MASP

Senèque Obin

Carnaval, circa 1956

  • Autor:
    Senèque Obin
  • Dados biográficos:
    Limbé, Haiti, 1893-Cabo Haitiano, Haiti, 1977
  • Título:
    Carnaval
  • Data da obra:
    circa 1956
  • Técnica:
    Óleo sobre aglomerado de madeira
  • Dimensões:
    53 x 76 cm
  • Aquisição:
    Doação Lais H. Zogbi Porto e Telmo G. Porto, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.10883
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega

TEXTOS



Em 2018 o núcleo Ritos e ritmos reuniu representações de carnaval de diferentes tempos e territórios em Histórias afro-atlânticas, uma das mais icônicas mostras do MASP. Uma das primeiras representações é do viajante francês Jean-Baptiste Debret: a aquarela Carnaval mostra como a prática ocorria nas ruas: as faces dos negros pintadas de branco, o arremesso de limões. É notável a participação dos escravizados, os personagens descalços na imagem. A festa aparece também na obra de Emiliano Di Cavalcanti, um modernista preocupado com a construção de emblemas da identidade brasileira, popular e de rua. Carnaval é típica de sua fase mais tardia, com pinceladas e traços soltos, conferindo vivacidade à cena. Uma outra figura central nas histórias das relações entre pintura e ritmos musicais afro-atlânticos é Heitor dos Prazeres, um dos pioneiros do samba carioca. Na pintura Sem título, dançarinos e músicos, portando o tradicional chapéu branco, se engajam num samba de rua. Potente e contagiante, o carnaval se espalhou pelas costas do Atlântico Negro, ganhou múltiplas formas e compuseram formas de comunicação privilegiadas entre afrodescendentes que cruzaram as fronteiras criadas pela colonização europeia. No Haiti, Sénèque Obin em Carnaval pinta uma multidão de personagens fantasiados e com máscaras ocupando as ruas de um vilarejo. O artista afro-americano Ellis Wilson, que esteve no Haiti em 1952, elabora Carnival. Em Cuba, a obra Sua Figura de Carnaval de René Portocarrero mostra adereços múltiplos.

— Equipe curatorial MASP, 2021




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