Aula 1 – 18.8.2025 | Arte e revolução
A primeira aula vai apresentar os principais tópicos do curso e mostrar qual era a situação do ambiente artístico europeu no final do século 18 e começo do século 19, período da Revolução Francesa. Também serão estudadas noções de classicismo, academia e tradição.
Aula 2 – 25.8.2025 | O Neoclassicismo e a Pintura de História
O segundo encontro vai abordar os fundamentos da pintura neoclássica na obra de Jacques-Louis David, o principal pintor durante a Revolução Francesa.
Aula 3 – 1.9.2025 | Linear e pictórico: Ingres e Delacroix
A terceira aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix, dando destaque para as diferenças estilísticas entre os dois artistas.
Aula 4 – 8.9.2025 | Courbet, Manet e o caminho para o impressionismo
Neste encontro, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet foram fundamentais nas mudanças ocorridas na arte europeia em meados do século e na preparação para as condições que permitiriam o surgimento do impressionismo.
Aula 5 – 15.09.2025 | Mulheres artistas no século 19
Conferência com Mariana Leme
A conferência vai mostrar como as carreiras das pintoras Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond foram importantes no desenvolvimento da época da pintura impressionista. A palestra também vai explorar os desafios encontrados por uma mulher artista na França das décadas finais do século 19.
Aula 6 - 22.9.2025 | Renoir e o impressionismo
Conferência com Juliana Guide
No sexto encontro, será visto como a carreira de Pierre Auguste Renoir foi central no desenvolvimento do impressionismo, com destaque para as suas obras na coleção do MASP.
Aula 7 - 29.9.2025 | Marianne à brasileira: imagens do Brasil republicano
Conferência com Carlos Lima
A conferência discutirá a arte produzida nos primeiros anos do Brasil republicano e como ela está conectada ao Império e ao contexto internacional.
Aula 8 - 6.10.2025 | Claude Monet – à luz da natureza
Nesta aula, veremos como a pintura de Claude Monet é central nos desenvolvimentos do impressionismo e também um exemplo de um novo tipo de carreira para pintores nos anos finais do século 19.
Aula 9 - 13.10.2025 | O pontilhismo
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as diversas vertentes do pós-impressionismo, como o pontilhismo. Destaque para a obra de Georges Seurat e Paul Signac.
Aula 10 - 20.10.2025 | Edgar Degas e Toulouse-Lautrec
A décima aula vai tratar das obras de Edgard Degas e Toulouse-Lautrec e mostrar como esses artistas não podem ser facilmente classificáveis em nenhum movimento artístico da época. Também será visto como a obra dos pintores se aproxima.
Aula 11 - 27.10.2025 | Vincent van Gogh – os primeiros anos
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh em seus primeiros trabalhos como artista na Holanda, passando por sua relação com os camponeses locais e sua descoberta da arte japonesa.
Aula 12 – 3.11.2025 | Vincent van Gogh – do asilo ao suicídio
Este encontro vai tratar dos anos finais da vida de Vincent van Gogh, dando destaque para suas pinturas mais célebres, como o Quarto do Artista e a Noite Estrelada. Veremos que os anos que antecedem seu suicídio foram também os anos em que produziu suas maiores obras.
Aula 13 – 10.11.2025 | Paul Gauguin – simbolismo e o primitivismo
Na décima aula, veremos como os movimentos ligados ao chamado pós-impressionismo se consolidaram na esteira do impressionismo. Destaque para as obras de Toulouse-Lautrec.
Aula 14 – 17.11.2025 | Paul Cézanne – o caminho para as vanguardas
Neste encontro, veremos como a arte de Paul Cézanne preparou o caminho para as manifestações de vanguarda da arte do começo do século 20, nas obras de nomes como Picasso e Matisse.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Amsterdam e pelo MAC USP. Atua como professor na Universidade de Leiden, na Casa do Saber e na pós-graduação em museologia da PUC-SP. É autor de “O Escolar de Vincent van Gogh” (Edusp) e tradutor de “Cartas a Theo” (Editora 34).