MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

CURSOS

As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.

Kitagawa Utamaro, Reprodução de um Ukio-ê, sem data, acervo MASP.

Laboratório de Observação de Gravura

Com Claudio Mubarac
24, 31.5, 7 e 14.6.2025
4 AULAS
11H – 13H
SÁBADO
PRESENCIAL

Este curso propõe um mergulho na história da gravura como linguagem visual e tecnologia de reprodução. A partir da análise de imagens originais e suas matrizes, serão discutidas as transformações que a gravura promoveu na circulação de ideias, saberes e imagens desde o século 15. As aulas abordam a gravura não apenas como forma artística, mas como ferramenta de pensamento, memória e invenção de mundos.

CURSO CANCELADO

Saiba Mais
Hulda Guzmán, Venha dançar? convidou a natureza gentilmente, 2019, acervo MASP

Arte e ecologia

Com Felipe Chaimovich
21, 28.05, 04 e 11.6.2025
QUARTAS-FEIRAS
19h30 - 21h30
4 AULAS
PRESENCIAL

Os 30 primeiros inscritos ganharão o catálogo HULDA GUZMÁN: FRUTAS MILAGROSAS.

Qual a relação entre arte e ecologia? Ao visitar as exposições do MASP, podemos compreender com mais clareza o sentido da crise ambiental? O curso discutirá esses problemas a partir do surgimento do conceito de arte, no século 16, e de sua relação com a geometria da natureza. Analisaremos a paisagem na arte eurocêntrica como representação da natureza e sua transformação perante a Revolução Industrial e a sociedade de consumo. Tais referências nos ajudarão a diferenciar uma perspectiva do problema ecológico como crise da paisagem de outra, como crise social e econômica, reflexão desenvolvida em visitas a mostras do MASP. 

Saiba Mais
Claude Monet, A canoa sobre o Epte, 1840, acervo MASP.

Monet: a luz da natureza

Com Felipe Martinez
5, 12, 26.06 e 3.7.2025
QUINTAS-FEIRAS
4 AULAS
19H – 21H
ONLINE

A pintura de Monet foi fundamental tanto para o estabelecimento do impressionismo quanto para a construção de um novo modo de pensar a pintura, que propunha uma relação direta entre o artista e os fenômenos luminosos do mundo visível.

Com isso em mente, o curso vai tratar da carreira e das obras de Claude Monet em quatro aulas, de modo a entender como elas se relacionam com as mudanças artísticas, econômicas e climáticas de sua época
 

Saiba Mais
Ana Mazzei e Regina Parra, Ofelia, 2018, acervo MASP.

Acervo, Memória e Preservação

Com Caio Meirelles Aguiar
15, 22, 29.5 e 12.6.2025
QUINTAS-FEIRAS
4 AULAS
19:30H – 21:30H
PRESENCIAL

Com o objetivo de orientar estudantes e jovens artistas no planejamento para documentação e preservação de trabalhos instalativos, o curso experimenta analisar obras de arte contemporânea sob uma ótica projetual, onde o trabalho final resulta da combinação entre intenções subjetivas e suportes materiais que potencializam os conceitos trabalhados. Se essa abordagem visa analisar museologicamente as obras para que decisões de preservação sejam tomadas, o curso defende que a correta documentação (plantas técnicas, instruções de montagem, lista de materiais, entrevistas, etc) se apresenta como chave essencial para que instalações de vídeo, instalações espaciais, web-art e performances possam ser corretamente compreendidas, preservadas em acervo e exibidas no futuro.

Saiba Mais
Santarosa Barreto, Brazil, 2016-21, acervo MASP.

Retratos, reflexões e subjetividades negra na arte

09, 16, 23 e 30.06.2025
SEGUNDAS
4 AULAS
19H30 – 21H30
ONLINE

Em quatro encontros, este curso propõe uma imersão na obra de Renata Felinto, explorando temas como femininos, negrismos, artivismos e historicidade. A partir do acervo do MASP, o curso dialoga com outras linguagens artísticas — como literatura, música e tradições vernaculares — e reflete sobre processos de vida, criação e permanência na arte. O curso convida à escuta e reflexão coletiva, abordando as potências das histórias afro-diaspóricas e suas subversões no campo artístico.

Saiba Mais
Coletivo Nacional de Mulheres do MAB, A dupla violação do trabalho das atingidas, 2014.

Arte Têxtil: Bordando futuros

12, 26.6, 3 e 10.7.2025
QUINTAS
4 AULAS
19H – 21H
ONLINE

Em diálogo com a exposição Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos, este curso propõe um mergulho na história da arte têxtil no Ocidente, do Renascimento aos desdobramentos contemporâneos no Brasil e nas Américas. Ao longo de quatro encontros, serão exploradas as formas como artistas utilizaram técnicas têxteis para expressar tensões sociais, políticas e poéticas, com destaque para práticas ligadas à defesa de direitos e à proteção do meio ambiente. A atuação do Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) será apresentada como exemplo potente do entrelaçamento entre arte e ativismo. A proposta é oferecer uma visão crítica e sensível da arte têxtil como linguagem de resistência e imaginação de futuros.

Saiba Mais
Gertrudes Altschul,

A arquitetura do nevoeiro — Em breve

25.06.2025
QUARTA
1 AULA
19H - 21H
PRESENCIAL

Esta aula magna, gratuita e aberta ao público, marca o início de uma nova série de cursos dedicados a discutir as relações entre arquitetura e arte na atualidade.
Tomando o nevoeiro como metáfora, a aula propõe refletir sobre as formas cada vez mais imateriais e difusas do mundo em que vivemos, presente nas fachadas translúcidas das cidades, nas obras de arte imersivas, nas nuvens digitais que armazenam nossos dados, na fumaça dos incêndios e queimadas, nos mecanismos invisíveis de vigilância e no funcionamento opaco do capital financeiro.
O encontro é uma oportunidade única para quem deseja mergulhar em debates contemporâneos sobre estética, espaço urbano e as transformações sensoriais e políticas do nosso tempo.
 

Saiba Mais

Anteriores

  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP