MASP

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Giovanni Pellegrini, 'A rainha Tômiris', 1710-20, acervo MASP, doação Moinho Santista S.A., 1947

A iconografia das "mulheres fortes"

com Juliana Ferrari Guide
2-6.8.2021 | ONLINE
19h30-21h30

As fontes históricas da Antiguidade e a tradição do Velho Testamento legaram às artes as histórias de muitas mulheres notáveis, como é o caso de Cleópatra, Lucrécia, Suzana, Judite e a rainha Tomíris. No curso serão estudadas as iconografias dessas "mulheres fortes" – assim nomeadas do século 17 em diante – a partir de obras de artistas italianos, como Tintoretto, Artemisia Gentileschi, Botticelli, Veronese, Michelangelo, entre outros. O percurso terá início nas primeiras representações visuais e fontes textuais sobre cada personagem, tendo como foco a compreensão dos temas na pintura barroca italiana. Ao final de cada aula, haverá um pequeno comentário acerca dos rumos da representação de cada heroína entre o século 18 e a contemporaneidade. 

Vincent van Gogh, 'A arlesiana', 1890, acervo MASP, 1954

Introdução à História da arte pelo Acervo do MASP

com Felipe Martinez
2-6.8.2021 | ONLINE
19h30-21h30

Este curso contará uma breve história da arte pela coleção do MASP. Essa história vai incluir obras de artistas consagrados, como Cézanne, Van Gogh e Tarsila do Amaral, e a produção contemporânea de artistas presentes em exposições recentes, como Histórias Afro-atlânticas (2018) e Histórias das mulheres, histórias feministas (2019). As aulas serão baseadas nas obras presentes no acervo do museu, mostrando a versatilidade e a riqueza de sua coleção.

Serigrafistas Queer, 'Sem título (Foto de Diana Sacayán, Fúria travesti)', 2015, acervo MASP, doação das artistas, no contexto da exposição 'Histórias da sexualidade', 2017

A ditadura pela perspectiva travesti

com Amara Moira
27.7-10.8.2021 | ONLINE
19h-21h

A ditadura é um dos períodos mais comentados da história recente brasileira, mas, quando pensa-se nesse período, nem sempre consegue-se associar o terror que se viveu naquele momento com as histórias de pessoas LGBTI+, sobretudo a letra T. E, no entanto, pessoas trans e travestis foram um dos alvos preferenciais da perseguição promovida pelo Estado, mídia hegemônica e população civil, chegando a serem hostilizadas e vistas com desconfiança mesmo dentro dos nascentes movimentos homossexual e feminista. Que imagem do Brasil surge quando pensa-se nesse período específico da história por meio dos olhos das travestis?

Lucia Laguna, 'Paisagem n. 114 (MASP)', 2018, acervo MASP, doação da artista, 2018

Leituras da arte do Brasil na coleção do MASP

com Luiza Interlenghi
26.7-9.8.2021 | ONLINE
19h-21h30

Com a observação de temáticas e poéticas brasileiras e um olhar atento às trajetórias de interpretação de um objeto de arte, o presente curso aprofundará o estudo do acervo do MASP oferecendo recursos para leituras e análises (formais e estéticas) e os múltiplos diálogos entre estas. Pelo exercício do olhar e com o apoio de conceitos históricos – desde os estudos decoloniais à crítica institucional (museu formador de visões de mundo) – temas como a paisagem, os retratos e os ritos serão debatidos e aguçados a cada aula. 

Aline Motta, 'Filha Natural #3', 2019, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

A arte negra como escrita da história: palavras, imagens e encenações

com Maria Dolores Rodriguez
20.7-5.8.2021 | ONLINE
18h30-20h30

O curso busca interpretar e localizar o lugar das artes negras para as escritas da história. Com base em produções artísticas, professora e alunos irão refletir sobre os conceitos possíveis e interditados para a arte negra e como eles reorientam noções da história. 

Anteriores