MASP

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas duram uma semana e tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Eugène Delacroix, O verão - Diana surpreendida por Acteão, 1856 - 1863

As quatro estações: um olhar sobre a obra de Eugène Delacroix

25-28.2 | seg a qui | 19h - 22h

O curso tem como objetivo analisar a série Quatro estações, que Eugène Delacroix (1798-1863) executou para o industrial e colecionador Frédéric Hartmann (1822-1880), da Alsácia, de 1856 a 1863. Primeiro, serão abordadas as obras propriamente ditas, com discussão a respeito dos problemas de iconografia e estilo ligados a uma história do desenvolvimento das formas. Na sequência, será apresentada a história da encomenda das quatro pinturas, no contexto do conjunto da coleção de Frédéric Hartmann.

Artista desconhecido, Baiana, 1850, acervo do Museu Paulista da USP

Faces negras na história da arte

18-22.2
seg a sex
19h-22h

O curso pretende discutir como obras de arte encarnam valores culturais, sociais e políticos relacionados a identidades raciais e de gênero, por meio de obras emblemáticas para a história da arte que trazem representações de mulheres e homens negros.

Anteriores