As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
O curso propõe quatro encontros presenciais no MASP dedicados à observação de obras do acervo, com foco na análise de elementos formais da pintura e da escultura. Também serão discutidos os processos envolvidos na seleção, curadoria e expografia das obras, considerando como essas escolhas influenciam a relação entre público e acervo.As aulas expositivas terão início com uma introdução a alguns elementos da forma, como linha, cor, luz, espaço e composição. Depois disso, faremos alguns apontamentos sobre os processos necessários para que as obras cheguem ao público. Após as aulas expositivas, finalizaremos o percurso com uma imersão no Acervo em Transformação do MASP, tendo como objetivo sedimentar as discussões feitas nos encontros e possibilitar aos participantes um momento de reflexão acerca de sua fruição das obras neste processo.
A partir das obras selecionadas para a exposição A ecologia de Monet, no conjunto de quatro aulas temáticas discutiremos novas abordagens da produção do pintor francês Claude Monet (1840-1926), para além de sua visão como o “mestre do impressionismo”. Consideraremos sobretudo sua produção quando de seu estabelecimento no pequeno vilarejo rural de Giverny, depois do fim das ditas “Exposições impressionistas”, articulando-a a três aspectos: sua relação com a voga japonista que tomou conta da Europa dos anos 1870 em diante e sua coleção de estampas japonesas; sua relação com a pintura de paisagem britânica; sua projeção como “pintor nacional da França” e sua obra para o Musée de l’Orangérie.
Propomo-nos a tratar dessas questões por uma visada ecocrítica, problematizando a produção de Monet dentro dos debates sobre certa ideia de primitivismo, a percepção da paisagem dentro do processo de industrialização e urbanização da França e da Inglaterra no século 19, e o papel da pintura impressionista na construção da identidade da classe burguesa no período.
As aulas serão organizadas em duas partes: na primeira, apresentaremos a questão/tema proposto, para em seguida, analisarmos uma seleção de obras pertinentes à discussão dentro da exposição. Como a última aula ocorrerá depois do término da exposição, traremos outros materiais audiovisuais para trabalhar na segunda parte da aula.