VÃO LIVRE - PROGRAMAÇÃO 2025
PROGRAMAÇÃO VÃO LIVRE - OUTUBRO DE 2025
3 de outubro | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Anazú
DJ, pesquisadora, colecionadora e educadora. Sua trajetória musical começou em 2010, quando passou a se aprofundar na pesquisa e a expandir sua coleção de vinis. Seu set contempla soul, funk e rhythm e blues.
4 de outubro | Sábado
1° Festival de teatro infantil – Viradinha
15h às 16h - Jogandança, com Via Vento Cia.
Espetáculo que convida o público a embarcar em uma jornada poética onde jogo e imaginação se entrelaçam com o ato de contar histórias. Com dramaturgia inspirada no mito de Anense Kwaku - figura ancestral presente em diversas culturas do oeste africano - a narrativa é construída a partir de jogos teatrais, musicais e dançantes que remetem às brincadeiras da infância.
5 de outubro | Domingo
10h às 11h - Yoga, com Karina Grecu
Apoio: Decathlon
Dedica-se ao yoga desde 1997. Estudou e certificou-se como professora sênior no Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, na Índia. Leciona yogasanas (posturas) e pranayamas (técnicas de respiração) como prática, filosofia, ciência e arte.
15h às 17h - Insetos gigantes - Vivência com a natureza, com Danny Leite
Vivência educativa e lúdica que desperta a consciência sobre a importância vital dos insetos polinizadores para o equilíbrio ambiental e a vida humana. A experiência começa com a observação de insetos em resina, em seguida, o público é convidado a participar da montagem coletiva de grandes réplicas de insetos de madeira, em um circuito interativo que une arte e natureza.
10 de outubro | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Grazi Flores
DJ, produtora cultural e comunicadora. Desenvolve-se criativamente na discotecagem em vinil e em mídia digital. É fundadora do Lacuna Tropical e seu set passa por músicas brasileiras, soul e funk.
11 de outubro | Sábado
15h às 17h - Circo nas Brincadeiras Populares, com Pé de Baraúna
Nesta vivência lúdica e dinâmica, os participantes são convidados a explorar o universo do malabarismo com bolinhas, desenvolvendo habilidades motoras, concentração, ritmo e coordenação de forma divertida e acessível.
12 de outubro | Domingo
MASP e Decathlon: atividades gratuitas no Vão
17 de outubro | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Lia Macedo
É DJ e produtora. Seus sets misturam grooves, batidas, funk, house e música brasileira. Já se apresentou em festivais como Rock in Rio, Burning Man, The Town, Coala, Universo Paralello e em diversas festas do país.
18 de outubro | Sábado
15h às 17h - Palavras ao vento, com Lili Flor e Paulo Pixu
É uma instalação imersiva onde a literatura se manifesta em múltiplos suportes: narração de histórias, música, poesia, jogos linguísticos, jogos de tabuleiros, livros, histórias inventadas e sussurros.
19 de outubro | Domingo
10h às 11h - Yoga, com Karina Grecu
Apoio: Decathlon
Dedica-se ao yoga desde 1997. Estudou e certificou-se como professora sênior no Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, na Índia. Leciona yogasanas (posturas) e pranayamas (técnicas de respiração) como prática, filosofia, ciência e arte.
11h às 13h - Escultura Sonora
Os músicos canadenses Bry Webb e Steph Yates criam uma escultura sonora a partir de materiais locais coletados nas ruas e mercados. Após a apresentação, o público é convidado a interagir com a obra antes de sua desmontagem.
15h às 16h - Banda Fera Neném
Com músicas próprias, o grupo surgiu para atender um público de zero a cem anos. Formado por Pedro Gongom, Gustavo Cabelo, Peri Pane e Lia Biserra, o quarteto investe também no baião, no fado, no pop e nas marchinhas carnavalescas.
24 de outubro | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Marina Lopes
DJ, pesquisadora musical e criadora do evento Samba do Sol. Conecta influências tradicionais e contemporâneas da música brasileira como samba, carimbó, maracatu e forró com toques de ritmos do mundo.
25 de outubro | Sábado
15h às 16h - A cruzada dos corações puros (ou quem inventou a guerra?), com Cia Variante
Para mudar o rumo de suas vidas, um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor do livro A História Mundial, que narra acontecimentos sobre o mundo e a humanidade, incluindo a Guerra. Nesse caminho, o grupo desvendará pequenas particularidades que permeiam a vida, como os medos, a amizade verdadeira, o amor, a saudade e a pureza da infância. *Interpretação em Libras
26 de outubro | Domingo
10h às 11h - Yoga, com Karina Grecu
Apoio: Decathlon
Dedica-se ao yoga desde 1997. Estudou e certificou-se como professora sênior no Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, na Índia. Leciona yogasanas (posturas) e pranayamas (técnicas de respiração) como prática, filosofia, ciência e arte.
15h às 17h - Oficina de bordado em folhas secas, com Adolfo Bortolazzo
A oficina propõe uma experiência artística e afetiva entre crianças e famílias, unindo natureza e criação manual. Ao bordar sobre folhas caídas, os participantes exercitam o cuidado, a atenção e a sensibilidade, transformando materiais delicados em pequenos registros de afeto.
31 de outubro | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Carol Tucuju
É produtora e DJ afroindígena, vinda do Amapá, sua fonte de inspiração artística. Seu set é composto por ritmos amazônicos e suas conexões com as brasilidades e latinidades.
Realização: A programação DJ´s no Vão Livre tem patrocínio da Heineken
SAIBA MAIS
Concebido por Lina Bo Bardi (1914–1992), arquiteta responsável pelo projeto do histórico edifício modernista do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Vão Livre é um espaço de diálogo entre o museu, a cidade e a população.
LEGENDA: Lina Bo Bardi, Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere do Museu de Arte Trianon [Preliminary Study - Practicable Sculptures for the Belvedere at Museu de Arte Trianon], 1968
Aquarela e nanquim sobre papel [Watercolor and ink on paper], 56,5 x 76,5 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Doação [Gift] Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2006
MASP.04442
Foto [Photo] Luis Hossaka
“Procurei (e espero que aconteça) recriar um 'ambiente' no Trianon. E gostaria que lá fosse o povo, ver exposições ao ar livre e discutir, escutar música, ver fitas. Gostaria que crianças fossem brincar no sol da manhã e da tarde." – Lina Bo Bardi, 1967
Sob gestão do MASP desde novembro de 2024, após concessão da Prefeitura de São Paulo, a área passou a receber, de forma recorrente, uma diversa e gratuita programação cultural, com exposições, música, dança, teatro, cinema e oficinas. Buscando oferecer experiências comunitárias enriquecedoras, além das atividades culturais, a instituição é responsável pela instalação de mobiliário urbano temporário, wi-fi gratuito, iluminação, segurança, gestão de resíduos e serviços de manutenção e conservação.
Serviço
Contato
Para solicitações e informações sobre a programação e eventos culturais no Vão Livre, entre em contato pelo e-mail: vaolivre@masp.org.br