Aula 1 – 7.8.2025
Monet e a paisagem suburbana: Impressionismo, urbanização e industrialização
Nesta aula inaugural, além de uma breve introdução à trajetória do pintor, trataremos da pintura de Monet dos anos 1870, e sua produção de paisagens do entorno da cidade de Paris, que imortalizou seu nome como o pintor impressionista por excelência.
Aula 2 –14.8.2025
Monet e o Japonismo: construção de seu “paraíso artificial” em Giverny e sua coleção de estampas japonesas
Nesta aula, apresentaremos o projeto de Monet para sua propriedade em Giverny, bem como a constituição de sua coleção de estampas japonesas, os chamados Ukiyo-e, e sua importância para a produção do pintor a partir dos anos 1880.
Aula 3 – 21.8.2025
Impressionismo e pintura serial: as vistas das pontes de Londres de Monet
Nesta aula, trataremos das séries de pintura que Monet passa a realizar nos anos 1880, modo através do qual o pintor realiza as vistas das pontes de Londres e de Veneza. Falaremos mais especificamente das vistas das pontes de Londres para discutir a relação do pintor com a pintura de paisagem britânica do período (em especial com os pintores Whistler e Turner).
Aula 4 – 28.8.2025
O impressionismo de Monet como legado francês do século 20
Nesta aula, procuraremos problematizar a imagem que se construiu de Monet e sua pintura, a partir da disseminação de certa ideia de seu processo criador e de sua figura, através sobretudo da fotografia e do cinema.
Ana Magalhães é historiadora de arte, curadora, Professora Titular do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), e pesquisadora de arte do século 20 por uma perspectiva transnacional. Foi professora convidada em universidades no Brasil e no exterior, pesquisadora visitante no Getty Research Institute, em Los Angeles (2016), e pesquisadora curatorial na Bibliotheca Hertziana, em Roma (2019).
Autora dos livros A canoa e a ponte (sobre as obras de Monet no MASP, 2000), Classicismo Moderno. Margherita Sarfatti e a Pintura Italiana no MAC USP (2016), Boccioni no Brasil. Reavaliando Formas Únicas da Continuidade no Espaço e sua História Material (2022), e A Pequena Bailarina de 14 Anos de Edgar Degas (2024).