MASP

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas duram uma semana e tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Hércules Barsotti, Sem título, 1975, acervo MASP, doação do artista, 1990

O lugar da imagem na literatura: moderna e contemporânea

com Veronica Stigger
2-6.3.2020
SEG-SEX
5 aulas
19h-21h30

O curso visa dar continuidade à exploração das estreitas relações entre literatura e artes visuais. Nesse momento, a ideia é mostrar como a imagem se torna, na modernidade e na contemporaneidade, uma das dimensões fundamentais da escrita literária, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais.

Sofonisba Anguissola, 'Autorretrato', sem data, acervo Fondation Custodia

Trajetórias extraordinárias: mulheres dos séculos 16 e 17 [NOTURNO]

com Juliana Ferrari Guide
17-20.2.2020
SEG-QUI
19H-21H30

Na esteira da recente exposição Histórias das Mulheres: artistas até 1900, realizada pelo MASP em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso propõe o estudo de cinco artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi. A cada aula, discutiremos a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas. 

Alfredo Volpi, 'Bandeiras brancas e verdes', sem data, comodato MASP Banco Central

Uma breve história da arte no Brasil

com Priscila Sacchettin
17-21.2.2020
SEG-SEX
15h-17h

O curso pretende introduzir a diversidade das manifestações artísticas no Brasil por meio da apresentação e discussão das singularidades culturais e históricas das diferentes linguagens plásticas. 

Anteriores