VÃO LIVRE - PROGRAMAÇÃO 2025
PROGRAMAÇÃO VÃO LIVRE – AGOSTO DE 2025
1º de agosto | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Lisa Bueno
Com quase 30 anos de carreira, Lisa mescla repertório versátil e técnicas de performance nos toca-discos. Seus sets misturam flashback, house e black music.
2 de agosto | Sábado
14h às 16h - Pirambô, com Dani Theller e Thiago Machado
Pirambô é um convite para a movimentação espontânea e lúdica através de estruturas de bambu que compõem um espaço de experimentações e interações a partir de uma metodologia aliada ao conceito de fluxo e elementos de circo, parkour, yoga, teatro e jogos tradicionais.
8 de agosto | Sexta-feira
18h às 22h – DJ Linda Green
Pesquisadora, produtora musical e DJ há mais de uma década. Seu set passa por música brasileira, soul, disco, funk, pop, jazz e rock, misturando clássicos e lançamentos.
9 de agosto | Sábado
14h às 16h - Pirambô, com Dani Theller e Thiago Machado
Pirambô é um convite para a movimentação espontânea e lúdica através de estruturas de bambu que compõem um espaço de experimentações e interações a partir de uma metodologia aliada ao conceito de fluxo e elementos de circo, parkour, yoga, teatro e jogos tradicionais.
16h às 20h - DJ Ana Flávia
Pesquisadora musical e DJ que mistura eletrônica retrô baseada na disco-music com grooves globais. Vive em Istambul, de onde traz influências da Eurásia em conexão com a música brasileira.
10 de agosto | Domingo
14h às 16h - Parangolés de Kebrada, com Brincando na Kebrada
A oficina é inspirada em manifestações culturais afro-brasileiras e africanas, com referência a Hélio Oiticica e aos povos Massais e celebra cores, texturas, alegria e música por meio de criações e brincadeiras.
15 de agosto | Sexta-feira
18h às 22h - Samukera e DJ Jhony Bigodi
Em comemoração ao Dia da Coreia, MASP, Heineken e Centro Cultural Coreano apresentam DJ Samukera e Jhony Bigodi. Produtor, DJ e beatmaker, Jhony Bigodi com traz um set com jazz, R&B, neo soul e hip hop. Samukera é multiartista e o primeiro rapper descendente de coreanos a se destacar no rap nacional.
16 de agosto | Sábado
14h às 16h - Mediação Afroliterária: ler e brincar, com Brincando na Kebrada
A proposta promove o brincar a partir da literatura preta e periférica, fortalecendo a memória ancestral e a autoestima infantil.
16h às 20h - DJ Lih Lima
Além de DJ, é colecionadora de vinil, curadora e produtora cultural. Une em seus sets gêneros musicais como soul, groove, jazz, house e brasilidades.
17 de agosto | Domingo
13h às 14h - MASP e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa apresentam: Jornada do Patrimônio com o espetáculo Estupendo Circo di SóLadies, com Circo di SóLadies
O espetáculo conta a história de três palhaces que, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo.
22 de agosto | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Vivian Marques
Com 19 anos de trajetória, Vivian é DJ, arte-educadora e produtora cultural. Seus sets passam pelo hip hop, R&B, soul, funk dos anos 70, brasilidades e outras vertentes da música negra.
23 de agosto | Sábado
14h às 16h - Jogos de tabuleiro de África e brincadeiras afrodiaspóricas, com Brincando na Kebrada
Através de jogos, música, ludicidade e brincadeiras, esta vivência promove a filosofia Ubuntu em diálogo com as culturas de matrizes africanas que compõem a diversidade brasileira.
16h às 20h - DJ Ceci Tunes e Pensanuvem
Integrantes da Coletiva Cesta de versões investigam diferentes interpretações de uma obra musical ao longo do tempo. Ceci Tunes é DJ e seletora de discos que dialogam com reggae, graves e grooves, enfatizando vocais femininos. Pensanuvem é DJ com sets em vinil psicodélicos.
24 de agosto | Domingo
14h às 16h - Tricô de braço com Cristiane Bertoluci
A atividade propõe um primeiro contato com o tricô através da construção coletiva de um cachecol. A técnica, chamada “tricô de braço”, dispensa agulhas em sua prática.
29 de agosto | Sexta-feira
18h às 22h - DJ Leiloca Pantoja
Seus sets passam pelo disco, pop dance, italo, electro, nu-disco e techno, com influências das discothèques dos anos 1970 e clubes dos 2000, além de disco-funk, acid house e brasilidades.
30 de agosto | Sábado
Semana Paulista de Dança
Retirada de ingressos gratuitos para assentos a partir das 13h. Para assistir em pé, entrada livre e gratuita. O ingresso é válido para todos os espetáculos no Vão Livre.
15h - 15h30
Espetáculo: II ato Lago dos Cisnes
Com São Paulo Cia de Dança
O segundo ato do icônico balé apresenta o encontro entre o príncipe Siegfried e a princesa Odette, em uma floresta encantada. Da meia-noite ao amanhecer, Odete se transforma na princesa da noite — uma figura mágica e delicada que desperta no príncipe o desejo de amar e proteger. À luz do dia, ela assume a forma da rainha dos cisnes: frágil, temerosa, mas também corajosa e guardiã de seu grupo.
15h30 - 16h
Espetáculo: I.D
Com Cia Avant Scène
I.D investiga os processos de construção da identidade a partir da relação entre o indivíduo e o mundo. A obra propõe uma reflexão sobre os modos de existir e de se transformar, tendo como eixo o conceito de liberdade e suas implicações no corpo. O trabalho coreográfico aborda a identidade como um movimento contínuo, atravessado por encontros, deslocamentos e ressignificações. Nesse fluxo, o corpo se configura como espaço de expressão e reconstrução, em diálogo com o tempo, com o outro e com o espaço.
16h - 16h10
Espetáculo: A morte do cisne…? Um voo para resistir
Com Ayodele Cia de dança profissional
O solo A morte do cisne…? Um voo para resistir propõe novas leituras sobre repertórios clássicos e amplia as possibilidades de representação no campo da dança. Com trilha sonora de Camille Saint-Saëns e Salloma Salomão, a obra integra diferentes referências à musicalidade negra, incorporando elementos melódicos, harmônicos e rítmicos que ampliam o diálogo com o corpo em cena.
16h10 - 16h30
Espetáculo: Rostos de Janus
Com São Paulo Escola de Dança
A coreografia investiga a dualidade da identidade humana, inspirando-se na figura mitológica de Janus, o deus das transições, com duas faces voltadas para o passado e o futuro. A obra combina dança contemporânea com elementos clássicos e modernos, explorando as tensões entre o eu interior e o exterior. Sons acústicos e eletrônicos representam forças contrastantes, enquanto figurinos e iluminação ressaltam a passagem da uniformidade à individualidade e os contrastes entre luz e sombra.
16h30 - 17h30
Espetáculo: Bolero
Com Studio3 Cia de Dança
O ano de 2025 marca os 150 anos de nascimento de Maurice Ravel, compositor do célebre Bolero, e os 150 anos da morte de Georges Bizet, autor da ópera Carmen. No espetáculo Bolero, com concepção e direção cênica de Jorge Takla, 16 bailarinos se inspiram na obra de Ravel, atravessando também composições de Bizet e outras peças associadas ao bolero, estilo musical com origens em Cuba.
31 de agosto | Domingo
14h às 16h -MASP Conversas - O Outro, Eu e os Outros, com Iván Argote
Nesta edição do MASP Conversas, o artista se junta a Matheus de Andrade, assistente curatorial do museu, para discutir os processos de pesquisa, concepção e ativação da obra instalada no Vão Livre. A conversa também aborda a dimensão simbólica do Vão Livre como praça cívica e espaço de encontro — um princípio fundamental no projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi (1914–1992), autora do edifício que hoje leva seu nome.
Realização: A programação DJ´s no Vão Livre tem patrocínio da Heineken
SAIBA MAIS
Concebido por Lina Bo Bardi (1914–1992), arquiteta responsável pelo projeto do histórico edifício modernista do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Vão Livre é um espaço de diálogo entre o museu, a cidade e a população.
LEGENDA: Lina Bo Bardi, Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere do Museu de Arte Trianon [Preliminary Study - Practicable Sculptures for the Belvedere at Museu de Arte Trianon], 1968
Aquarela e nanquim sobre papel [Watercolor and ink on paper], 56,5 x 76,5 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Doação [Gift] Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2006
MASP.04442
Foto [Photo] Luis Hossaka
“Procurei (e espero que aconteça) recriar um 'ambiente' no Trianon. E gostaria que lá fosse o povo, ver exposições ao ar livre e discutir, escutar música, ver fitas. Gostaria que crianças fossem brincar no sol da manhã e da tarde." – Lina Bo Bardi, 1967
Sob gestão do MASP desde novembro de 2024, após concessão da Prefeitura de São Paulo, a área passou a receber, de forma recorrente, uma diversa e gratuita programação cultural, com exposições, música, dança, teatro, cinema e oficinas. Buscando oferecer experiências comunitárias enriquecedoras, além das atividades culturais, a instituição é responsável pela instalação de mobiliário urbano temporário, wi-fi gratuito, iluminação, segurança, gestão de resíduos e serviços de manutenção e conservação.
Serviço
Contato
Para solicitações e informações sobre a programação e eventos culturais no Vão Livre, entre em contato pelo e-mail: vaolivre@masp.org.br