Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
O quarto encontro do programa, que será realizado de modo presencial no dia 16.8.2025, propõe um diálogo sobre as vivências de comunidades que resistem aos impactos das mudanças climáticas e de ações que ameaçam seus territórios e culturas. A partir dessas perspectivas, serão desenvolvidas reflexões sobre práticas educativas, artísticas e cidadãs voltadas à sala de aula, promovendo abordagens alinhadas à justiça social e à valorização da diversidade racial e cultural.
O último encontro de 2025 será:
4.10. Histórias da ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)
CRONOGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H
Laboratório de mediação
MASP Auditório
17H — 17H30
Café de encerramento
Primeiro subsolo
PESSOAS CONVIDADAS
Allan da Rosa, Cleiton Ferreira (Comunidade Cultural Quilombaque), Maíra Rodrigues da Silva e Marina Grinover
Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor, e pessoas interessadas em geral.
Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.
O evento será gravado e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.
Vagas limitadas
Haverá certificado de participação
Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br
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PROGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
ALLAN DA ROSA
Espaços marcados por comunidades resilientes
A prosa versará sobre sistemas filosóficos centrados necessariamente sobre corpos e lugares. Como cerne de reflexão e prática filosófica, aspectos como Estética, Linguagem, Política, Dimensões Temporais, Saberes, Formação, Existência e relações entre Cotidiano e Ritualística atravessam convívios e modelam percepções de si e de comunidade, contextualizados por histórias do Brasil e da diáspora afro-atlântica.
MAÍRA RODRIGUES DA SILVA
Nesta apresentação, os participantes serão convidados a fazer um mergulho profundo na ecologia entre rios, conhecendo como os ecossistemas aquáticos e terrestres se relacionam, e quais as relações e saberes que esses ambientes abrigam a partir da cosmovisão afro-brasileira. Eles também poderão conhecer quais são os impactos e as formas de resiliência que os saberes ancestrais e científicos podem nos ensinar após momentos de desastre.
CLEITON FERREIRA (COMUNIDADE CULTURAL QUILOMBAQUE)
Da sevirologia à construção de territórios educadores
A conversa abordará a experiência da construção do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Jaraguá-Perus-Anhanguera e seu desdobramento no museu territorial, a partir do mapeamento de memórias, afetos, lutas sociais e saberes locais. Uma reflexão sobre como essa iniciativa fortalece a identidade territorial, impulsiona políticas públicas, gera trabalho e renda e propõe um novo modelo de cidade mais democrático, sustentável e inclusivo.
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Acervo em Transformação MASP
Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade presencial, prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. Cada atividade será orientada por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, a partir do desenvolvimento de propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.
MARINA GRINOVER
A obra de LINA BO BARDI para o MASP, o conceito de ecologia urbana
A partir de um resgate do conceito de ecologia urbana, desenvolvido ao longo do século XX a partir de um olhar da relação dos cidadãos com seu habitat, da ideia de equilíbrio e de interação sistêmica, avaliar a proposta para o MASP na avenida Paulista como um experimento de habitar a cidade onde o edifício está em diálogo com o lugar, buscando oferecer um espaço de interação híbrido e flexível, características intrínsecas à ideia de ecologia em sentido mais amplo. A aula busca problematizar a ideia de espaço público e espaço educativo no MASP como locus dessa interação seres e meio ambiente, base da ideia de vida na ecologia.