MASP

ARTE E DESCOLONIZAÇÃO: MASP AFTERALL

"Arte e descolonização" é um projeto de longo prazo realizado em conjunto pelo MASP e pelo Afterall - centro de pesquisa e publicação da University of the Arts de Londres dedicado à arte contemporânea e suas histórias. A parceria pretende investigar o surgimento de novas práticas artísticas e curatoriais que explicitamente questionam e criticam os legados coloniais na produção, curadoria e crítica de arte, através de seminários e publicações.

O primeiro seminário sobre "Arte e Descolonização" aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro de 2018. Participaram do seminário: Luciana Ballestrin, Bambi Ceuppens, Esther Gabara, Julieta González, Lewis R. Gordon, Yaiza Hernández Velázquez, Candice Hopkins, Nelson Maldonado-Torres, Estefanía Peñafiel Loaiza, Elizabeth A. Povinelli, Suely Rolnik, Shela Sheikh e Rolando Vázquez.

Um segundo seminário será realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2019, no MASP. Em 2020, MASP e Afterall publicarão uma antologia com contribuições dos participantes do seminário, textos de referência sobre descolonização e arte e ensaios escritos especialmente para o projeto, que estão publicados nesta página.

MASP Afterall