MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Laboratório de Observação de Gravura

Horário
11H – 13H
Duração do Módulo
24, 31.5, 7 e 14.6.2025
4 AULAS
11H – 13H
SÁBADO
PRESENCIAL
Investimento
PÚBLICO GERAL 5x de R$ 200,00
AMIGO MASP  5X R$ 170,00
Professores
Claudio Mubarac
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso propõe um percurso por momentos fundamentais da história da gravura de estampa, desde suas origens na Europa do século 15 até o surgimento da chamada “estampa original” no século 19, quando a fotografia e os processos fotomecânicos transformaram as relações entre gravura, desenho e imagem.
A partir da análise de obras de artistas como Albrecht Dürer, Jacques Callot e Rembrandt — algumas delas a partir de exemplares originais do acervo do MASP —, as aulas discutem a gravura como uma linguagem complexa que costura ideias, saberes e modos de ver.
Serão abordados aspectos técnicos, históricos e culturais da prática gráfica, destacando a conexão entre técnica e pensamento visual ao longo do tempo. A proposta é observar como a gravura, enquanto imagem reproduzida, dialoga com outros meios de representação e com diferentes formas de conhecimento, ampliando sua função para além da arte.

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 - 24.05.2025 |  O nascimento da gravura de estampa (dos mestres anônimos até Dürer)
Neste primeiro encontro, exploramos o surgimento da gravura de estampa na Europa dos séculos 15 e 16, quando os processos de gravação em madeira e metal possibilitam a multiplicação de imagens sobre papel. Discutiremos como essas inovações técnicas transformaram a circulação visual e alteraram as relações entre as oficinas e os modelos na cultura renascentista.

Aula 2 - 31.05.2025 | A criação do grande mercado no século 17 (Callot, Rembrandt) 
Neste encontro, abordaremos o papel de cidades como Paris e Amsterdã, que se tornaram polos fundamentais da difusão gráfica no século 17, impulsionadas pelo fenômeno das estampas volantes e pela produção dos primeiros livros ilustrados, que ajudaram a consolidar um novo mercado de imagens.

Aula 3 - 07.06.2025 | A fixação dos gêneros gráficos entre os séculos 16 e 18 (Marcantonio Raimondi/Rafael e a gravura de interpretação)
Nesta aula, examinamos o papel da gravura na tradução de pinturas em imagens impressas e sua relação com o conhecimento em diferentes campos. Com o aumento da demanda por imagens reproduzidas, novas técnicas e formatos emergem, moldando os gêneros gráficos e expandindo o repertório visual da época.

Aula 4 - 14.06.2025 | A estampa original (sobre o encontro da gravura com o desenho e a fotografia no século 19)
No último encontro, discutiremos os impactos das inovações gráficas do século 19, como a litografia, a fotografia e os processos fotomecânicos. Veremos como essas transformações levaram os artistas a repensar a tradição da gravura. Surge então o conceito de “estampa original”, um paradoxo entre reprodução técnica e expressão autoral.
 

Coordenação

Claudio Mubarac é doutor e professor na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP desde 2004. Lecionou cursos sobre gravura e desenho na FAAP e atuou como orientador do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall, assumindo sua coordenação em 1989. Enquanto artista, suas obras integram importantes acervos como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP, MAM-Rio, MAC-USP, entre outros. Com mais de 160 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, Mubarac também recebeu diversas bolsas de estudo internacionais e vem realizando curadorias notáveis desde 2005, com destaque para exposições como O desenho estampado: a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim e Xilo: corpo e paisagem, que foram amplamente reconhecidas e premiadas. Em 2019, publicou o livro Sobre o desenho no Brasil pela Editora da Cidade.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP