MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Antônio Ferrigno, Rio Tamanduateí, São Paulo, SP, 1894, Coleção MASP B3, 2018

A invenção do Brasil na arte do século 19

Com Kleber Amancio
13.2 – 1.3.2023 | ONLINE
19H – 21H

O curso oferece uma visão renovada a respeito de como a arte produzida no Brasil do século 19 contribuiu para a invenção do país. A partir da análise pormenorizada de um conjunto de obras, combinada à leitura de documentos de outra natureza, serão exploradas as possibilidades de interlocução com os objetos de arte que levem em consideração seu papel na formação cultural do país.
 

Vincent van Gogh, A arlesiana, 1890, acervo MASP

Introdução à história da arte pelo acervo do MASP

Com Juliana Ferrari Guide
6 – 10.2.2023 | PRESENCIAL
19H – 21H

Este curso será um voo panorâmico em que, a partir das obras do acervo do MASP, serão discutidas e apresentadas algumas das principais características e modificações das artes visuais entre o Renascimento e os nossos dias. A partir de aulas expositivas e visitas guiadas, será realizado um percurso que buscará tanto oferecer aos alunos conteúdo histórico e analítico quanto despertar sua atenção para os elementos formais que a observação da obra ao vivo permite de forma única.

VAGAS ESGOTADAS!

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU), sem título, 2017, doação dos artistas, 2019

Caminhos indígenas, quilombolas e afro-diaspóricos para a descolonização

Com David Ribeiro
6 – 10.2.2023 | ONLINE
19H – 21H

Quais propostas oferecem indígenas e quilombolas para a superação dos problemas legados pela colonização e pela escravidão? Diante delas, o que cabe ao Estado, à sociedade, às ciências e aos museus na tarefa da efetiva descolonização? O curso buscará as respostas a essas questões nas políticas de patrimônio imaterial desenvolvidas junto aos Guarani Mbyá e às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, que servirão de referência para refletir sobre como mobilizar a cultura para comunicar narrativas plurais. A partir disso, serão discutidas as formas de abordar histórias de povos afetados pelo colonialismo e pela escravidão nos museus, considerando duas instituições europeias e algumas iniciativas brasileiras.
 

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.

Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.