MASP

Histórias das mulheres, histórias feministas

SÁB - DOM/ 14H - 17H
ATÉ 20 PESSOAS
VAGAS LIMITADAS
ATIVIDADES GRATUITAS

 

 

Histórias das mulheres, histórias feministas

Defesa pessoal para mulheres

com Projeto Defesa Pessoal pras Minas
28-29.9
sáb e dom
14h-17h

Nesta oficina de defesa pessoal, serão ensinadas  técnicas e posturas importantes para a autodefesa, informações básicas sobre direitos, relacionamentos abusivos e estratégias de denúncia.
No primeiro dia, as participantes aprenderão técnicas de postura e jogos psicológicos, e terão uma roda de conversa sobre relacionamentos abusivos com a advogada Rute Alonso da Silva e a psicóloga Anna Carolina Cabral. 
No segundo dia, as participantes aprenderão técnicas voltadas para situações de agarramento e situações de estupro. A atividade será finalizada com uma roda de conversa sobre leis e processos de denúncia.

PROPONENTE

Maira Bandeira
Fundadora e professora do Defesa Pessoal pras Minas desde 2015. Praticante de jiu-jitsu desde 2015 e faixa preta de taekwondo ITF desde 2017, teve como tema da monografia de certificação da faixa preta, “Ensinamentos do taekwondo e a defesa pessoal feminina”. Certificada no curso da companhia de Segurança Black Shark – Defesa Pessoal e estudiosa na questão da violência contra a mulher, já atendeu a mais de quinhentas mulheres em situação de risco. 

Rute Alonso da Silva
Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Presidente da União de Mulheres do município de São Paulo. Coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares em São Paulo. Coordenadora de um Centro de Defesa e Convivência de Mulheres da cidade de São Paulo e Conselheira LGBTI do município de São Paulo (2013-2014).
 
Anna Carolina Cabral
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, e  mestre em Filosofia e Psicologia - processos culturais e subjetivação - pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. Promotora legal popular e membra colaboradora da Comissão de Políticas Públicas, nas áreas de psicologia, obstetrícia, maternidade e vulnerabilidades do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Atua no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem).

Anteriores