MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta hoje com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes. 
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.
A próxima edição dos cursos de Histórias da arte tem início em agosto de 2019.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas duram uma semana e tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Hércules Barsotti, Sem título, 1975, acervo MASP, doação do artista, 1990

O lugar da imagem na literatura: moderna e contemporânea

com Veronica Stigger
2-6.3.2020
SEG-SEX
5 aulas
19h-21h30

O curso visa dar continuidade à exploração das estreitas relações entre literatura e artes visuais. Nesse momento, a ideia é mostrar como a imagem se torna, na modernidade e na contemporaneidade, uma das dimensões fundamentais da escrita literária, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais.

Sofonisba Anguissola, 'Autorretrato', sem data, acervo Fondation Custodia

Trajetórias extraordinárias: mulheres dos séculos 16 e 17 [NOTURNO]

com Juliana Ferrari Guide
17-20.2.2020
SEG-QUI
19H-21H30

Na esteira da recente exposição Histórias das Mulheres, realizada pelo MASP em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso propõe o estudo de cinco artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi. A cada aula, discutiremos a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas. 

Alfredo Volpi, 'Bandeiras brancas e verdes', sem data, comodato MASP Banco Central

Uma breve história da arte no Brasil

com Priscila Sacchettin
17-21.2.2020
SEG-SEX
15h-17h

O curso pretende introduzir a diversidade das manifestações artísticas no Brasil por meio da apresentação e discussão das singularidades culturais e históricas das diferentes linguagens plásticas. 

Nicolas Poussin, 'Himeneus travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo', 1634 - 1638, acervo MASP

Corpo, ritmo e dança: história da arte pelo acervo MASP

com Felipe Martinez
10-15.2.2020
SEG-SÁB
19h-21h

Iniciando as discussões e reflexões do ciclo de Histórias da dança este curso apresenta uma breve história da arte ocidental pelo acervo do MASP, partindo de reflexões sobre corpo e movimento. São palavras chave para este curso: dança, ritmo, movimento, dinâmica e gestualidade.

Detalhe das obras 'Clara' (2019) e 'discrepancias com X, #2' (2019) de Leonor Antunes

Leonor Antunes: visões arquitetônicas

com Denis Joelsons
10-14.2.2020
SEG-SEX
15h-17h30

A obra escultórica de Leonor Antunes trava uma relação dupla com o campo da arquitetura. De um lado, suas instalações tensionam o espaço expositivo e operam sobre a arquitetura preexistente. De outro, a artista recorre a um repertório formal emprestado de um grupo particular de arquitetos e designers que a inspiram, portanto, sua obra também dialoga com ambientes, objetos e histórias deslocados espacial e temporalmente da exposição. O curso se debruça sobre o universo de alguns personagens que a influenciaram.

Sofonisba Anguissola, 'Autorretrato', sem data, acervo Fondation Custodia

Trajetórias extraordinárias: mulheres dos séculos 16 e 17 [vespertino]

com Juliana Ferrari Guide
4-7.2.2020
ter-sex
16h-18h30

Na esteira da recente exposição Histórias das Mulheres, realizada pelo MASP em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso propõe o estudo de cinco artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi. A cada aula, discutiremos a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas. 

Orukwe/Felipe Torres, 'Kaya (Iemanjá) - Redandá', 2018

As roupas que dançam: trajes de cena em movimento

com Hanayrá Negreiros
3-7.2.2020
seg-sex
19h-21h

A partir do estudo de registros iconográficos e audiovisuais, o curso é um convite para descobrir o que as roupas podem enunciar através dos chamados trajes de cena, também conhecidos como figurinos, que ajudam a compor estéticas e visualidades de espetáculos e manifestações artísticas , presentes também no ato de dançar.

Gertrudes Altschul, 'Arquitetura ou Triângulo ou Composição', sem data, coleção MASP FCCB

As donas do espaço: arquitetura, design e feminismo

com Silvana Rubino
27-31.1.2020
seg-sex
19h-21h30

Nesse curso trataremos das trajetórias e obras de arquitetas mulheres. Abordaremos nomes conhecidos como Lina Bo Bardi e Charlotte Perriand, e também outros menos mencionados. Daremos ênfase às fundadoras presentes em escolas como Vhuktemas e Bauhaus, e também trabalharemos com fronteiras como as artes decorativas e o papel das reformadoras sociais. As aulas serão expositivas com bibliografia indicada e imagens. Ao final, teremos uma aula em das casas emblemáticas situadas em São Paulo, a Casa de Vidro

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.