MASP

MASP
PROFESSORES

MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública. Cada encontro busca aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do Museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico.

Em 2018, todos os encontros do MASP Professores serão vinculados ao ciclo expositivo de Histórias afro-atlânticas. Além das coleções e exposições de artes visuais do Museu, serão abordadas outras linguagens artísticas, experiências de educação e políticas públicas para as relações étnico-raciais, pautas do movimento negro, redes de cultura negra e de cultura periférica. Assim, o Museu se converte em plataforma para a interlocução entre professores e demais atores sociais que constroem, em seus contextos de atuação, estratégias para promover pedagogias críticas e antirracistas.

Stefania Bril, Marginal Pinheiros, 1998, Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, Acervo Instituto Moreira Salles

Diálogos sobre territórios e resistências negras

26.5.2018 Sábado 10h às 18h

O terceiro MASP Professores deste ano tem como tema a ocupação dos espaços urbanos pela população negra e os desafios impostos pelas desigualdades sociais que afetam os direitos humanos fundamentais, como segurança, cultura e o direito à cidade. Na primeira parte do programa, se discutirá a formação de territórios de sociabilidade e afeto que fortalecem ações antirracistas, considerando como o uso dos espaços públicos pode constituir também espaços de trocas e aprendizagem para a educação formal e não-formal. Já a segunda sessão, tratará da violência policial e de Estado e o impacto que um sistema de justiça discriminatório têm na vida de jovens negros, com a qual espera-se apontar ferramentas que contribuam para a abordagem do assunto em sala de aula.

Anteriores