MASP

Estudos
Críticos

Sempre às quintas-feiras, o MASP Escola oferece cursos intensivos sobre tópicos específicos da cultura contemporânea. A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos temas. Este programa se pretende como um espaço de debate que possibilite a reflexão sobre a arte em suas intersecções com questões políticas e sociais.

Suzanne Valadon, Nus,1919, Coleção MASP

Modos feministas de criar: transgressões das identidades

8,9,29 e 30.11
QUI E SEX
19h-22h

O curso abordará poéticas de artistas visuais, procurando sublinhar os modos como elas operam por uma série de práticas discursivas e imagéticas instauradoras de divisões binárias tais como público/privado, natureza/cultura, superior/inferior e homem/mulher. O objetivo do curso é apresentar, em quatro encontros, trabalhos que tensionam essas divisões e entram em conversações com os debates políticos contemporâneos. Serão abordadas artistas como Carrie Mae Weems, Leticia Parente, Louise Bourgeois, Lygia Pape, Madalena Schwartz, Nan Goldin, entre outras. 

Barrington Watson, Conversation, 1981, Coleção National Gallery of Jamaica, Kingstone

O negro no cinema brasileiro: uma história em construção

4, 11, 18, 19 e 25.10
quintas e sexta
19h-22h

O curso fará um panorama, ao longo de mais de um século de cinema, da presença do negro como corpo e mente cinematográfica. Por meio de leituras de textos e exibição de trechos de filmes em aula, pretende-se questionar pré-conceitos e desconstruir a noção do negro como objeto do olhar, de forma a fazer uma investigação das imagens criadas por realizadores negros desde o final dos anos 1940 até o presente. 

Escultor Helenista (Séc. IV a.C), Estátua da deusa Higeia, Período helenístico IV a.C

Arte e arqueologia grega e romana a partir da coleção do MASP

10.9-29.10.2018
segunda-feira
15h às 17h

O curso introduz noções gerais sobre a arte e a arqueologia da Grécia e Roma antigas tendo como base objetos arqueológicos e de arte da Antiguidade Clássica pertencentes à coleção do MASP.

Anteriores