As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
Este curso propõe um mergulho na história da gravura como linguagem visual e tecnologia de reprodução. A partir da análise de imagens originais e suas matrizes, serão discutidas as transformações que a gravura promoveu na circulação de ideias, saberes e imagens desde o século 15. As aulas abordam a gravura não apenas como forma artística, mas como ferramenta de pensamento, memória e invenção de mundos.
CURSO CANCELADO
Os 30 primeiros inscritos ganharão o catálogo HULDA GUZMÁN: FRUTAS MILAGROSAS.
Qual a relação entre arte e ecologia? Ao visitar as exposições do MASP, podemos compreender com mais clareza o sentido da crise ambiental? O curso discutirá esses problemas a partir do surgimento do conceito de arte, no século 16, e de sua relação com a geometria da natureza. Analisaremos a paisagem na arte eurocêntrica como representação da natureza e sua transformação perante a Revolução Industrial e a sociedade de consumo. Tais referências nos ajudarão a diferenciar uma perspectiva do problema ecológico como crise da paisagem de outra, como crise social e econômica, reflexão desenvolvida em visitas a mostras do MASP.
A pintura de Monet foi fundamental tanto para o estabelecimento do impressionismo quanto para a construção de um novo modo de pensar a pintura, que propunha uma relação direta entre o artista e os fenômenos luminosos do mundo visível.
Com isso em mente, o curso vai tratar da carreira e das obras de Claude Monet em quatro aulas, de modo a entender como elas se relacionam com as mudanças artísticas, econômicas e climáticas de sua época
Com o objetivo de orientar estudantes e jovens artistas no planejamento para documentação e preservação de trabalhos instalativos, o curso experimenta analisar obras de arte contemporânea sob uma ótica projetual, onde o trabalho final resulta da combinação entre intenções subjetivas e suportes materiais que potencializam os conceitos trabalhados. Se essa abordagem visa analisar museologicamente as obras para que decisões de preservação sejam tomadas, o curso defende que a correta documentação (plantas técnicas, instruções de montagem, lista de materiais, entrevistas, etc) se apresenta como chave essencial para que instalações de vídeo, instalações espaciais, web-art e performances possam ser corretamente compreendidas, preservadas em acervo e exibidas no futuro.
Em quatro encontros, este curso propõe uma imersão na obra de Renata Felinto, explorando temas como femininos, negrismos, artivismos e historicidade. A partir do acervo do MASP, o curso dialoga com outras linguagens artísticas — como literatura, música e tradições vernaculares — e reflete sobre processos de vida, criação e permanência na arte. O curso convida à escuta e reflexão coletiva, abordando as potências das histórias afro-diaspóricas e suas subversões no campo artístico.
Em diálogo com a exposição Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos, este curso propõe um mergulho na história da arte têxtil no Ocidente, do Renascimento aos desdobramentos contemporâneos no Brasil e nas Américas. Ao longo de quatro encontros, serão exploradas as formas como artistas utilizaram técnicas têxteis para expressar tensões sociais, políticas e poéticas, com destaque para práticas ligadas à defesa de direitos e à proteção do meio ambiente. A atuação do Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) será apresentada como exemplo potente do entrelaçamento entre arte e ativismo. A proposta é oferecer uma visão crítica e sensível da arte têxtil como linguagem de resistência e imaginação de futuros.
Esta aula magna, gratuita e aberta ao público, marca o início de uma nova série de cursos dedicados a discutir as relações entre arquitetura e arte na atualidade.
Tomando o nevoeiro como metáfora, a aula propõe refletir sobre as formas cada vez mais imateriais e difusas do mundo em que vivemos, presente nas fachadas translúcidas das cidades, nas obras de arte imersivas, nas nuvens digitais que armazenam nossos dados, na fumaça dos incêndios e queimadas, nos mecanismos invisíveis de vigilância e no funcionamento opaco do capital financeiro.
O encontro é uma oportunidade única para quem deseja mergulhar em debates contemporâneos sobre estética, espaço urbano e as transformações sensoriais e políticas do nosso tempo.