O MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.
Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.
O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.
Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos presenciais e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br
As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
Este curso propõe um mergulho na história da gravura como linguagem visual e tecnologia de reprodução. A partir da análise de imagens originais e suas matrizes, serão discutidas as transformações que a gravura promoveu na circulação de ideias, saberes e imagens desde o século 15. As aulas abordam a gravura não apenas como forma artística, mas como ferramenta de pensamento, memória e invenção de mundos.
Os 30 primeiros inscritos ganharão o catálogo HULDA GUZMÁN: FRUTAS MILAGROSAS.
Qual a relação entre arte e ecologia? Ao visitar as exposições do MASP, podemos compreender com mais clareza o sentido da crise ambiental? O curso discutirá esses problemas a partir do surgimento do conceito de arte, no século 16, e de sua relação com a geometria da natureza. Analisaremos a paisagem na arte eurocêntrica como representação da natureza e sua transformação perante a Revolução Industrial e a sociedade de consumo. Tais referências nos ajudarão a diferenciar uma perspectiva do problema ecológico como crise da paisagem de outra, como crise social e econômica, reflexão desenvolvida em visitas a mostras do MASP.
Mirtes Marins de Oliveira é doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordena a Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Atua como curadora desde 2014, com projetos em instituições como Galeria Jaqueline Martins, Instituto Figueiredo Ferraz, Paço das Artes e Memorial do Ministério Público – RJ. Publicou textos e organizou livros sobre arte e educação nacionais e internacionais, entre eles Histórias das exposições (2016) e Gretta Sarfaty (2024). Seu trabalho articula arte, política e educação, com foco em práticas curatoriais críticas e contextuais.
A pintura de Monet foi fundamental tanto para o estabelecimento do impressionismo quanto para a construção de um novo modo de pensar a pintura, que propunha uma relação direta entre o artista e os fenômenos luminosos do mundo visível.
Com isso em mente, o curso vai tratar da carreira e das obras de Claude Monet em quatro aulas, de modo a entender como elas se relacionam com as mudanças artísticas, econômicas e climáticas de sua época
Com o objetivo de orientar estudantes e jovens artistas no planejamento para documentação e preservação de trabalhos instalativos, o curso experimenta analisar obras de arte contemporânea sob uma ótica projetual, onde o trabalho final resulta da combinação entre intenções subjetivas e suportes materiais que potencializam os conceitos trabalhados. Se essa abordagem visa analisar museologicamente as obras para que decisões de preservação sejam tomadas, o curso defende que a correta documentação (plantas técnicas, instruções de montagem, lista de materiais, entrevistas, etc) se apresenta como chave essencial para que instalações de vídeo, instalações espaciais, web-art e performances possam ser corretamente compreendidas, preservadas em acervo e exibidas no futuro.
A partir de obras significativas de livros e fotolivros de artistas que integram o acervo do MASP, além de outros exemplares que se destacam como referências em experimentação criativa, os encontros exploram as diversas maneiras pelas quais o (foto)livro se configura como um artefato artístico. A proposta é compreender seu potencial enquanto linguagem autônoma, que vai além da função tradicionalmente atribuída ao livro como mero mediador da narrativa literária e da transparência esperada nesse contexto.
O curso irá apresentar uma visão abrangente da presença das formas geométricas no campo das visualidades modernas e contemporâneas, abordando como artistas de origens diversas se apropriaram da geometria como uma linguagem coletiva, ancorada em diferentes tradições culturais, no Brasil e no exterior. Sem se ater propriamente em movimentos históricos específicos, pretende colocar em diálogo obras que partiram da linguagem geométrica como o “marco zero” da representação para expandir os sentidos da visualidade e da arte até hoje.
O curso apresenta e analisa parte da produção artística e expositiva a partir das vanguardas do início do século 20 até os dias atuais, articulando as práticas em diferentes continentes e estimulando a revisitação desses tópicos a partir de questões de hoje. De uma perspectiva da História Social, explora as invenções e cruzamento de novas linguagens propostas por artistas, arquitetos e designers, apontando eixos que caracterizam os modernismos, seus desdobramentos e as proposições contemporâneas em diálogo com essas tradições e com seu próprio contexto, a partir, principalmente da ação do MASP como museu contemporâneo. O objetivo é que cada encontro possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos atuais.
O curso propõe uma abordagem aprofundada sobre as práticas curatoriais e suas transformações ao longo do tempo. A partir da análise de casos e referências teóricas, os participantes serão introduzidos às etapas que envolvem a criação e gestão de exposições, como a seleção de obras, a estruturação do discurso expositivo e as estratégias para engajamento do público. O curso também discute o papel das exposições na reinterpretação da história da arte e na promoção de discursos mais inclusivos e diversos.
Este curso é o primeiro de uma trilha de 6 cursos independentes um do outro, que tratam a curadoria e produção de exposições. Por meio de apresentações e debates sobre exposições emblemáticas que redefiniram a concepção de exibição, inovando tanto no campo artístico quanto no design, o curso investiga as transformações da narrativa expositiva ao longo da história ocidental. O percurso abrange desde as práticas das Câmaras das Maravilhas e as experiências das exposições universais até as propostas das vanguardas europeias e os debates curatoriais e expositivos do pós-Segunda Guerra, chegando a ações mais recentes. Nesse processo, busca-se uma revisão histórica que destaque a pluralidade de perspectivas, promovendo uma análise crítica das abordagens expositivas hegemônicas à luz dos debates contemporâneos em arte e curadoria.
O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores oriundos da rede pública de educação básica. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 80% de presença.
A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.
Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.