MASP

Masp
Escola

Os cursos oferecidos pelo MASP Escola são de caráter livre e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Histórias
da Arte

Os cursos de Histórias da arte do MASP Escola estão estruturados em programas semestrais. Os três cursos oferecidos são independentes e complementares cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.

Em comum os três programas compartilham do foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos.

Cada curso terá em média 16 aulas e é liderado por um professor que, por sua vez, convida especialistas para ministrar conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento em temas especí cos e a pluralidade de vozes. Dessa forma, os alunos terão acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

A próxima edição dos cursos terá início em março de 2018, as matriculas estarão abertas a partir de janeiro, para mais detalhes escrever para: escola@masp.org.br

Vincent van Gogh, Passeio ao crepúsculo, 1889 - 1890 e Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499 - 1502

Histórias da arte: desenho e cor; o debate da pintura pelo acervo do MASP

26.9-12.12.2018
QUA
19H30-21H30

Este curso propõe percorrer um dos debates mais recorrentes na história da arte ocidental, entre os partidários do desenho e os defensores da cor. Abordaremos, a partir de um panorama de obras e artistas pertencentes ao acervo do MASP, momentos-chave desse debate. 

Detalhe da imagem: Delacroix

Histórias da arte: a arte do século 19 – de David a Van Gogh

14.8-27.11.2018
terças-feiras
19h30-21h30

Este curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a época da Revolução Francesa, a partir da arte de Jacques-Louis David, até o começo da arte moderna.

Detalhes das imagens: Autor desconhecido,

Histórias da arte: moderno e contemporâneo

13.8-10.12
segundas-feiras
19h30-21h30

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos.

Curso
Intensivo

Na tradição ocidental a narrativa é uma forma indispensável para ordenar eventos no tempo. Da mesma maneira, a arte gurativa organizou-se em torno do desejo de dar um sentido uni cado às formas no espaço – criando frequentemente imagens que contam histórias. Quando nos deparamos com uma imagem gurativa, é difícil não construir uma narrativa imediata para ela – daquele momento retratado, do seu antes, do seu depois. O presente curso vai examinar, a partir de obras do acervo do MASP, algumas das formas narrativas presentes na pintura ocidental explorando seus elementos chave – o tempo, o espaço e o personagem – a m de discutir as diferentes maneiras pelas quais uma imagem é capaz de contar histórias.

Estudos
Críticos

Sempre às quintas-feiras, o MASP Escola oferece cursos intensivos sobre tópicos específicos da cultura contemporânea. A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos temas. Este programa se pretende como um espaço de debate que possibilite a reflexão sobre a arte em suas intersecções com questões políticas e sociais.

Suzanne Valadon, Nus,1919, Coleção MASP

Modos feministas de criar: transgressões das identidades

8,9,29 e 30.11
QUI E SEX
19h-22h

O curso abordará poéticas de artistas visuais, procurando sublinhar os modos como elas operam por uma série de práticas discursivas e imagéticas instauradoras de divisões binárias tais como público/privado, natureza/cultura, superior/inferior e homem/mulher. O objetivo do curso é apresentar, em quatro encontros, trabalhos que tensionam essas divisões e entram em conversações com os debates políticos contemporâneos. Serão abordadas artistas como Carrie Mae Weems, Leticia Parente, Louise Bourgeois, Lygia Pape, Madalena Schwartz, Nan Goldin, entre outras. 

BOLSA
PARA PROFESSORES

O MASP oferece bolsas de estudo nos cursos do MASP Escola para professores da rede pública que atuem em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com, no máximo, uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição pede uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos professores bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastramento do site MASP Inscrições e selecione a opção "Bolsas para professores da rede pública" na página de cada curso.