MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte – da tradição à arte moderna

Horário
19h - 21h
Duração do Módulo
18.8 - 17.11.2025
SEGUNDAS-FEIRAS
14 AULAS
19h - 21h
ONLINE
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$359,80
AMIGO MASP  5X R$ 305,83
Professores
Felipe Martinez
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso vai explorar as mudanças artísticas, econômicas e sociais ocorridas no ocidente durante o século 19. Ao longo das aulas será visto como a arte da tradição europeia, presente na obra de nomes como Jacques-Louis David ou Jean-Auguste Ingres, cedeu lugar a práticas artísticas que posteriormente ficaram conhecidas como arte moderna. O curso compreende o período que vai da Revolução Francesa (1789) até a Primeira Guerra Mundial (1914), conhecido como o “longo século 20” pela maioria dos historiadores. Por se tratar de um período amplo, serão destacados aspectos introdutórios de movimentos como o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo.

A primeira metade do curso vai mostrar como a pintura de história foi perdendo espaço ao longo dos anos e a pintura de paisagem ganhou terreno. Além disso, também será estudado como a situação do artista na sociedade se modificou ao longo dos anos. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística. 

IMPORTANTE | As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 80% de presença nas aulas síncronas.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 18.8.2025 | Arte e revolução
A primeira aula vai apresentar os principais tópicos do curso e mostrar qual era a situação do ambiente artístico europeu no final do século 18 e começo do século 19, período da Revolução Francesa. Também serão estudadas noções de classicismo, academia e tradição.

Aula 2 – 25.8.2025 | O Neoclassicismo e a Pintura de História
O segundo encontro vai abordar os fundamentos da pintura neoclássica na obra de Jacques-Louis David, o principal pintor durante a Revolução Francesa. 

Aula 3 – 1.9.2025 | Linear e pictórico: Ingres e Delacroix
A terceira aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix, dando destaque para as diferenças estilísticas entre os dois artistas.

Aula 4 – 8.9.2025 | Courbet, Manet e o caminho para o impressionismo
Neste encontro, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet foram fundamentais nas mudanças ocorridas na arte europeia em meados do século e na preparação para as condições que permitiriam o surgimento do impressionismo.

Aula 5 – 15.09.2025 | Mulheres artistas no século 19
Conferência com Mariana Leme
A conferência vai mostrar como as carreiras das pintoras Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond foram importantes no desenvolvimento da época da pintura impressionista. A palestra também vai explorar os desafios encontrados por uma mulher artista na França das décadas finais do século 19. 

Aula 6 - 22.9.2025 | Renoir e o impressionismo
Conferência com Juliana Guide
No sexto encontro, será visto como a carreira de Pierre Auguste Renoir foi central no desenvolvimento do impressionismo, com destaque para as suas obras na coleção do MASP. 

Aula 7 - 29.9.2025 | Marianne à brasileira: imagens do Brasil republicano 
Conferência com Carlos Lima
A conferência discutirá a arte produzida nos primeiros anos do Brasil republicano e como ela está conectada ao Império e ao contexto internacional.

Aula 8 - 6.10.2025 | Claude Monet – à luz da natureza
Nesta aula, veremos como a pintura de Claude Monet é central nos desenvolvimentos do impressionismo e também um exemplo de um novo tipo de carreira para pintores nos anos finais do século 19. 

Aula 9 - 13.10.2025 | O pontilhismo 
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as diversas vertentes do pós-impressionismo, como o pontilhismo. Destaque para a obra de Georges Seurat e Paul Signac.

Aula 10 - 20.10.2025 | Edgar Degas e Toulouse-Lautrec
A décima aula vai tratar das obras de Edgard Degas e Toulouse-Lautrec e mostrar como esses artistas não podem ser facilmente classificáveis em nenhum movimento artístico da época. Também será visto como a obra dos pintores se aproxima. 

Aula 11 - 27.10.2025 | Vincent van Gogh – os primeiros anos
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh em seus primeiros trabalhos como artista na Holanda, passando por sua relação com os camponeses locais e sua descoberta da arte japonesa. 

Aula 12 – 3.11.2025 | Vincent van Gogh – do asilo ao suicídio
Este encontro vai tratar dos anos finais da vida de Vincent van Gogh, dando destaque para suas pinturas mais célebres, como o Quarto do Artista e a Noite Estrelada. Veremos que os anos que antecedem seu suicídio foram também os anos em que produziu suas maiores obras.

Aula 13 – 10.11.2025 | Paul Gauguin – simbolismo e o primitivismo
Na décima aula, veremos como os movimentos ligados ao chamado pós-impressionismo se consolidaram na esteira do impressionismo. Destaque para as obras de Toulouse-Lautrec. 

Aula 14 – 17.11.2025 | Paul Cézanne – o caminho para as vanguardas
Neste encontro, veremos como a arte de Paul Cézanne preparou o caminho para as manifestações de vanguarda da arte do começo do século 20, nas obras de nomes como Picasso e Matisse.
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Amsterdam e pelo MAC USP. Atua como professor na Universidade de Leiden, na Casa do Saber e na pós-graduação em museologia da PUC-SP. É autor de “O Escolar de Vincent van Gogh” (Edusp) e tradutor de “Cartas a Theo” (Editora 34).

Conferencistas

Carlos Lima Junior é doutor em Estética e História da Arte pela USP e professor do curso de Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. É pesquisador de pós-doutorado do departamento de História do IFCH Unicamp e fez parte da equipe curatorial da Exposição Memórias da Independência no Museu do Ipiranga, reaberto em 2022.

Juliana Guide é professora do MASP Escola, mestre e doutoranda em estudos da Tradição Clássica pela Unicamp. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da Antiguidade e em artistas mulheres na Itália do século 17. Ministrou o curso Renoir em Foco, no primeiro semestre de 2025, na Escola MASP.

Mariana Leme, curadora, pesquisadora e mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Em sua dissertação, estudou a relação entre branquitude, colonialismo, cultura visual francesa e a obra da modernista Marie Laurencin. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe do MASP, onde curou as exposições Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, com Pablo Thiago Rocca) e Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, com Lilia Schwarcz e Julia Bryan-Wilson).

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP