MASP

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Vista panorâmica do Acervo em Transformação, MASP, 2023. Foto: Eduardo Ortega

Introdução ao Design de Exposições e à Crítica Curatorial

COM Mirtes Marins de Oliveira
3 – 31.5.2023 | PRESENCIAL
19H – 21H

O curso tem por objeto o ambiente expositivo em suas possíveis dimensões (comercial, cultural, de entretenimento, entre outras), apresentado de forma panorâmica e considerando o marco histórico que define o campo do Design de Exposições. Campo que se configura a partir da pesquisa, conceituação, curadoria, planejamento espacial da disposição dos elementos selecionados em elaboração narrativa e os possíveis acessos dos diferentes públicos. Como parte dessa aproximação, pretende-se exercitar a crítica curatorial, fornecendo e discutindo ferramentas que possam colaborar para interpretações e avaliações de mostras por meio de visitação aos espaços do MASP. 
 

Detanico Lain l Walter Rodrigues, Corpo e roupa, 2020, acervo MASP, doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020

O corpo utópico: moda, gêneros e sexualidades

Com Brunno Almeida Maia
5.4 – 10.5.2023 | ONLINE
19h – 21h30

Quais as possíveis relações entre o conceito de moda com as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, as identidades e expressões de gêneros e as sexualidades na cultura ocidental? Partindo de uma vasta bibliografia da Teoria de Moda, da filosofia, das artes e da sociologia, o curso investiga os processos históricos das generificações dos corpos e das vestimentas na moda. No conteúdo programático, além da análise e reflexão crítica a partir da Moda na sociedade de corte à modernidade dos séculos 19 e 20, da constituição da cultura da feminilidade pela vestimenta, do modernismo para o guarda-roupa-feminino proposto por Paul Poiret, Coco Chanel, Madeleine Vionnet, Jean Patou, Elsa Schiaparelli e o surrealismo francês, compreender como o contemporâneo - na leitura da teoria queer – propõe nas diversas expressões de gêneros da vestimenta uma “estética da existência”.
 

Anteriores