MASP

Masp
Escola

Os cursos oferecidos pelo MASP Escola são de caráter livre e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Histórias
da Arte

Os cursos de Histórias da arte do MASP Escola estão estruturados em programas semestrais. Os três cursos oferecidos são independentes e complementares cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.

Em comum os três programas compartilham do foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos.

Cada curso terá em média 16 aulas e é liderado por um professor que, por sua vez, convida especialistas para ministrar conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento em temas especí cos e a pluralidade de vozes. Dessa forma, os alunos terão acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

A próxima edição dos cursos terá início em março de 2018, as matriculas estarão abertas a partir de janeiro, para mais detalhes escrever para: escola@masp.org.br

Detalhes das imagens: Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502 e Hieronymus Bosch, As tentações de Santo Antão, c. 1500

Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento - 5ª edição

14.3 a 27.6.2018
Quartas-feiras
19h30 às 21h30

Os europeus chegaram à América no apogeu do chamado Renascimento. Naquela época, o redescobrimento da cultura greco-romana e a valorização do saber prático deram um novo e destacado papel ao conhecimento visual e aos artistas, ampliado pela difusão crescente das imagens impressas. O contato com terras, povos e temas antes desconhecidos provocou também interpretações excêntricas dos modelos em busca de uma linguagem adequada a conteúdos inéditos: o Anti-renascimento. 

Detalhes das imagens: Paul Gauguin, Pobre pescador, 1896 e Autor desconhecido, Exu, séc. 20

Histórias da arte: moderna e contemporânea - 5ª edição

13.3 a 10.7.2018
Terças-feiras
19h30 às 21h30

O curso tem por objetivo discutir a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. 

Detalhe das imagens: Autoria desconhecida, Virgem de Copacabana, 1720-1730 e Manufatura dos Gobelins, Os dois touros, 1723 e Rembrandt van Rjin e ateliê.

Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina - 5ª edição

12.3 a 25.6.2018
Segundas-feiras
19H30 e 21H30

O curso introduz os diversos significados da noção de “barroco” na arte da Europa e da América Latina. São abordadas a transferência e circulação de modelos europeus, bem como o desenvolvimento de manifestações originais e multiculturais nos diferentes contextos latino-americanos nos séculos 17 e 18. 

Curso
Intensivo

Na tradição ocidental a narrativa é uma forma indispensável para ordenar eventos no tempo. Da mesma maneira, a arte gurativa organizou-se em torno do desejo de dar um sentido uni cado às formas no espaço – criando frequentemente imagens que contam histórias. Quando nos deparamos com uma imagem gurativa, é difícil não construir uma narrativa imediata para ela – daquele momento retratado, do seu antes, do seu depois. O presente curso vai examinar, a partir de obras do acervo do MASP, algumas das formas narrativas presentes na pintura ocidental explorando seus elementos chave – o tempo, o espaço e o personagem – a m de discutir as diferentes maneiras pelas quais uma imagem é capaz de contar histórias.

Girolamo Santacroce, Deus Pai, circa 1530, acervo MASP, Doação Geremia Lunardelli, 1947

Escultura: da Grécia antiga ao Barroco

2.5 a 27.6.2018
Quartas-feiras
15h às 17h

O curso apresentará um olhar histórico sobre a escultura a partir da crise da do Império Romano até o Barroco, focando nos artistas de maior destaque dos períodos, no desenvolvimento das técnicas e dos materiais utilizados.

Eugène Delacroix, O verão - Diana surpreendida por Acteão, 1856 - 1863 e Jean-Baptiste Camille Corot, Cigana com bandolim, 1874, Acervo MASP

Clássico e romântico: releituras sobre arte no século 19

19.4 a 14.6.2018
Quintas-feiras
15 às 17h

O objetivo do curso é estudar as manifestações artísticas que ocorreram no mundo ocidental ao longo do século 19. As aulas serão estruturadas em torno da oposição dos conceitos de clássico e romântico, de modo a entender a produção artística que começa no período da Revolução Francesa e vai até o nascimento da arte moderna. 

Victor Meirelles, Moema, 1866, Doação, Indústrias Químicas e Farmacêuticas Schering S.A., 1949, Acervo MASP.

Um panorama da arte no Brasil a partir do acervo do MASP

16.4.2018 a 11.06.2018
Segundas-feiras
15h às 17h

O objetivo do curso é uma investigação das energias que nortearam a arte produzida no Brasil desde suas origens ameríndias, lusitanas e negras, passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial, o estabelecimento da Academia Imperial de Belas-Artes e o advento da modernidade, para chegar até os dias de hoje.

Estudos
Críticos

Sempre às quintas-feiras, o MASP Escola oferece cursos intensivos sobre tópicos específicos da cultura contemporânea. A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos temas. Este programa se pretende como um espaço de debate que possibilite a reflexão sobre a arte em suas intersecções com questões políticas e sociais.

Eustáquio Neves, "Série memória black Maria", 1995, Doação Pirelli, 1996, Acervo MASP.

Tempo Negro: entre memórias, práticas artísticas e de resistência

07 a 28.6.2018
Quintas-feiras
19h às 22h

O curso tem como objetivo apresentar como se dão os processos de ressignificação e desconstrução dos estereótipos raciais por meio das experiências estéticas. Para tanto, analisa como o mito negro se forma sob a ideia de uma lei da raça, mostrando que ao longo da história, através da memória do corpo e dos diferentes usos da linguagem, as práticas artísticas se encontram nas encruzilhadas da resistência.

Mario Cravo Neto, Mona Lisa, 1989, Doação Pirelli, 1994, Acervo MASP.

África-Áfricas: do que sabemos e o que ensinamos?

10 a 31.5.2018
Quintas-feiras
19h às 22h

Nesse curso pretende-se abordar as questões em torno da historiografia, ensino e pesquisa sobre África, e as frequentes implicações de recortes e simplificações normativas atribuídos a este continente que por muito tempo nos legaram análises profundamente estigmatizadas. 

BOLSA
PARA PROFESSORES

O MASP oferece bolsas de estudo nos cursos do MASP Escola para professores da rede pública que atuem em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com, no máximo, uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição pede uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos professores bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastramento do site MASP Inscrições e selecione a opção "Bolsas para professores da rede pública" na página de cada curso.