PÚBLICO GERAL 5X R$359,80
AMIGO MASP 5X R$ 305,83
Aula 1 – 20.8.2025 | Introdução
Neste encontro, construiremos um panorama geral do contexto e vocabulário abordados pelo curso. Falaremos dos principais centros artísticos da península Itálica entre os séculos 14 e 18, com ênfase para Florença, Veneza e Roma, dos termos que nomeiam os períodos (Renascimento, Maneirismo/ Barroco, Rococó) e vamos elencar os artistas que são as principais referências para o curso, partindo de Giotto di Bondone e chegando à grande pintura decorativa de Tiepolo.
Aula 2 – 27.8.2025 | A figura humana - Parte I
Neste segundo encontro, falaremos das modificações mais importantes na representação da figura humana no período do Renascimento, levando em conta as transformações trazidas pela revalorização da Antiguidade Clássica e pelo interesse na observação da natureza. Partiremos de Giotto e teremos como ponto de chegada Michelangelo.
Aula 3 – 03.09.2025 | A figura humana - Parte II
Nesta aula, falaremos sobre a mudança na lógica de representação da figura humana na pintura maneirista, e também como a pintura barroca lida com a questão, mostrando exemplos da obra dos irmãos Carracci, Guido Reni, Caravaggio e Artemisia Gentileschi.
Aula 4 – 10.09.2025 | A técnica de velatura
Conferência João Parisi
Nesta aula, abordaremos uma das principais técnicas da pintura a óleo desenvolvidas no Renascimento, a velatura. Através de uma metodologia teórico-prática, demonstraremos como os artistas da época a usavam como recurso poético para a criação de cores vibrantes. João Parisi conduzirá a demonstração a partir da pintura Virgem Maria com o Menino de pé, abraçando a mãe (Madonna Willys), de Giovanni Bellini, feita entre 1480 e 1500.
Aula 5 – 17.09.2025 | O retrato - Parte I
Neste encontro iniciaremos uma breve história do retrato, e vamos nos dedicar a discutir a sua importância na pintura e na escultura do Renascimento em âmbito italiano, com destaque para a obra de Piero della Francesca, Antonello da Messina, Rafael e Tiziano.
Aula 6 – 24.09.2025 | O retrato - Parte II
Prosseguiremos com a história do retrato, nos debruçando sobre seus desenvolvimento durante o maneirismo e o barroco. Falaremos principalmente de Bronzino, Caravaggio e Bernini. Por conseguinte, vamos abordar a obra de Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana e Rosalba Carriera, todas figuras de destaque na retratística do período.
Aula 7 – 01.10.2025 I Underpainting
Conferência João Parisi
Nesta aula, vamos discorrer sobre a fatura das camadas iniciais das pinturas barrocas, chamadas de underpainting. Através de demonstração prática com João Parisi, vamos nos dedicar a entender os novos desenvolvimentos estéticos do claro-escuro, bastante característicos do período em questão.
Aula 8 - 08.10.2025
Visita exclusiva ao acervo em transformação.
Aula 9 – 15.10.2025 | Paisagem e representação da natureza
Neste encontro, vamos abordar o estabelecimento da paisagem na pintura do Renascimento, e sua crescente importância e autonomia nos períodos que se seguem. Abordaremos o tema desde o Trecento, apresentando as matrizes presentes na pintura de Rafael, na pintura veneziana de Bellini, Tiziano e Tiepolo, e por artistas emilianos como Annibale Carracci, Domenichino e Albani.
Aula 10 – 22.10.2025 | A Natureza-morta
A natureza-morta se tornou um gênero independente no século 17, e tem muito mais força nos Países Baixos. No entanto, a representação de objetos, flores e alimentos vem de uma longa tradição que remonta à Antiguidade, e tem seu desenvolvimento em âmbito italiano. Vamos discutir esta trajetória e alguns casos importantes ao longo do Renascimento, as discussões em torno da importância de Caravaggio para o gênero e também a produção de naturezas-mortas por artistas mulheres, como Fede Galizia (1578-163).
Aula 11 – 29.10.2025 | Narrativas - Parte I
Neste encontro, falaremos dos princípios da imagem sacra narrativa do século 14 em contraposição ao modelo bizantino, e dos formatos de obras que aumentam a quantidade de histórias contadas (predelle, trípticos, polípticos). Depois, abordaremos a ampliação do espaço pictórico com a invenção da perspectiva, e a presença na arte do Quattrocento de múltiplas cenas em unidade espacial, trazendo consigo a possibilidade de encontrar nas imagens percursos narrativos contínuos, cronológicos e também não-lineares.
Aula 12 - 5.11.2025 | Narrativas - Parte 2
Iniciaremos este encontro falando da relação tempo e espaço na pintura narrativa do Alto Renascimento, usando exemplos de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo. Na sequência, vamos abordar a temática na pintura maneirista de Rosso Fiorentino, Pontormo e Parmigianino e discutiremos a importância da legibilidade e da teatralidade na narrativa visual barroca.
Aula 13 - 12.11.2025 | Coleções e colecionismo
O século 15 e o studiolo. As coleções de antiguidades no Renascimento. Os gabinetes de curiosidades. As grandes galerias barrocas.
Aula 14 - 19.11.2025
Visita exclusiva ao acervo em transformação.
Juliana Ferrari Guide
Juliana Guide é doutoranda em História da Arte pela Unicamp e mestra em estudos da Tradição Clássica pela mesma universidade, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos têm como foco a pintura italiana dos séculos 16 e 17, o trabalho de artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período e a representação de mulheres na pintura.