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Histórias da Arte Brasileira em movimento

1
Horário
19H - 21H
Duração do Módulo
19.8 - 18.11.2025
TERÇAS-FEIRAS
14 AULAS
19H - 21H
ONLINE
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$359,80
AMIGO MASP  5X R$ 305,83
Professores
Kleber Amancio
Especialistas Convidados
Angélica María Sánchez Barona
Camilla Querin
Inscreva-se
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso apresenta um panorama da arte brasileira do século 19 até a atualidade, a partir de obras que ajudam a compreender as transformações sociais, políticas e culturais do país. A cada encontro, uma imagem será analisada em profundidade, servindo de ponto de partida para discutir temas como identidade nacional, representação visual, história social e modos de criar e ver arte em diferentes tempos e contextos.
Ao longo das aulas, serão explorados momentos-chave da história da arte brasileira: passando pelo modernismo e seus desdobramentos, até produções contemporâneas ligadas à arte urbana, às performances, às culturas afro-brasileira e indígena.
O curso será ministrado por Kleber Amancio e contará com duas conferências convidadas que ampliam os debates sobre arte afro latino-americana e crítica institucional. A proposta combina leitura de imagem, reflexão teórica e análise de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Maria Auxiliadora, Dalton Paula, Jota Mombaça, entre outros.
Voltado a pessoas interessadas em arte, cultura brasileira e pensamento crítico, o curso oferece ferramentas para pensar a arte no Brasil em movimento e em diálogo com seu tempo.

As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para 

Planos de aulas

Aula 1 – 19.08.2025 | Arte & Política
Nesta aula de introdução, vamos debater a relação intrínseca entre arte e política, explorando como as manifestações artísticas podem refletir, subverter e influenciar contextos políticos. 
Obra de referência: Luiz Zerbini - A Primeira Missa

Aula 2 – 26.08.2025  | Os viajantes e a Invenção do Brasil 
A aula analisa as representações do Brasil produzidas por viajantes estrangeiros no Brasil colonial. Discutiremos como essas imagens ajudaram a construir estereótipos e identidades sobre o país, seus povos e paisagens.
Obra de referência: Frans Post -  Vista da Ilha de Itamaracá


Aula 3 – 02.09.2025 | Representação negra na América Afro-latina no século 18
Conferência com Angélica María Sánchez Barona

Análise das representações negras no vice-reinado espanhol no século 18, com foco em padrões iconográficos e suas descontinuidades na América Afro-latina.


Aula 4 – 09.09.2025 | As Bellas Artes e a Construção da Nacionalidade no Século 19
Esta aula abordará como a arte brasileira tem sido campo de expressão e embate acerca da identidade nacional. Analisaremos o papel dos artistas na construção dos Brasis e como essas experiências moldam o ambiente artístico nacional. 
Obra de referência: Pedro Américo - Independência ou Morte


Aula 5 – 16.09.2025 | A Escola de Belas Artes da Bahia
A aula será focada em artistas que desenvolveram suas carreiras a partir da Escola de Belas Artes da Bahia. Essa abordagem permitirá compreender a realidade nacional de maneira ampliada posto que se deslocará do eixo Rio-São Paulo.
Obra de referência: Presciliano Silva -  Entrada do Exército LIbertador

Aula 6 – 23.09.2025 | O Modernismo da Semana de 22
O foco desta aula estará, de um lado, na ruptura com as tradições acadêmicas, a busca por uma arte nacional e a experimentação com novas formas e técnicas e contextos, assim como na análise crítica das narrativas que se edificaram a partir da semana de arte moderna.
Obra de referência: Tarsila do Amaral - A negra

Aula 7 – 30.09.2025 | Astúcias e artimanhas: estratégias de resistência na arte brasileira do século 20.
Conferência com Camila Querin

A aula discute formas de resistência presentes na arte brasileira do século 20. Analisa como artistas responderam a contextos de tensão social, política e cultural. 

Aula 8 – 07.10.2025 | A pintura da Modernidade
Essa aula será focada na obra do pintor carioca Arthur Timotheo da Costa (1882-1922). Analisaremos sua crítica contundente ao projeto de país que estava a ser impetrado pela burguesia carioca.
Obra de referência: Arthur Timotheo da Costa -  Retrato de Menino
 
Aula 9 – 14.10.2025 | Arte naify (?)
Debateremos o conceito de arte afro-brasileira, tanto os diferentes sentidos que ele assume ao longo do tempo quanto os embates que o cercam no debate contemporâneo.
Obra de referência: Maria Auxiliadora Silva -  Mobral

Aula 10 – 21.10.2025 | Arte Indígena
Esta aula investigará a arte indígena brasileira, abordando suas diversas expressões e significados dentro das culturas originárias.
Obra de referência: Jaider Esbell - Arikba, a mulher de Makunaimi

Aula 11 – 28.10.2025 | Performance e artes do corpo
A aula se concentrará na performance e nas artes do corpo, explorando como essas formas artísticas desafiam limites e conceitos tradicionais de arte, espaço e identidade tendo o corpo como suporte.
Obra de referência: Jota Mombaça - O que não tem espaço está em todo lugar

Aula 12 – 04.11.2025 | Arte Afro-Brasileira
Debateremos o conceito de arte afro-brasileira, tanto os diferentes sentidos que ele assume ao longo do tempo quanto os embates que o cercam no debate contemporâneo.
Obra de referência: Dalton Paula - Zeferina

Aula 13 – 11.11.2025 | Artistas Mulheres
Nesta aula, discutiremos a produção artística de mulheres no Brasil, abordando como suas obras exploram questões de identidade, gênero, raça e poder, desafiando convenções sociais e artísticas.
Obra de referência: Rosana Paulino - A permanência das estruturas

Aula 14 – 18.11.2025 | Pixo, Grafite & Arte Urbana
A aula abordará as linguagens do pixo, graffiti e arte urbana, explorando como esses movimentos têm influenciado a arte contemporânea no Brasil. Discutiremos as manifestações visuais nas ruas e as questões de pertencimento, resistência e a nova forma de arte pública que desafia as normas tradicionais e institucionais.
Obra de referência: Os gêmeos - O estrangeiro

Coordenação

Kleber Amancio
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. É professor no CECULT vinculado à UFRB. Atualmente é Non Resident Fellow no Hutchins Center da Harvard University (2025-2026). Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.

Conferencistas

Angélica María Sánchez Barona, é historiadora e economista, doutoranda em Estudos Africanos e Afro-Americanos na Universidade de Harvard, vinculada ao Afro-Latin America Research Institute (ALARI). Sua atuação se concentra em cultura visual, história colonial, artes e culturas do século 20, feminismos afrodiaspóricos e interseccionalidade. É membro do grupo Interseccionalidades da Casa Cultural El Chontaduro, em Cali. Coorganizou a coletânea Estudios Afrocolombianos: Lecturas Esenciales (2025) e tem publicações em revistas e livros sobre representações visuais da África e estratégias de resistência de mulheres negras. Sua pesquisa conta com apoio de instituições como a Fulbright e o Centro Dumbarton Oaks.


Camilla Querin é Professora Adjunta de História da Arte na Ohio Wesleyan University, com especialização em arte moderna e contemporânea das Américas. Sua pesquisa explora as interseções entre artes visuais e política, com foco em como as exposições refletem e também moldam debates sobre raça, memória e resistência. Além da trajetória acadêmica, Camilla atuou junto a equipes curatoriais de instituições como o Getty Research Institute, El Museo del Barrio e o International Center of Photography, entre outras.
 

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