Os cursos de Histórias da Arte são oferecidos semestralmente e organizados em um módulo que reúne quatro cursos independentes, porém complementares. Juntos, eles abrangem um arco histórico que vai do século 14 ao 21.
O diferencial está no enfoque em histórias abertas, plurais e diversas, que exploram múltiplos territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso, o módulo é intitulado “Histórias” e não “História” da Arte.
Cada curso, com cerca de 14 aulas, é conduzido por um professor especializado e conta com a participação de convidados que ministram conferências ao longo do semestre. Esse formato permite um mergulho aprofundado em temas específicos e valoriza a pluralidade de perspectivas.
Assim, os participantes têm acesso a um panorama abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com as obras da coleção do MASP.
O MASP conta com uma coleção de arte italiana excepcional em sua extensão e escopo. A lista inclui nomes famosos como Rafael, Tiziano, Botticelli, Andrea Mantegna, Tintoretto, mas também obras de artistas menos conhecidos que integraram matrizes importantes da arte italiana no período mencionado - artistas do círculo de Leonardo da Vinci, Bronzino, Caravaggio, Bernini, Tiepolo, entre outros. Desta forma, estudar arte italiana no MASP é uma experiência única em contexto brasileiro. O curso tem como objetivo oferecer aos participantes um painel com algumas das questões históricas, teóricas e técnicas mais importantes para que a fruição das obras italianas do Renascimento e Barroco presentes no acervo seja mais rica e ampla. O programa consiste em 10 aulas teóricas, duas demonstrações práticas de técnica de pintura com o artista visual João Guilherme Parisi e duas visitas exclusivas ao acervo.
Este curso propõe um percurso pelas transformações da arte moderna e contemporânea do início do século 20 até os dias atuais, com foco em experiências artísticas, exposições marcantes e debates que moldaram o campo das artes visuais. A partir da análise de obras, projetos curatoriais e movimentos históricos, as aulas tratam de temas como as vanguardas europeias, os modernismos latino-americanos, os museus e a crítica institucional, além de produções recentes ligadas à arte indígena, à diáspora africana e aos feminismos.
Além das aulas expositivas, o curso contará com conferências de convidados e visitas orientadas à exposição Acervo em Transformação e ao Centro de Pesquisa do MASP. A proposta é oferecer ferramentas conceituais e práticas para uma leitura crítica das imagens e das formas de exibição da arte no século 20 e 21.