MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias do MASP

Horário
19H30 - 21H30
Duração do Módulo
22, 29.4, 6 e 13.5.2025
19H30 - 21H30
TERÇAS Terças
5 AULAS
PRESENCIAL
Investimento
R$450,00 (Quatrocentos e cinquenta reais)  público geral
AMIGO MASP, patronos e conselheiros têm 15% de desconto
Parceiros e patrocinadores têm 10% de desconto
 
Professores
Marina Grinover e Mirtes Marins (organização)
Especialistas Convidados
Fábio Magalhães, Eugênia Gorini, Marcelo Ferraz, Martin Corullon, Miriam Elwing (Conferencistas)
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
Este curso oferece uma imersão na história, gestão e preservação do MASP, explorando sua evolução e os desafios enfrentados ao longo das décadas. Através de palestras de especialistas, serão abordados aspectos como a visão de seus fundadores, curadores e diretores, além do impacto de suas decisões na construção do museu. O curso também destaca a arquitetura de Lina Bo Bardi e as estratégias para a preservação do edifício modernista, além de discutir a conservação do acervo e o papel do MASP no cenário cultural brasileiro e internacional.
Ao longo das aulas, os participantes terão a oportunidade de compreender como um museu do porte do MASP se estrutura e se reinventa para garantir a preservação de seu patrimônio e a ampliação do acesso à arte. Ideal para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre gestão museológica, história da arte e preservação arquitetônica, o curso oferece uma visão ampla sobre o funcionamento e os desafios de uma das mais importantes instituições culturais do país.

IMPORTANTE:

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.
 

Planos de aulas

Aula 1 - 22.4.2025 | Fabio Magalhães e Mirtes
Fábio Magalhães, museólogo e ex-curador chefe (1989 - 1994) do MASP, abrirá o curso com uma palestra sobre os desafios da gestão cultural e a evolução do MASP ao longo dos anos. Durante sua carreira, Fábio ocupou diversos cargos importantes, como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e secretário de Cultura do Município de São Paulo. Com um vasto conhecimento sobre o funcionamento das instituições culturais, ele discutirá a história do MASP, sua trajetória na direção do museu, a relação com Pietro e Lina Bo Bardi e a importância da instituição para o cenário cultural brasileiro.

Aula 2 - 29.4.2025 | Marcelo Ferraz e Marina Grinover
Marcelo Ferraz, arquiteto que trabalhou diretamente com Lina Bo Bardi, trará uma visão sobre a arquitetura do MASP.  A palestra abordará o processo de Lina Bo Bardi e o impacto sociocultural de sua arquitetura na relação do público com a arte.

Aula 3 - 6.5.2025 | Eugenia e Mirtes Marins
Eugênia Gorini foi assistente de Pietro Maria Bardi, entre meados de 1978 e 1992, quando ele se afastou do museu. Ela compartilha sua experiência de trabalhar ao lado de Bardi e sua visão sobre o legado e a evolução do museu sob sua liderança, além das escolhas no acervo. Abordará em parte as parcerias com Lina no Sesc. Seu depoimento será um olhar privilegiado sobre o processo de elaboração de exposições e a relação do MASP com os artistas e as obras em exposição. 

Aula 4 - 13.5.2025 | Martin, Miriam e Marina
Nesta aula, Martin Corullon, arquiteto e urbanista, e um dos responsáveis pelo projeto MASP em Expansão, compartilhará sua visão criativa e o processo de concepção do edifício, que integra modernidade e história. Miriam Elwing, arquiteta e gerente de projetos de restauração, falará sobre os desafios e detalhes técnicos da preservação do icônico edifício, destacando a importância de manter o legado modernista do MASP. Uma oportunidade única de entender os aspectos técnicos e estéticos que tornam o MASP um marco da arquitetura.

Aula 5 - 20.5.2025 | Julio Neves e Mirtes Oliveira
Nesta aula, o arquiteto e urbanista Júlio Neves que, por 14 anos, presidiu o MASP, vai discutir seu papel na história do Museu e, nesse sentido, as diretrizes que, sob sua gestão foram desenvolvidas e contribuíram para o entendimento sobre o MASP de hoje. Em particular, contará sobre os objetivos que nortearam suas ações para revitalização do edifício-sede e ampliação da instituição, a partir da aquisição e reforma do Edifício Dumont-Adams.
 

Coordenação

Marina Grinover  é arquiteta e urbanista formada pela FAU USP, com pós-doutorado na mesma instituição. Foi professora convidada no Center for Advanced Urbanism (CAU) do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Além disso, lecionou no Departamento de Projeto da FAU USP, FAAP e na Escola da Cidade por mais de uma década. Membro do grupo de pesquisa do CNPq A Representação dos lugares na cultura brasileira. É sócia do escritório Base Urbana, com prática em projeto de arquitetura, ênfase no desenho urbano e construção. Autora do livro Uma ideia de arquitetura, escritos de Lina Bo Bardi, organizadora do livro Lina por escrito com Silvana Rubino e autora de artigos no Brasil e no exterior sobre a obra de Lina Bo Bardi, arquitetura, desenho e ensino. Professora do MASP Escola desde 2015 com cursos sobre a obra de Lina Bo Bardi, Cidades e Cultura Urbana.

Mirtes Marins é doutora em Educação: História e Filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (desde 2020). Coordena a Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi curadora de Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018), Comigo ninguém pode (2019), na Galeria Jaqueline Martins. Foi curadora de Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016), Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021), Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021-2022) e co-curadora de Justiça de transição não é transação: a brutalidade e o jardim, no Memorial do Ministério Público – RJ (2023). Coeditou a revista Marcelina (2008-2012) e participou como autora do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015). Co-organizou o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016) e é autora de The body and the opus as a witness of times, sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em The feminist avant-garde. Art of the 1970s (2017), de Gabriele Schor. Publicou, em 2024, o livro Gretta Sarfaty, pela Act Editora. 

Conferencistas

Fábio Magalhães: É museólogo e ex-curador chefe do MASP. Exerceu vários cargos na administração pública, como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, secretário da Cultura do Município de São Paulo, assessor especial da Secretaria de Estado da Cultura, secretário de Apoio à Produção Cultural do Ministério da Cultura, presidente da Embrafilme, presidente da Fundação Memorial da América Latina e curador de Bienais de Artes Visuais do Mercosul em Porto Alegre. Integra os conselhos da Fundação Padre Anchieta, da Fundação Bienal de São Paulo e do Instituto Europeu de Design. 

Eugênia Gorini é Eugênia Gorini Esmeraldo é jornalista e museóloga, doutora em História da Arte pela Unicamp. Com uma trajetória marcante no Museu de Arte de São Paulo, MASP, trabalhou na instituição até 2017 e foi assistente de Pietro Maria Bardi, fundador e diretor do museu, entre 1979 e 1992. No MASP, realizou diversas curadorias e coordenou o intercâmbio de obras, organizando empréstimos para museus no Brasil e no exterior.
Traduziu para o português a biografia de Pietro Maria Bardi, escrita por Francesco Tentori, e tem artigos publicados em livros e revistas. Desde 1992, integra o Conselho do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, sediado na Casa de Vidro, e, desde 2009, é associada-fundadora da São Paulo Companhia de Dança, onde atualmente faz parte do Conselho de Administração.


Marcelo Ferraz é arquiteto formado pela FAU-USP em 1978, é sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura (1979), onde tem realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. Colaborou com Lina Bo Bardi em todos os seus projetos de 1977 a 1992. Colaborou com Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Bardi de 1992 a 2001 e o Programa Monumenta para recuperação das cidades históricas (Ministério da Cultura), entre 2003 e 2004. Lecionou na Washington University in Saint Louis, USA, em 2006, como professor convidado e na Escola da Cidade por muitos anos. É sócio fundador da Marcenaria Barauna, onde projeta e produz móveis desde 1986. Publicou os livros Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira (1992), Lina Bo Bardi (1993), Arquitetura Conversável (2011) e Ao lado de Lina, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025.

Martin Corullon é arquiteto, urbanista e Mestre pela faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de s. paulo – FAUUSP. Em 2000 funda o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS. Desde 1994 colaborou frequentemente com o arq. paulo mendes da rocha [pritzker prize 2006], com quem realizou projetos de grande porte, entre eles o cais das artes, museu e teatro em vitória, es. entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório foster+partners, em londres. Foi eleito membro do conselho de arquitetura e urbanismo, CAU/SP para os anos de 2018 a 2020.

Miriam Elwing é arquiteta e urbanista graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nos renomados escritórios de arquitetura Paulo Mendes da Rocha e Foster and Partners. Realizou trabalhos de urbanização de favelas na CDHU e foi gerente dos projetos de autoria do arquiteto Isay Weinfeld na Fazendo Boa Vista. Hoje é a gerente de projetos e Arquitetura do MASP onde realiza os projetos e obras de restauro para o edifício Lina e o gerenciamento de projetos do edifício Pietro.

Julio Neves é arquiteto, formado pela FAU Mackenzie em 1955, e foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e, por 14 anos, do MASP. À frente do escritório Arquitetura Júlio Neves, desenvolveu projetos de destaque como a Operação Urbana Faria Lima e o Boulevard Zona Sul, ambos com grande impacto urbanístico em São Paulo. No MASP, liderou a revitalização do edifício-sede e a ampliação da instituição com a aquisição e reforma do Edifício Dumont-Adams.

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP