Observar uma obra de arte é um exercício que vai além do olhar: envolve atenção, tempo e abertura para múltiplas camadas de sentido. Este curso convida o público a experimentar formas de ver e sentir a arte por meio de quatro encontros presenciais no MASP. A partir de obras do acervo, vamos explorar aspectos como cor, luz, linha, composição e também refletir sobre como as exposições influenciam nossa leitura das imagens. O percurso se encerra com uma imersão no Acervo em Transformação, dedicada à observação direta das obras a partir dos conceitos trabalhados nas aulas.
O curso investiga os entrelaçamentos entre moda, arte e curadoria a partir da presença do vestuário no acervo do MASP, desde o início da década de 1950, até o mais recente projeto de moda realizado pelo museu, em 2024. Em quatro encontros presenciais, propõe-se a observar a moda como linguagem e a explorar os flertes e relações que o MASP historicamente mantém com o campo. Com base em pesquisas realizadas diretamente no acervo e no centro de pesquisa do museu, bem como em estudos acadêmicos de autoras como Maria Claudia Bonadio, Patrícia Sant'Anna e Ana Júlia Melo Almeida, o curso analisa diferentes formas de representação do vestir em obras da coleção. Peças como uma criação de Salvador Dalí e um vestido usado por Hebe Camargo estarão presentes em sala de aula, sendo discutidas em sua potência estética, simbólica e histórica.
Ao longo do curso, serão analisadas obras selecionadas da coleção africana do MASP, que ganham novas camadas de leitura: suas origens, materiais, contextos socioculturais e trajetórias até os museus serão investigados com base em pesquisas recentes e críticas. A proposta é ampliar a compreensão sobre colecionismo, curadoria, mercado de arte e história da arte africana, valorizando as potências das expressões artísticas afrodescendentes e da diáspora. Um convite a repensar o modo como olhamos, estudamos e expomos essas artes, superando visões estereotipadas e coloniais.