O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas, e acontecem em três sábados por semestre, online ou presencialmente, com as palestras de pessoas convidadas sempre disponibilizadas no canal do MASP no YouTube.
Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
As datas e temas dos encontros são:
16.3. A escola é um lugar seguro? (presencial)
18.5. Sociabilidade e pertencimento (online)
22.6. Entre medos, amores e afetos (presencial)
17.8. Família, famílias (online)
19.10. Corpo, alma e espiritualidades (online)
23.11. Propostas LGBTQIA+ para o futuro (presencial)
Para mais informações, escreva para professores@masp.org.br
O quinto encontro do programa MASP Professores em 2024, que será realizado online em 19.10, será uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre o corpo-alma mediadas pelas espiritualidades, considerando pontos de vista LGBTQIA+. Para discutirmos sobre essas interações, que não raramente são um entrave à autoaceitação dos corpos, afetividades e sexualidades dissidentes da norma, Geni Núñez, Jaqueline Gomes de Jesus, Alexya Salvador e Ani Ganzala vão compartilhar as suas reflexões conosco ao longo do dia.
O sexto e último encontro do programa MASP Professores de 2024 vai ser dedicado a pensar sobre o futuro, considerando o ambiental, o social, o político a partir de uma perspectiva LGBTQIA+, partindo do pressuposto que a atuação dessas pessoas vai muito além de suas identidades individuais e coletivas. A reflexão contará com os estímulos de Flavia Meireles, Juão Nyn e Filipe Rossato, pessoas que convidamos para esse encontro.