MASP

Sobre
o Masp

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), primeiro museu moderno do país, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada, em 1947, pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi assumiu a direção do MASP a convite de Chateaubriand. As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas por Bardi e adquiridas por doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Hoje, a coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Inicialmente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, o museu foi transferido, em 1968, para a atual sede na avenida Paulista, arrojado projeto de Lina Bo Bardi e marco na história da arquitetura do século 20. Utilizando como base vidro e concreto, Lina Bo Bardi criou uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos, que contempla leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi concebida para tornar-se uma praça para uso da população.

A radicalidade da arquiteta também se faz presente nos icônicos cavaletes de cristal, criados para expor a coleção no segundo andar do edifício. Ao retirar as obras das paredes e levá-las para os cavaletes, o tradicional modelo europeu de museu, no qual o espectador é levado a seguir uma narrativa linear sugerida pela ordem e disposição das obras nas salas, é posto em questão. No espaço amplo da pinacoteca do MASP, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo uma vez que ele pode escolher o seu percurso entre as obras, contorná-las e visualizar o seu verso.

Além da mostra de longa duração de seu Acervo em transformação na pinacoteca do museu, realiza-se ao longo do ano uma ampla programação de exposições coletivas e individuais que se articulam em torno de eixos temáticos: as Histórias da sexualidade (2017), as Histórias afroatlânticas (2018), as Histórias feministas/histórias das mulheres (2019). É importante levar em consideração o termo plural “histórias” que aponta para histórias múltiplas, diversas e polifônicas, histórias abertas, inconstantes e em processo, histórias em fragmentos e em camadas, histórias não totalizantes nem definitivas. “Histórias”, em português, afinal, abarca tanto a ficção quanto a não ficção, as narrativas pessoais e políticas, privadas e públicas, micro e macro.

Toda essa aproximação reflete a nova missão do museu, estabelecida em 2017: “O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras”.

O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês, o programa MASP Professores, oficinas, cursos no MASP Escola e programação de filmes e vídeos. Para ampliar e perenizar a discussão em torno de toda essa programação, o museu edita uma série de publicações incluindo catálogos das exposições, dos acervos, e antologias dos seminários e palestras, bem como de projetos especiais como restauros de obras.

NOSSA MISSÃO

O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

Relatório
anual

Demonstrações financeiras

Edital de convocação

Parecer do
conselho fiscal

ESTATUTO SOCIAL


MISSÃO E PRINCÍPIOS



MISSÃO


O MASP é um museu diverso, inclusivo e plural que tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.


Nós, colaboradores do MASP, somos uma equipe que tem por objetivo fazer o que é correto para o museu.

Garantimos sua perenidade nos relacionando de maneira ética, preservando sua reputação e imagem.


PRINCÍPIOS


São os nossos compromissos com a instituição:


Nosso legado nos inspira a construir o futuro.

Respeitamos e nos orgulhamos do MASP e de sua história.

Em nossas atividades, inspiramos e somos inspirados, criando um museu melhor a cada dia.


Promovemos experiências transformadoras e acolhedoras.

Colaboramos diariamente no acolhimento a todos os públicos do museu, e recebemos com satisfação suas solicitações. Contribuímos para um clima cordial, saudável e produtivo.


Respeitamos as diferenças.

Tratamos todas as pessoas igualmente, com respeito e receptividade. Buscamos a equidade nas relações e valorizamos a diversidade.


Gostamos do que fazemos.

Produzimos nosso trabalho de modo a gerar ou superar as entregas esperadas, de maneira colaborativa, apreciando os conhecimentos e recursos disponíveis.


Valorizamos o debate, movidos pelo bem do museu.

Valorizamos o compartilhamento de opiniões e os diferentes conhecimentos para a tomada de decisão, contanto que haja isenção e respeito às decisões coletivas, priorizando os interesses do MASP.


CONDUTAS ESPERADAS


Nossa missão e nossos princípios devem nortear nossas ações.

Para que haja bom entendimento com relação às condutas esperadas durante nossas atividades no MASP, foram elaboradas as orientações presentes no Manual de princípios e condutas MASP, válidas para colaboradores, prestadores de serviço, diretores executivos e estatutários, conselheiros e associados.


ACESSE O MANUAL DE PRINCÍPIOS E CONDUTAS DO MASP


OUVIDORIA MASP


A Ouvidoria MASP é um canal para denúncias, em que as pessoas registram as ações ou comportamentos que estiverem desalinhados com o Manual de princípios e condutas do museu, contribuindo assim para um ambiente ético de trabalho e com a instituição.


As denúncias são recebidas e respondidas de maneira independente, por uma equipe da empresa de consultoria Deloitte, garantindo a confidencialidade de dados e das informações recebidas. Também é garantida proteção a qualquer tipo de retaliação a todos os colaboradores que realizarem denúncias de boa fé.


É também um canal em que podem ser tiradas dúvidas sobre cada item do Manual de princípios e condutas do MASP, ou como agir em determinada circunstância.


ACESSE O CANAL DE OUVIDORIA MASP

ou

e-mail ouvidoriamasp@relatoconfidencial.com.br

telefone 0800 721 1493