Aula 1 – 19.08.2025 | Arte & Política
Nesta aula de introdução, vamos debater a relação intrínseca entre arte e política, explorando como as manifestações artísticas podem refletir, subverter e influenciar contextos políticos.
Obra de referência: Luiz Zerbini - A Primeira Missa
Aula 2 – 26.08.2025 | Os viajantes e a Invenção do Brasil
A aula analisa as representações do Brasil produzidas por viajantes estrangeiros no Brasil colonial. Discutiremos como essas imagens ajudaram a construir estereótipos e identidades sobre o país, seus povos e paisagens.
Obra de referência: Frans Post - Vista da Ilha de Itamaracá
Aula 3 – 02.09.2025 | Representação negra na América Afro-latina no século 18
Conferência com Angélica María Sánchez Barona
Análise das representações negras no vice-reinado espanhol no século 18, com foco em padrões iconográficos e suas descontinuidades na América Afro-latina.
Aula 4 – 09.09.2025 | As Bellas Artes e a Construção da Nacionalidade no Século 19
Esta aula abordará como a arte brasileira tem sido campo de expressão e embate acerca da identidade nacional. Analisaremos o papel dos artistas na construção dos Brasis e como essas experiências moldam o ambiente artístico nacional.
Obra de referência: Pedro Américo - Independência ou Morte
Aula 5 – 16.09.2025 | A Escola de Belas Artes da Bahia
A aula será focada em artistas que desenvolveram suas carreiras a partir da Escola de Belas Artes da Bahia. Essa abordagem permitirá compreender a realidade nacional de maneira ampliada posto que se deslocará do eixo Rio-São Paulo.
Obra de referência: Presciliano Silva - Entrada do Exército LIbertador
Aula 6 – 23.09.2025 | O Modernismo da Semana de 22
O foco desta aula estará, de um lado, na ruptura com as tradições acadêmicas, a busca por uma arte nacional e a experimentação com novas formas e técnicas e contextos, assim como na análise crítica das narrativas que se edificaram a partir da semana de arte moderna.
Obra de referência: Tarsila do Amaral - A negra
Aula 7 – 30.09.2025 | Astúcias e artimanhas: estratégias de resistência na arte brasileira do século 20.
Conferência com Camila Querin
A aula discute formas de resistência presentes na arte brasileira do século 20. Analisa como artistas responderam a contextos de tensão social, política e cultural.
Aula 8 – 07.10.2025 | A pintura da Modernidade
Essa aula será focada na obra do pintor carioca Arthur Timotheo da Costa (1882-1922). Analisaremos sua crítica contundente ao projeto de país que estava a ser impetrado pela burguesia carioca.
Obra de referência: Arthur Timotheo da Costa - Retrato de Menino
Aula 9 – 14.10.2025 | Arte naify (?)
Debateremos o conceito de arte afro-brasileira, tanto os diferentes sentidos que ele assume ao longo do tempo quanto os embates que o cercam no debate contemporâneo.
Obra de referência: Maria Auxiliadora Silva - Mobral
Aula 10 – 21.10.2025 | Arte Indígena
Esta aula investigará a arte indígena brasileira, abordando suas diversas expressões e significados dentro das culturas originárias.
Obra de referência: Jaider Esbell - Arikba, a mulher de Makunaimi
Aula 11 – 28.10.2025 | Performance e artes do corpo
A aula se concentrará na performance e nas artes do corpo, explorando como essas formas artísticas desafiam limites e conceitos tradicionais de arte, espaço e identidade tendo o corpo como suporte.
Obra de referência: Jota Mombaça - O que não tem espaço está em todo lugar
Aula 12 – 04.11.2025 | Arte Afro-Brasileira
Debateremos o conceito de arte afro-brasileira, tanto os diferentes sentidos que ele assume ao longo do tempo quanto os embates que o cercam no debate contemporâneo.
Obra de referência: Dalton Paula - Zeferina
Aula 13 – 11.11.2025 | Artistas Mulheres
Nesta aula, discutiremos a produção artística de mulheres no Brasil, abordando como suas obras exploram questões de identidade, gênero, raça e poder, desafiando convenções sociais e artísticas.
Obra de referência: Rosana Paulino - A permanência das estruturas
Aula 14 – 18.11.2025 | Pixo, Grafite & Arte Urbana
A aula abordará as linguagens do pixo, graffiti e arte urbana, explorando como esses movimentos têm influenciado a arte contemporânea no Brasil. Discutiremos as manifestações visuais nas ruas e as questões de pertencimento, resistência e a nova forma de arte pública que desafia as normas tradicionais e institucionais.
Obra de referência: Os gêmeos - O estrangeiro
Kleber Amancio
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. É professor no CECULT vinculado à UFRB. Atualmente é Non Resident Fellow no Hutchins Center da Harvard University (2025-2026). Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.