VAGAS LIMITADAS
ATIVIDADES GRATUITAS
O programa MASP Oficinas busca acentuar o caráter de encontro, compartilhamento e troca, ampliando os olhares sobre a arte, a cultura, o corpo e a ocupação do espaço do museu, bem como da cidade, através do vão livre. Artistas, educadores, ativistas e/ou coletivos são convidados a conduzir os encontros, compartilhar experiências e saberes e incentivar a produção artística dos participantes explorando diferentes linguagens das artes. Através da prática, dialogamos com as exposições em cartaz e os temas transversais ao ciclo curatorial do ano. As oficinas são sempre presenciais e contam com interpretação em Libras, se solicitada no ato de inscrição.
Quantas histórias moram em um território?
Weverton Martins, malandro educador, convida o público a ouvir algumas das histórias do Bixiga, território que avistamos do Vão Livre do MASP, e suas memórias relacionadas ao Saracura — seja o rio, o quilombo ou o samba.
A oficina propõe uma reflexão profunda através do samba paulistano, com a intenção colaborar com a preservação física e simbólica de territórios historicamente negros. Dessa forma, junto aos participantes e muita ginga, seu projeto educativo Sambai por nós ganhará vida. Afinal, não se faz samba sozinho.
DATA | 11.10.2025, sábado
HORÁRIO | 10h30 às 13h
VAGAS | 20 pessoas
IDADE | a partir de 18 anos
PONTO DE ENCONTRO | Vão Livre do MASP
ATIVIDADE GRATUITA
INSCREVA-SE
PROPONENTE
Weverton Martins é um educador, artista, sambista e pesquisador, cuja trajetória é profundamente marcada pela tradição dos quintais de samba. Ele é o fundador do projeto educativo "Sambai por nós". Com formação em Licenciatura em Artes pela FPA e qualificação técnica em Artes Cênicas, ele é especialista em culturas africanas e afro-brasileiras. Atualmente, é mestre em Artes da Cena (processos pedagógicos) pela ESCH e líder de educação no Museu das Favelas. Com mais de dez anos de experiência, dedica-se a projetos educativos com impacto social.