MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.
As próximas edições dos cursos de Histórias da arte tem início em março e agosto de 2020.

Antônio Parreiras, 'Iracema', 1909, doação, Ministro Correia e Castro, 1947

Violência sexual e literatura

com Amara Moira
19.6-17.7.2020 | ONLINE
19H-21H

À medida que o feminismo se impõe como ferramenta incontornável de compreensão da sociedade, a maneira como a sexualidade e os gêneros humanos são concebidos é transformada, através de um processo de desnaturalização de práticas e narrativas. Essa transformação começa finalmente a afetar as leituras de obras do nosso idioma, se fazendo presente também na maneira como se dá essa ressignificação. A proposta desse curso é analisar fragmentos literários que retratam cenas de sexo e de violência sexual à luz de discussões feministas e apontar caminhos que vêm sendo construídos pela crítica literária para discutir essas representações.

Hélio Oiticica a Trisha Brown: um percurso sobre corpo, território e liberdade

com Priscyla Gomes
18.6-16.7.2020 | ONLINE
19H-21H

O curso pretende abordar a relação corpo e espaço tendo por base uma série de ações, práticas e atores que marcam a produção artística dos séculos 20 e 21. O recorte parte de produções que elegeram o corpo como centro da prática artística. Por intermédio de ações performáticas e de experimentações de diferentes linguagens, artistas lançam-se fora dos limites do museu elegendo a cidade como um espaço de reconhecimento e exploração.

Hans Günter Flieg, 'Museu de arte de São Paulo', 1969

Introdução à arquitetura moderna brasileira

com Denis Joelsons 
17.6-15.7.2020 | ONLINE
19H-21H

Este curso contará uma breve história da arquitetura moderna no Brasil. Pretende-se abordar as diferenças entre as experiências pioneiras de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, a consolidação internacional sustentada na figura de Oscar Niemeyer e a pluralidade da arquitetura praticada pelos imigrantes em São Paulo – com foco para a arquiteta do MASP, Lina Bo Bardi. Uma aula será dedicada à Brasília e a subsequente, de encerramento, aborda as tensões no cenário nacional através de figuras chave da chamada ‘escola paulista’: Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. 

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Lina Bo Bardi na construção do MASP na avenida Paulista ao lado do protótipo do cavalete de vidro com reprodução de 'O escolar (O filho do carteiro - Gamin au Képi)', 1888, de Vincent van Gog

Lina Bo Bardi: arquitetura como ação

com Marina Grinover
5.8-2.9.2020 | ONLINE
19H-21H

O curso tratará da vida e da obra da arquiteta Lina Bo Bardi. Nascida na Itália em 1914, ela que escolheu o Brasil para viver e trabalhar desde 1947. Falecida em 1992, Lina é autora do projeto do edifício do MASP entre outras obras significativas para as instituições culturais como o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Sesc Pompéia. A proposta abordará o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados por ela nos campos da arquitetura e do desenho industrial.

Vista da exposição 'A Mão do Povo Brasileiro 1969/2016', 2016. Foto: Eduardo Ortega

Introdução aos estudos de exposições e curadorias

com Ana Maria Maia
4.8-.1.9.2020 | ONLINE
19h-21h

O objetivo desse curso é apresentar uma perspectiva aos estudos de exposições e a curadoria como ferramenta teórica e prática com a qual se pode atuar no circuito de arte. Observando o contexto global, discutindo mostras marcantes e a participação de diversos agentes criativos, o curso abordará aspectos relativos a como essas ferramentas surgiram historicamente, ganharam densidade, contradições e diferentes nuances no decorrer das gerações e, ainda assim, permanecem e permanecerão em disputa.  

Vista da exposição África Negra, no segundo subsolo, 1988. Autoria desconhecida

Arte contemporânea africana: histórias, contextos e exposições

com Sabrina Moura
24.7-21.8.2020 | ONLINE
16H-18H

O curso introduz obras, contextos expositivos e conceitos relativos à produção artística africana, a partir dos anos 1960. Aqui, será examinada a emergência da cena contemporânea e o seu diálogo com o campo da arte global. Das práticas artísticas e curatoriais aos modos de expor, alunos irão discutir a revisão de marcadores que associam o campo da arte africana a uma temporalidade colonial. Cada aula será guiada por estudos de caso que iluminam as experiências históricas e políticas transversais às obras e exposições apresentadas. Além disso, os usos dos conceitos de moderno e contemporâneo serão situados em vista dos aportes teóricos que emergiram no campo da arte africana, a partir dos anos 2000.

Sallisa Rosa, 'Sem título', da série Resistência, 2017-2019, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição 'Histórias das mulheres, histórias feministas', 2019

Artes indígenas: por uma estética relacional ameríndia

com Els Lagrou
23.7-20.8.2020 | ONLINE
19H30-21H30

O curso Artes indígenas: por uma estética relacional ameríndia propõe um amplo diálogo entre o mundo da arte e a antropologia. A partir do renovado interesse pelo universo indígena, o curso apresentará diferentes caminhos no cenário artístico brasileiro já que artistas e curadores indígenas se fazem cada vez mais presentes no comum esforço de repensar as fronteiras, os cânones e as narrativas dos mundos da arte.  As cosmologias indígenas constituem verdadeiras ecosofias, filosofias e estéticas relacionais especializadas na negociação cosmopolítica com outras espécies vivas e podem nos mostrar caminhos de fuga dos impasses causados pela adoção de uma ontologia dualista que opõe homem e natureza.   

Victor Meirelles, 'Moema', 1866, acervo MASP, doação Indústrias Químicas e Farmacêuticas Schering S.A., 1949

Introdução a História da arte do Brasil: arte e crítica social

com Fernanda Pitta
23.7-20.8.2020 | ONLINE
19H-21H

Ainda que nas últimas décadas o esforço historiográfico de armar um quadro a respeito da arte feita no Brasil tenha aumentado consideravelmente, ele tem algo de um mosaico incompleto, mas sujeito à ruína. O curso tem como objetivo olhar para alguns artistas e obras-chave da coleção de arte brasileira do MASP e propor o exercício de analisá-las a partir de duas questões, aparentemente contraditórias, a tragédia e a paródia.

Maria Auxiliadora da Silva, 'Velório da noiva' (detalhe), 1974, acervo MASP, doação Fundação Edson Queiroz, 2015

Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP

com Hanayrá Negreiros
22.7-19.8.2020
19H-21H

Quais intersecções podem ser feitas entre as histórias da arte e as da moda no Brasil? O curso parte tanto desse questionamento quanto do legado das exposições Histórias afro-atlânticas e Histórias das mulheres, histórias feministas, realizadas pelo MASP em 2018 e 2019, respectivamente. A cada aula será abordado um artista brasileiro presente nessas mostras e que hoje tem obras no acervo do museu. O objetivo é inspirar discussões sobre os estudos do vestir e das artes como alternativas para pensar histórias e narrativas negras.  

Dalton Paula, 'João de Deus', 2018, acervo MASP, doação do artista no contexto da exposição 'Histórias afro-atlânticas', 2018

A representação negra na arte brasileira

com Kleber Amancio
21.7-18.8.2020 | ONLINE
19h-21h

Ao examinar a representação de pessoas negras na história da arte brasileira, o curso pretende retomar a análise de obras que, em dado momento, foram sintomaticamente esquecidas e/ou marginalizadas nas narrativas frequentes e dominantes. Voltado para o contexto brasileiro, o curso irá propor comparações entre a produção nacional e a arte produzida em outros contextos da diáspora negra. 

Lyz Parayzo, 'Bixinha', 2018, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Dançar as revoluções: modos feministas de criar

com Gabriela de Laurentiis
20.7-17.8.2020 | ONLINE
19H-21H

“Se não puder dançar, não é minha revolução”, disse a filósofa e ativista Emma Goldman, associando a ação de dançar a uma prática de liberdade. Apresentando trabalhos das artistas, Carrie Mae Weems, Anna Bella Geiger, Lygia Pape, Élle de Bernardini e Josefa Pereira, este curso volta-se às práticas da arte contemporânea que se aproximam poeticamente da imagem criada por Goldman. 

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.