PÚBLICO GERAL
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AMIGO MASP
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*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
O curso vai apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, partindo da Revolução Francesa, em 1789, até 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. As primeiras aulas vão mostrar como as transformações políticas e econômicas ocorridas no final do século 18 e ao longo do século 19 são determinantes nas transformações artísticas ocorridas no período. Será visto como a pintura de história foi perdendo espaço ao longo dos anos e a pintura de paisagem ganhou terreno. Além disso, também será visto como a situação do artista na sociedade se modificou ao longo dos anos. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística. Finalmente, no século 20, será estudado como as vanguardas artísticas, compostas por nomes como Picasso, Matisse e Kandinsky espelham a situação do mundo no período.
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IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
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O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 1 – 13.8.2024
A arte na época da revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 - 20.8.2024
O clássico como invenção histórica
A segunda aula vai dar continuidade aos tópicos do encontro anterior e abordar como a noção de clássico é uma construção histórica elaborada por filósofos e historiadores do final do século 18 e início do 19.
Aula 3 - 27.8.2024
Clássico e Romântico 1: Jean-Auguste Dominique Ingres
Nesta aula, veremos como as noções de classicismo e romantismo são complementares e antagônicas no começo do século 19, com foco na obra de Jean Auguste Dominique-Ingres.
Aula 4 – 03.9.2024
Clássico e Romântico 2: Eugène Delacroix
A aula vai tratar da vida e da obra de Eugène Delacroix em suas diferenças com a obra de Ingres. Destaque para a série As quatro estações de Hartmann, presente no acervo do MASP.
Aula 5 – 10.9.2024
A paisagem como Revolução
No quinto encontro, será mostrado como a pintura de paisagem representa uma mudança no modo de produzir e vender obras de arte em meados do século 19. Destaque para as obras de Jean-François Millet, Camille Corot e os pintores da Escola de Barbizon.
Aula 6 – 17.9.2024
O Sublime na Arte
Conferência com Taísa Palhares
A sexta aula vai tratar da importância do conceito de sublime na arte nos desenvolvimentos do romantismo e da pintura de paisagens ao longo do século 19.
Aula 7 – 24.9.2024
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 8 – 1.10.2024
O impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas.
Aula 9 – 8.10.2024
Mulheres artistas na época do impressionismo
Conferência com Mariana Leme
Neste encontro será estudado como as carreiras de artistas como Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond foram importantes tanto para o desenvolvimento do estilo impressionista, quanto para o mercado de arte moderna.
Aula 10 – 15.10.2024
Impressionismo e pós-impressionismo
Nesta aula será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 11 – 22.10.2024
Lautrec e Degas
Este encontro vai tratar das obras de Edgar Degas e Toulouse-Lautrec e mostrar como elas se relacionam com as exposições do impressionismo e com as manifestações do pós-impressionismo.
Aula 12 – 29.10.2024
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 13 – 5.11.2024
Cézanne e Gauguin – o caminho para as vanguardas
Neste encontro, veremos como a arte de Paul Cézanne e Paul Gauguin preparam terreno para as manifestações de vanguarda da arte do começo do século 20.
Aula 14 – 12.11.2024
Pablo Picasso
Neste encontro será visto como a arte dos primeiros anos do século 20 feita por Picasso ajuda a entender os desdobramentos do pós-impressionismo, especialmente da pintura de Cézanne. Também serão estudados os desdobramentos da arte cubista e sua relação com a arte abstrata.
Aula 15 – 19.11.2024
Henri Matisse
Na penúltima aula, será visto como a arte de Matisse foi um desdobramento da arte do final do século 19 e como o fauvismo aponta caminhos para as gerações posteriores. Destaque para as obras de Matisse presentes no acervo do MASP.
Aula 16 – 26.11.2024
A arte na época da Primeira Guerra Mundial: o fim do “longo século 19”
A última aula fará um resumo dos diversos movimentos estudados ao longo do curso, um epílogo dos temas estudados ao longo do semestre.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp, com pós-doutorado no MAC-USP e na Universidade de Amsterdã. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP, membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA). Autor de O Escolar de Vincent van Gogh (Edusp) e tradutor de Cartas a Theo (Editora 34).
Taísa Palhares
Taísa Palhares é professora de Estética de História da Arte na Unicamp. É doutora em Filosofia pela USP e foi curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Autora de Alberto da Veiga Guignard: Modernidade de Tradição (Editora da Unicamp.)
Mariana Leme
Mariana Leme é curadora, pesquisadora e mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe de curadoria do MASP, onde foi curadora das exposições Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, com Pablo Thiago Rocca) e Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, com Lilia Schwarcz e Julia Bryan-Wilson).