O módulo de Estudos Críticos do MASP Escola oferece cursos presenciais e on-line em diferentes dias da semana, com duração média de 8 horas , sendo 2 horas por aula. Com uma abordagem ampla, o programa propõe um espaço de reflexão e debate sobre as intersecções entre arte, política e sociedade, urgentes da contemporaneidade.
Os cursos também dialogam com os ciclos temáticos que orientam as exposições do MASP, criando conexões entre os conteúdos discutidos em sala de aula e as obras do acervo. A matrícula é flexível e pode ser feita de forma independente para cada curso, proporcionando liberdade para que o aluno escolha os temas mais relevantes ao seu interesse.
A partir de obras significativas de livros e fotolivros de artistas que integram o acervo do MASP, além de outros exemplares que se destacam como referências em experimentação criativa, os encontros exploram as diversas maneiras pelas quais o (foto)livro se configura como um artefato artístico. A proposta é compreender seu potencial enquanto linguagem autônoma, que vai além da função tradicionalmente atribuída ao livro como mero mediador da narrativa literária e da transparência esperada nesse contexto.
Estratégias pedagógicas em artes aplicadas ao contexto escolar. O curso propõe reflexões sobre "O que é Arte?", "Como a Arte surge através dos tempos?" e "O que é Arte Contemporânea?", apresentando as obras do acervo do MASP como um recurso educativo.
O curso irá apresentar uma visão abrangente da presença das formas geométricas no campo das visualidades modernas e contemporâneas, abordando como artistas de origens diversas se apropriaram da geometria como uma linguagem coletiva, ancorada em diferentes tradições culturais, no Brasil e no exterior. Sem se ater propriamente em movimentos históricos específicos, pretende colocar em diálogo obras que partiram da linguagem geométrica como o “marco zero” da representação para expandir os sentidos da visualidade e da arte até hoje.
Este curso presencial no MASP oferece uma imersão na exposição Histórias LGBTQIA+. Ao longo de quatro encontros, os inscritos explorarão as narrativas e os imaginários das dissidências sexuais e de gênero, a partir dos oito núcleos presentes na mostra. Serão analisadas obras do acervo do MASP, registros artísticos e arquivos documentais, que destacam momentos históricos e enfrentamentos contemporâneos. Combinando perspectivas interseccionais e abordagens críticas, o curso investiga como essas produções artísticas e documentais ampliam a visibilidade LGBTQIA+, questionam convenções e fortalecem memórias coletivas. Essa abordagem revela como essas histórias contribuem para a reimaginação da história e da sociedade, afirmando a importância da presença LGBTQIA+ em seus próprios termos.
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Em diálogo com a exposição Isaac Julien: um maravilhoso emaranhado, o curso pretende fornecer um panorama histórico e reflexivo sobre a obra do artista, onde a noção de emaranhado (de Lina Bo Bardi) se transforma em encruzilhadas (tal como proposto por Leda Maria Martins) para o pensamento das questões que atravessam as imagens produzidas ao longo de sua carreira.
Múltiplas perspectivas sobre os diferentes momentos da história do MASP, contemplando dos pontos de vista de arquitetura, preservações e curadoria.