MASP
logo-MASP Encontro com Professores
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Espaços marcados por comunidades resilientes

16.8.2025
SÁBADO
9H30 - 17H30

Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.

O quarto encontro do programa, que será realizado de modo presencial no dia 16.8.2025, propõe um diálogo sobre as vivências de comunidades que resistem aos impactos das mudanças climáticas e de ações que ameaçam seus territórios e culturas. A partir dessas perspectivas, serão desenvolvidas reflexões sobre práticas educativas, artísticas e cidadãs voltadas à sala de aula, promovendo abordagens alinhadas à justiça social e à valorização da diversidade racial e cultural.

O último encontro de 2025 será:

4.10. Histórias da ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)

CRONOGRAMA

9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo


10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório


13H30 — 15H
Intervalo
 
15H — 17H
Laboratório de mediação
MASP Auditório


17H — 17H30
Café de encerramento
Primeiro subsolo


PESSOAS CONVIDADAS
Allan da Rosa, Cleiton Ferreira (Comunidade Cultural Quilombaque), Maíra Rodrigues da Silva e Marina Grinover

Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor, e pessoas interessadas em geral.

Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.

O evento será gravado e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.

Vagas limitadas

Haverá certificado de participação

Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br

------------------
PROGRAMA 
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsol
o

10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório


ALLAN DA ROSA
Espaços marcados por comunidades resilientes

A prosa versará sobre sistemas filosóficos centrados necessariamente sobre corpos e lugares. Como cerne de reflexão e prática filosófica, aspectos como Estética, Linguagem, Política, Dimensões Temporais, Saberes, Formação, Existência e relações entre Cotidiano e Ritualística atravessam convívios e modelam percepções de si e de comunidade, contextualizados por histórias do Brasil e da diáspora afro-atlântica. 


MAÍRA RODRIGUES DA SILVA
Nesta apresentação, os participantes serão convidados a fazer um mergulho profundo na ecologia entre rios, conhecendo como os ecossistemas aquáticos e terrestres se relacionam, e quais as relações e saberes que esses ambientes abrigam a partir da cosmovisão afro-brasileira. Eles também poderão conhecer quais são os impactos e as formas de resiliência que os saberes ancestrais e científicos podem nos ensinar após momentos de desastre.

CLEITON FERREIRA (COMUNIDADE CULTURAL QUILOMBAQUE)
Da sevirologia à construção de territórios educadores

A conversa abordará a experiência da construção do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Jaraguá-Perus-Anhanguera e seu desdobramento no museu territorial, a partir do mapeamento de memórias, afetos, lutas sociais e saberes locais. Uma reflexão sobre como essa iniciativa fortalece a identidade territorial, impulsiona políticas públicas, gera trabalho e renda e propõe um novo modelo de cidade mais democrático, sustentável e inclusivo.

13H30 — 15H
Intervalo
 
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Acervo em Transformação MASP

Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade presencial, prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. Cada atividade será orientada por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, a partir do desenvolvimento de propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.

MARINA GRINOVER
A obra de LINA BO BARDI para o MASP, o conceito de ecologia urbana

A partir de um resgate do conceito de ecologia urbana, desenvolvido ao longo do século XX a partir de um olhar da relação dos cidadãos com seu habitat, da ideia de equilíbrio e de interação sistêmica, avaliar a proposta para o MASP na avenida Paulista como um experimento de habitar a cidade onde o edifício está em diálogo com o lugar, buscando oferecer um espaço de interação híbrido e flexível, características intrínsecas à ideia de ecologia em sentido mais amplo. A aula busca problematizar a ideia de espaço público e espaço educativo no MASP como locus dessa interação seres e meio ambiente, base da ideia de vida na ecologia.

 
Inscreva-se

Participantes

ALLAN DA ROSA
Allan da Rosa é escritor de ficção, teatro, teoria e ensaio. Angoleiro, historiador e arte/educador. Mestre e Doutor em Imaginário, Cultura e Educação pela USP. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Estética no MECILA, pela Universidade de Colônia/Alemanha e CEBRAP. É autor de Balanço Afiado - Estética e Política em Jorge Ben ( 2023, co-autoria com Deivison Faustino), Ninhos e Revides – Estéticas e Fundamentos, Lábias e Jogo de Corpo (2022), Águas de Homens Pretos - Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral em São Paulo (2021), Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem (2018), Zumbi Assombra Quem? (2017) e Reza de Mãe (2016), entre outros. Ministrou cursos, palestrou, recitou, oficinou e debateu em rodas, feiras, universidades, bibliotecas, museus e centros comunitários brasileiros e de Cuba, Moçambique, EUA, Alemanha, México, Colômbia, Bolívia e Argentina.

CLEITON FERREIRA (COMUNIDADE CULTURAL QUILOMBAQUE)
Cleiton Ferreira (Fofão) é educador social, especialista em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, co-fundador da Comunidade Cultural Quilombaque em 2005, onde atua como Gestor de Relações Interinstitucional. É colaborador da Queixada Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico e do Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo’í.

MAÍRA RODRIGUES DA SILVA 
Maíra Rodrigues da Silva é Bióloga de formação. Mestre e Doutoranda no Programa de Geociências (IG/UNICAMP), na área de política e gestão de recursos naturais. Participa de pesquisas nacionais e internacionais sobre clima, resiliência, desastres e povos tradicionais. Possui experiência de carreira como pesquisadora e consultora. Nos últimos anos tem desenvolvido seus trabalhos com as temáticas de Racismo Ambiental, Clima, Impactos Ambientais, Territórios, com recortes a população negra, quilombola e Povos e Comunidades Tradicionais. É quilombola de Ivaporunduva, Eldorado-SP.

MARINA GRINOVER
Arquiteta e Urbanista pela FAUUSP (1993), Pós-doutora em coordenação de projetos pela USP, 2024, professora convidada do MIT em 2018, professora do MASP, da FAAP, FAUUSP e Escola da Cidade entre 2005 e 2025. Recebeu 18 prêmios nacionais de arquitetura e urbanismo, é pesquisadora e autora de livros e artigos no Brasil e no exterior sobre a obra de Lina Bo Bardi, arquitetura, paisagem, desenho urbano e ensino.

 

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP