Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
O primeiro encontro do programa, que será realizado de modo presencial no dia 5.4.2025, propõe uma reflexão sobre as conexões entre as narrativas presentes na exposição Histórias LGBTQIA+, que compõe o ciclo curatorial de 2024, e os debates ambientais do ciclo curatorial de 2025, Histórias da ecologia. A proposta visa discutir questões relacionadas à equidade de gênero, justiça social e sustentabilidade, a partir das experiências profissionais e pessoais de Bruno Villén, Carlos Alberto da Silva e Jahzara Oná, considerando como esses temas podem influenciar as práticas educativas e as estratégias museológicas. O objetivo é colaborar com os professores no desenvolvimento de ferramentas que integrem essas questões às práticas em sala de aula, utilizando o acervo do MASP como ponto de partida para a construção de vínculos entre os temas abordados.
Os demais encontros de 2025 serão:
17.5. A Terra em luta: ativismos e relações ambientais (presencial)
14.6. Águas, terras e memórias (online)
16.8. Espaços marcados por comunidades resilientes (presencial)
04.10. Histórias da ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)
CRONOGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H30
Laboratório de mediação
MASP Auditório
PESSOAS CONVIDADAS
Bruno Villén, Carlos Alberto da Silva, Jahzara Oná e Mirtes Marins
Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor, e pessoas interessadas em geral.
Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.
O evento será gravado na íntegra e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.
Vagas limitadas
Haverá certificado de participação
Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br
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PROGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
BRUNO VILLÉN E CARLOS ALBERTO DA SILVA (E.E. PROFESSOR ANDRONICO DE MELLO)
Como transformar a prática educacional com um olhar voltado para o meio ambiente? É dentro desta perspectiva que os professores Bruno Villén e Carlos Alberto refletem suas práticas pedagógicas na E.E. Andronico de Mello, utilizando a agricultura sintrópica como meio de transformação do local e visão dos alunos e alunas.
JAHZARA ONÁ
A crise climática impacta diretamente a educação, seja pela falta de infraestrutura em escolas vulneráveis ou pelos desafios que eventos extremos trazem para a permanência estudantil. O ativismo de Jahzara Oná começou dentro da sala de aula, mobilizando outros jovens e tornando a educação climática acessível, e chegou até a ONU, participando da COP27 no Egito e de outras conferências globais. A partir de uma ampla perspectiva da pauta, do local e territorial, serão destacadas as relações entre juventude, educação e crise climática.
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Acervo em Transformação MASP
Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade presencial, prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. Cada atividade será orientada por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, a partir do desenvolvimento de propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.
MIRTES MARINS
O encontro vai focar na experiência de visitação a partir da relação dos participantes e do espaço, considerado não apenas o espaço físico, mas também o institucional e simbólico, que incluiria a história do MASP, seus agentes atuais e as narrativas proporcionadas pela curadoria na articulação entre as obras. Como objetivo enfatiza-se a estabelecer o diálogo entre o repertório dos visitantes e a materialidade percebida e vivenciada ao longo do percurso proposto, a partir da exposição Acervo em Transformação, com especial ênfase nos aspectos arquitetônicos e expositivos que apresentam as obras.