MASP

Histórias
da Arte

Os cursos de Histórias da arte do MASP Escola estão estruturados em programas semestrais. Os três cursos oferecidos são independentes e complementares cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.

Em comum os três programas compartilham do foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos.

Cada curso terá em média 16 aulas e é liderado por um professor que, por sua vez, convida especialistas para ministrar conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento em temas especí cos e a pluralidade de vozes. Dessa forma, os alunos terão acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

A próxima edição dos cursos terá início em março de 2018, as matriculas estarão abertas a partir de janeiro, para mais detalhes escrever para: escola@masp.org.br

Detalhes das imagens: Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502 e Hieronymus Bosch, As tentações de Santo Antão, c. 1500

Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento - 5ª edição

14.3 a 27.6.2018
Quartas-feiras
19h30 às 21h30

Os europeus chegaram à América no apogeu do chamado Renascimento. Naquela época, o redescobrimento da cultura greco-romana e a valorização do saber prático deram um novo e destacado papel ao conhecimento visual e aos artistas, ampliado pela difusão crescente das imagens impressas. O contato com terras, povos e temas antes desconhecidos provocou também interpretações excêntricas dos modelos em busca de uma linguagem adequada a conteúdos inéditos: o Anti-renascimento. 

Detalhes das imagens: Paul Gauguin, Pobre pescador, 1896 e Autor desconhecido, Exu, séc. 20

Histórias da arte: moderna e contemporânea - 5ª edição

13.3 a 10.7.2018
Terças-feiras
19h30 às 21h30

O curso tem por objetivo discutir a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. 

Detalhe das imagens: Autoria desconhecida, Virgem de Copacabana, 1720-1730 e Manufatura dos Gobelins, Os dois touros, 1723 e Rembrandt van Rjin e ateliê.

Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina - 5ª edição

12.3 a 25.6.2018
Segundas-feiras
19H30 e 21H30

O curso introduz os diversos significados da noção de “barroco” na arte da Europa e da América Latina. São abordadas a transferência e circulação de modelos europeus, bem como o desenvolvimento de manifestações originais e multiculturais nos diferentes contextos latino-americanos nos séculos 17 e 18. 

Anteriores