As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
Partindo das obras na coleção do MASP, este curso oferece um olhar sobre temas e imagens persistentes no gênero do retrato e convida os participantes a refletirem sobre seus formatos e tipologias, sua replicação e circulação, seu papel na pintura de corte, suas novas linguagens na arte moderna e sua continuidade e subversão na arte contemporânea.
O curso propõe uma leitura crítica da arte latino-americana nos séculos XX e XXI, examinando como artistas reimaginaram a região por meio de práticas engajadas com debates sociais, políticos e culturais. A partir da análise de obras, documentos e ações coletivas, discutiremos como projetos artísticos desafiaram convenções estéticas, disputaram imaginários públicos e articularam redes de solidariedade transnacional. O curso investiga a arte como espaço de imaginação política e prática prefigurativa, evidenciando seus vínculos com lutas trabalhistas, feminismos, movimentos antirracistas, reivindicações indígenas e pautas LGBTQIA+.
Partindo do campo da arquitetura acessível para exposições, o módulo busca estimular a atenção e a observação sobre as demandas dos diversos públicos que frequentam os espaços culturais, reforçando a importância da acessibilidade como uma das dimensões centrais na concepção de mostras contemporâneas. Pensar em projetos que incluam todos os indivíduos é fundamental para responder às novas exigências expográficas. O curso propõe uma abordagem que reúne fundamentos históricos, referenciais normativos, estudos de caso e uma visita técnica aos espaços expositivos, sempre destacando a importância da diversidade, da ergonomia e do acesso de qualidade para todos os públicos.
Ao decorrer da História da Arte, artistas de diferentes períodos e estilos voltaram-se aos museus e suas coleções como forma de estudar as linguagens artísticas e ampliar o seu vocabulário técnico. O objetivo do curso segue este princípio: realizar uma introdução aos princípios fundamentais da arte figurativa partindo do acervo do MASP. Com uma abordagem prática de desenho, os participantes serão convidados a experimentar com luz e sombra, proporção e composição. Almeja-se, portanto, não somente um aprimoramento na qualidade técnica, mas também um enriquecimento do olhar perante a História da Arte e o acervo do museu.
Este curso introdutório de Curadoria de Arte oferece uma visão panorâmica e crítica das práticas curatoriais, investigando os diversos papéis e tensões que marcam esse campo no sistema de arte contemporâneo. Organizado em quatro encontros, o curso aborda: as Dimensões da Curadoria de Arte, a curadoria como território, o processo de mediação entre a ideia e a montagem da exposição, enfatizando desde a concepção conceitual até a expografia; a curadoria como gestão de projeto, com foco em planejamento, recursos, públicos e sustentabilidade.
A partir da noção de pidginização como método curatorial, este curso propõe apresentar e discutir experiências curatoriais contemporâneas que operam a partir de uma perspectiva crítica sobre as assimetrias do mundo e de uma postura propositiva baseada na troca, na resistência e na poesia. O módulo estimula o debate e a reflexão sobre a prática curatorial por meio do estudo da atuação e do pensamento de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, que entende a curadoria como um modo de vida — fundamentado na contação de histórias, no cuidado e na construção de relações.
O curso é voltado ao desenvolvimento do olhar e ao primeiro contato com a tinta a óleo, destinado a iniciantes e a quem deseja praticar pintura de observação utilizando esse material. Serão propostos exercícios a partir da observação de naturezas-mortas, com o objetivo de aprimorar a percepção e a atenção ao que está diante de nós. Por se tratar de um curso de curta duração, não serão abordados exercícios técnicos mais aprofundados como luz, sombra e proporção. Este é um curso livre, voltado à experimentação e ao contato inicial com a pintura a óleo, uma oportunidade para desenvolver o olhar e praticar a pintura de observação de forma acessível e introdutória.
Este curso propõe estudar a história da arte e a estética japonesas a partir do acervo do MASP e das exposições realizadas no museu sobre o Japão. Em quatro encontros, os participantes conhecerão a trajetória dos artistas nipo-brasileiros com ênfase nas obras do acervo museológico, bem como em algumas exposições nipônicas dedicadas à caligrafia japonesa, às embalagens tradicionais e ao design japonês.
A partir desses objetos, abordaremos a correlações entre os artistas abstracionistas nipo-brasileiros e a gestualidade caligráfica japonesa; a noção do Ma abordada por Seigow Mastuoka no catálogo da exposição Nipponjin; a compreensão da semântica “arte” no contexto japonês; a relação intrínseca entre a natureza e o ser humano presente na estética japonesa; bem como da relevância da estética da simplicidade, do rústico e do mínimo essencial quanto do excesso e da ostentação.
Este módulo aborda o design de catálogos como parte essencial do processo curatorial de uma exposição. Compreendendo o catálogo simultaneamente como documento, ferramenta de comunicação e extensão da experiência expositiva, investigaremos sua construção desde a concepção editorial até as escolhas gráficas e técnicas de produção. Por meio de estudos de caso, analisaremos como projeto gráfico, tipografia, tratamento de imagens e materialidade articulam conteúdo e forma. Ao longo de quatro encontros, discutiremos desde a tradução curatorial em estrutura editorial até questões práticas de produção, orçamento e viabilização do catálogo.
A performance se desdobrará em momentos de encontro e reflexão coletiva, conduzidos pela artista, por meio de uma roda de conversa com participantes interessados em explorar e vivenciar processos de reconstrução ancestral a partir das máscaras e vestimentas apresentadas. Ao longo dos encontros, o grupo será convidado a retomar saberes antigos e a mobilizar a memória coletiva em um espaço de troca e intercâmbio de conhecimentos.
A performance coletiva que encerra a ação marcará a ativação do corpo, do espírito e da memória ancestral, finalizando o percurso criativo proposto.
A partir de experiências de visita, debate e troca nos espaços expositivos e no Centro de Pesquisa, o módulo propõe uma série de encontros no MASP com o objetivo de promover aproximação, reflexão e estudo sobre o acervo, as exposições temporárias e seus ambientes de pesquisa. A atividade busca discutir práticas de conexão com os públicos do museu de maneira construtiva e crítica, estimulando experiências de contato com obras e exposições de forma dialogada e informada. O curso oferece estratégias de abordagem para a compreensão da produção artística a partir de perspectivas plurais e responsáveis diante das demandas sociais. É voltado a estudantes, professores de arte e demais interessados nas relações de troca que podem se estabelecer no contexto expositivo.
Este curso propõe o desenho como meio de aproximação e reconhecimento do MASP. A partir da investigação Desenhos Feios, que parte do princípio de que todas as pessoas estão aptas a desenhar, vamos percorrer diferentes espaços do museu. Cada encontro investiga o desenho como prática de observação, coleta e partilha de conhecimentos. Não é necessária experiência prévia - o convite é para descobrir o desenho para além do resultado final, valorizando o processo e a experiência de estar presente.
O curso analisa as relações de colaboração entre os museus e o circuito de arte na cidade de São Paulo. Apresenta as características e interações entre o universo das artes visuais institucionalizado e o circuito formal, mostrando que suas parcerias criam um ambiente de crescimento mútuo com resultados positivos. Os pontos de intersecção abordados incluem: realização de exposições, desenvolvimento da carreira de artistas, pesquisas, publicações, apoios financeiros, educação, valorização histórica, conservação, geração de empregos e fortalecimento da economia criativa. Também são discutidas as questões éticas e os limites de atuação dos profissionais envolvidos.