Edited by:
Isabella Rjeille
Texts by:
Alyce Mahon, Beverly Adams, Fernanda Lopes, Isabella Rjeille, Joanna Fiduccia, Laura Cosendey, Marina Mazze Cerchiaro, Mariola V. Alvarez, Terri Geis, Tirza True Latimer, Veronica Stigger.
Capa dura, 22x28cm, 304p, Português, MASP, 2021
R$159
ISBN 978-65-5777-011-5
Maria Martins (Campanha, Minas Gerais, 1894 – Rio de Janeiro, 1973) é uma artista fundamental na história do modernismo brasileiro, no panorama do surrealismo internacional e na história da arte global do século 20. Ela é conhecida por suas esculturas em bronze, seus desenhos e suas gravuras que representam figuras femininas híbridas, bem como mitologias indígenas amazônicas e afro-brasileiras. Casada com um diplomata, a artista passou grande parte de sua carreira no exterior, dividindo-se entre sua prática artística e sua vida cívica. Nos anos 1940, Martins viveu em Washington e Nova York, onde participou da vibrante cena artística local e teve suas obras incorporadas a importantes coleções estadunidenses, como as do Museum of Modern Art, Metropolitan Museum of Art, Philadelphia Museum of Art, entre outras. Em 1950, Martins retornou definitivamente ao Brasil e colaborou de maneira fundamental com a internacionalização de instituições como a Bienal de São Paulo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de ter suas obras incorporadas aos acervos do museu carioca e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Maria Martins: desejo imaginante é a mais extensa monografia publicada sobre a obra da artista e acompanha a mostra de mesmo nome no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A publicação inclui 10 textos especialmente comissionados para a ocasião (além de uma republicação) escritos por críticas, curadoras e historiadoras da arte de diferentes gerações no Brasil, nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. Os textos abordam vários aspectos da obra, como a articulação dos diversos imaginários acerca do Brasil e dos trópicos em seu trabalho, e analisam a recepção e os diálogos que sua produção estabeleceu com os diferentes contextos em que circulou, propondo uma revisão crítica das narrativas modernistas internacionais tradicionais. Uma contribuição decisiva para os estudos sobre a artista, este é um livro essencial para aqueles que desejam conhecer este capítulo fundamental da história do surrealismo e da escultura moderna no Brasil, na América Latina e no mundo.