MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta hoje com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes. 
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.
A próxima edição dos cursos de Histórias da arte tem início em março de 2019. 

Histórias da arte: arte do século 19 – de David a Van Gogh

19.3 a 2.7.19
Terças-feiras
19h30 às 21h30

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico...

Detalhes das imagens: Autor desconhecido, Exu, séc. 20 e Paul Gauguin, Pobre pescador, 1896 2

Histórias da arte: moderna e contemporânea

13.3-10.7
quartas-feiras
19h30-21h30

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos...

Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto

11.3 a 01.7.19
segundas-feiras
19h30 às 21h30

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje...

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas duram uma semana e tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Vaca, 1978

O lugar da palavra na arte moderna e contemporânea

2, 9, 16, 23 e 30.5.19
QUINTAS-FEIRAS
19h às 22h

O curso visa explorar as estreitas relações entre literatura e artes visuais na obra de certos artistas modernos e contemporâneos. A ideia é mostrar como a palavra se torna, na modernidade e na contemporaneidade, uma das dimensões fundamentais do ato artístico, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais.

Tarsila do Amaral, Um só, 1930

Em torno de Tarsila

4-25.4
quintas-feiras
19h-22h

Tomando como ponto de partida a exposição Tarsila popular, o curso abordará algumas questões que tangenciam a produção da pintora de Abaporu. Em primeiro lugar, será examinada a coleção de arte moderna da artista, tanto no que diz respeito à sua formação quanto a possíveis diálogos com seu trabalho.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

Autor desconhecido, Sem título (Nossa Senhora), sem data, doação Dr. Osório César (Hospital Psiquiátrico do Juquery), 1974

Pérolas imperfeitas: as relações entre o barroco e o modernismo no Brasil

17.4-12.6
quartas-feiras
15h-17h

O curso terá duas palestras de pesquisadoras convidadas a apresentar dois temas associados à chave analítica da articulação barroco-moderno, abordando tanto a contribuição de Tarsila do Amaral quanto a de Lina Bo Bardi a esse processo. Debateremos o uso da expressão barroco em seu sentido histórico e nas acepções com que tem sido utilizada no ambiente estabelecido pela crítica nacional. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.