e negativos), documentos audiovisuais, documentos digitais, entre outros.

Além da documentação produzida pelo MASP, conta com o Arquivo de Referência, que reúne dossiês sobre artistas nacionais e internacionais, entidades culturais e movimentos artísticos, com Fundos e Coleções Pessoais.

A CMPC acredita na força transformadora da arte. Por isso, apoia diversas iniciativas culturais, como o Centro de Pesquisas do MASP. Uma iniciativa que ajuda a preservar livros e materiais raros, criando um ambiente ideal para a conservação da memória de diversos autores e para o convívio do público com suas obras.