O curso propõe uma abordagem aprofundada sobre as práticas curatoriais e suas transformações ao longo do tempo. A partir da análise de casos e referências teóricas, os participantes serão introduzidos às etapas que envolvem a criação e gestão de exposições, como a seleção de obras, a estruturação do discurso expositivo e as estratégias para engajamento do público. O curso também discute o papel das exposições na reinterpretação da história da arte e na promoção de discursos mais inclusivos e diversos.
Organizado em quatro aulas dinâmicas, este curso oferece uma visão abrangente dos bastidores da produção de exposições de artes visuais. Cada encontro apresenta uma etapa-chave do processo, trazendo metodologias, ferramentas práticas e um vocabulário técnico essencial para quem quer se comunicar com clareza e gerir projetos com eficiência no universo expositivo. Mais do que teoria, é uma formação voltada para a ação — pensada para desenvolver profissionais criativos, críticos e preparados para atuar com confiança diante dos desafios do cenário artístico contemporâneo. Ideal para quem quer transformar ideias em experiências memoráveis
O curso propõe uma visão ampla da prática da arquitetura de exposições na atualidade, ressaltando a importância de metodologias claras e da adaptação às condições específicas de cada projeto. A partir de estudos de caso, serão apresentadas situações reais que ajudam a compreender o processo de elaboração e execução de um projeto expositivo, considerando diferentes caminhos possíveis conforme o tipo de acervo, a instituição envolvida, o orçamento, o tempo disponível, o público e as características do espaço expositivo. Serão discutidos os principais elementos que estruturam uma exposição — da proposta inicial à montagem — com atenção à organização do trabalho e à integração entre as diversas áreas e profissionais envolvidos.
O curso propõe um percurso introdutório pelo design aplicado a exposições, com foco na organização do espaço, na experiência do visitante e na aplicação de metodologias projetuais. Serão abordados os principais elementos do design expositivo, como narrativa espacial, fluxo de visita, comunicação visual, mobiliário, iluminação e sonorização, além do uso de tecnologias interativas e digitais. O conteúdo parte da prática e do trabalho com equipes multidisciplinares, oferecendo ferramentas para pensar o espaço como elemento ativo da curadoria. A partir da análise de exemplos contemporâneos, os participantes serão convidados a desenvolver olhares críticos e técnicos sobre o processo de concepção e realização de projetos voltados ao público.
O módulo trata das exposições brasileiras a partir do pós-guerra, até os dias atuais. A partir de exemplos de narrativas expositivas elaboradas por arquitetos modernos como Lina Bo Bardi no MASP SP e Karl Heinz Bergmiller no MAM RIO, apresenta estudo de casos demonstrando a pluralidade em relação à curadoria e ao desenho expositivo no Brasil, não se limitando ao eixo Rio São Paulo após a década de 1980. Destaca as inovações em abordagens de exposições de arte e temáticas, em museus, em galerias e em espaços híbridos no contexto brasileiro, oferecendo possibilidade de discussão das expografias em relação às propostas e suas variações ao longo do tempo.