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A Terra em luta: ativismos e relações ambientais

17.5.2025
SÁBADO
9H30 - 17H30

Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.

O segundo encontro do programa MASP Professores apresenta uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, como desastres socioambientais e migrações, e as relações que emergem entre pessoas e territórios. Inspirado pela exposição Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos e a partir das experiências profissionais e pessoais de Adriana Campelo, Tamires Almeida Cruz de Paula e Elaine Santana, o tema propõe explorar práticas pedagógicas que conectem os debates sobre sustentabilidade e direitos humanos ao contexto escolar, possibilitando reflexões críticas e engajamento dos estudantes com essas questões urgentes. No período da tarde, o Laboratório de Mediação será conduzido pelo Profº Dr. Carlos Eduardo Riccioppo.

Os demais encontros de 2025 serão:

14.6. Águas, terras e memórias (online)
16.8. Espaços marcados por comunidades resilientes (presencial)
4.10. Histórias da ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)

CRONOGRAMA

9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Escola MASP (Edifício Pietro, 8° andar, sala 4)

10H30 — 13H30
Mesa-redonda
Escola MASP (Edifício Pietro, 8° andar, sala 4)

13H30 — 15H
Intervalo
 
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Escola MASP (Edifício Pietro, 8° andar, sala 4)

PESSOAS CONVIDADAS
Adriana Campelo, Carlos Eduardo Riccioppo, Elaine Santana e Tamires Almeida Cruz de Paula

Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor, e pessoas interessadas em geral.

Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.

O evento será gravado na íntegra e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.

Vagas limitadas

Haverá certificado de participação

Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br

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PROGRAMA 
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Escola MASP (Edifício Pietro, 8° andar, sala 4)

10H30 — 13H30
Mesa-redonda
Escola MASP (Edifício Pietro, 8° andar, sala 4)


ADRIANA CAMPELO
Reflexões sobre adaptação climática no nosso dia-a-dia
Como tomar decisões, atitudes e narrativas que integrem a adaptação climática com leveza e positividade? Como podemos inserir uma visão de adaptação climática nas relações com o outro, com a cidade e com a natureza? É possível exercermos uma ativismos amoroso e diário? Essa conversa tem a intenção de discutir ideias de como podemos ter uma abordagem saudável e eficaz sobre a mudança do clima nos nossos atos cotidianos. Para crianças e adultos, individualmente e coletivamente, para todas nossas relações. 


ELAINE SANTANA
Tecendo saberes: ecologia, povos migrantes e educação infantil
Como podemos pensar a educação infantil a partir dos saberes ancestrais e das tecnologias do cuidado com a vida? De que forma os povos migrantes trazem consigo conhecimentos valiosos sobre o meio ambiente e a sustentabilidade? Como essas práticas podem enriquecer nossas abordagens pedagógicas e fortalecer o vínculo das crianças com a natureza e a diversidade cultural? Essas são algumas das reflexões que nortearão a conversa Tecendo saberes: ecologia, povos migrantes e educação infantil, que propõe um olhar interdisciplinar para a educação a partir da ecologia, das culturas migrantes e dos saberes tradicionais como formas de tecnologia.

TAMIRES ALMEIDA CRUZ DE PAULA
A partir de um breve histórico sobre o Movimento dos Atingidos por Barragens e da sua trajetória enquanto mulher atingida e militante, Tamires Almeida  pretende destacar a resistência das comunidades afetadas por grandes projetos energéticos e pelo manejo das barragens, que causam graves violações de direitos humanos. Tendo como referência sua atuação como educadora popular no MAB, Tamires ressalta que a educação vai além de ser uma ferramenta de emancipação, sendo um pilar fundamental para a formação de sujeitos críticos, capazes de se organizar e lutar coletivamente por justiça social.

13H30 — 15H
Intervalo
 
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Acervo em Transformação MASP

Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade presencial, prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. Cada atividade será orientada por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, a partir do desenvolvimento de propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.

CARLOS EDUARDO RICCIOPPO
Na história da formação cultural do Brasil, o país atravessa o século XIX e parte do século XX referido à percepção estrangeira de que sua cultura importaria pouco diante da evidência derradeira de uma imponência de sua natureza. Não por acaso, as imagens do país sofrerão uma espécie de processo de condensação na delimitação de uma resposta singular ao gênero “paisagem”, em que toda a vida cotidiana e o desenvolvimento de suas atividades urbanas serão aos poucos convertidos em partes de uma arquitetura visual pacata e equilibrada. O roteiro pretende investigar os pressupostos e as ambiguidades de tal processo, que legaria uma ferida para sempre aberta à autodefinição da imagem do país.
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A Terra em luta: ativismos e relações ambientais

Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.

Participantes

ADRIANA CAMPELO
Adriana Campelo é especialista em resiliência urbana com experiência em adaptação climática e implementação de capacitação para o desenvolvimento de planos de ação e resiliência climática em governos subnacionais e regionais. Trabalha para o UNDRR (United Nations Office Disaster Risks Reduction), a agência das Nações Unidas para redução de riscos de desastres, como Oficial Nacional de Programas para o Brasil e como Coordenadora Regional para as Américas e o Caribe da iniciativa Making Cities Resilient - MCR 2030.


CARLOS EDUARDO RICCIOPPO
Carlos Eduardo Riccioppo é Professor do Departamento de Artes Plásticas do IA-Unesp e do PPGArtes IA-Unesp, na Área de Artes Visuais, linha de Pesquisa “Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais”. Foi Professor de História, Teoria e Crítica de Arte Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2012-2017), onde cursou sua Graduação, Mestrado e Doutorado.

ELAINE SANTANA
Elaine Santana é licenciada em Pedagogia e Artes Visuais. Professora da Rede Municipal de São Paulo desde 2016, atua na Educação Infantil desde 2019, especialmente com populações migrantes latino-americanas. É mestranda no PPGAV/ECA-USP, onde pesquisa práticas decoloniais no ensino de arte com populações migrantes, com enfoque na arte têxtil andina e na simbologia da tecelã como guardiã de saberes e memória.

TAMIRES ALMEIDA CRUZ DE PAULA
Tamires Almeida Cruz de Paula é bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo. Integrante do Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), atua há cinco anos como educadora popular na organização e formação política da população atingida, fortalecendo a luta por justiça social e educação em direitos humanos. Também organiza as oficinas de produção de arpilleras (linguagem têxtil de protagonismo feminino) junto ao coletivo, promovendo rodas de conversa e debates sobre as violações de direitos e emancipação das mulheres no estado de São Paulo. 
 

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