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Histórias da Arte Italiana pelo acervo do MASP

1
Horário
19H - 21H
Duração do Módulo
20.8 - 19.11.2025
QUARTAS-FEIRAS
14 AULAS
19H - 21H
PRESENCIAL
Investimento

PÚBLICO GERAL  5X R$359,80
AMIGO MASP  5X R$ 305,83

 

Professores
Juliana Ferrari Guide
Especialistas Convidados
João Guilherme Parisi
Inscreva-se
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O MASP reúne um conjunto notável de obras da tradição pictórica italiana, com peças de artistas como Rafael, Botticelli, Tiziano, Mantegna, Tintoretto, além de nomes de personagens célebres que integraram escolas fundamentais entre os séculos 13 e 18. Ao longo de 14 encontros, o curso oferece um panorama aprofundado da arte italiana a partir de diferentes gêneros e temas, como figura humana, retrato, paisagem, natureza-morta, narrativa visual e colecionismo, com foco na produção renascentista e barroca.
Além das aulas teóricas, o programa inclui duas demonstrações práticas conduzidas pelo artista visual João Guilherme Parisi, abordando técnicas históricas de pintura, como a velatura e o underpainting. Completam o percurso duas visitas presenciais ao museu. O curso propõe articular teoria, técnica e experiência direta com as obras, situando a coleção do MASP como ponto de partida para uma reflexão crítica sobre a história da arte italiana.

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.
 

Planos de aulas

Aula 1 – 20.8.2025 | Introdução
Neste encontro, construiremos um panorama geral do contexto e vocabulário abordados pelo curso. Falaremos dos principais centros artísticos da península Itálica entre os séculos 14 e 18, com ênfase para Florença, Veneza e Roma,  dos termos que nomeiam os períodos (Renascimento,  Maneirismo/ Barroco, Rococó) e vamos elencar  os artistas que são as principais referências para o curso, partindo de Giotto di Bondone e chegando à grande pintura decorativa de Tiepolo.

Aula 2 – 27.8.2025 | A figura humana - Parte I
Neste segundo encontro, falaremos das modificações mais importantes na representação da figura humana no período do Renascimento, levando em conta as transformações trazidas pela  revalorização da Antiguidade Clássica e pelo interesse na observação da natureza. Partiremos de Giotto e teremos como ponto de chegada Michelangelo. 

Aula 3 – 03.09.2025 | A figura humana - Parte II
Nesta aula, falaremos sobre a mudança na lógica de representação da figura humana na pintura maneirista, e também como a pintura barroca lida com a questão, mostrando exemplos da obra dos irmãos Carracci, Guido Reni,  Caravaggio e Artemisia Gentileschi.   

Aula 4 – 10.09.2025 | A técnica de velatura
Conferência João Parisi
Nesta aula, abordaremos uma das principais técnicas da pintura a óleo desenvolvidas no Renascimento, a velatura. Através de uma metodologia teórico-prática, demonstraremos como os artistas da época a usavam como recurso poético para a criação de cores vibrantes. João Parisi conduzirá a demonstração a partir da pintura Virgem Maria com o Menino de pé, abraçando a mãe (Madonna Willys), de Giovanni Bellini, feita entre 1480 e 1500. 

Aula 5 – 17.09.2025 | O retrato - Parte I
Neste encontro iniciaremos uma breve história do retrato, e vamos nos dedicar a discutir a sua importância na pintura e na escultura do Renascimento em âmbito italiano, com destaque para a obra de Piero della Francesca, Antonello da Messina, Rafael e Tiziano. 

Aula 6 – 24.09.2025 | O retrato - Parte II
Prosseguiremos com a história do retrato, nos debruçando sobre seus desenvolvimento durante o maneirismo e o barroco. Falaremos principalmente de Bronzino, Caravaggio e Bernini. Por conseguinte, vamos abordar a  obra de Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana e Rosalba Carriera, todas figuras de destaque na retratística do período.

Aula 7 – 01.10.2025 I Underpainting
Conferência João Parisi
Nesta aula, vamos discorrer sobre a fatura das camadas iniciais das pinturas barrocas, chamadas de underpainting. Através de demonstração prática com João Parisi, vamos nos dedicar a entender os novos desenvolvimentos estéticos do claro-escuro, bastante característicos do período em questão.

Aula 8 - 08.10.2025
Visita exclusiva ao acervo em transformação.

Aula 9 – 15.10.2025 | Paisagem e representação da natureza
Neste encontro, vamos abordar o estabelecimento da paisagem na pintura do Renascimento, e sua crescente importância e autonomia nos períodos que se seguem. Abordaremos o tema desde o Trecento, apresentando as matrizes presentes na pintura de Rafael, na pintura veneziana de Bellini, Tiziano e Tiepolo, e por artistas emilianos como Annibale Carracci, Domenichino e Albani.

Aula 10 – 22.10.2025 | A Natureza-morta
A natureza-morta se tornou um gênero independente no século 17, e tem muito mais força nos Países Baixos. No entanto, a representação de objetos, flores e alimentos vem de uma longa tradição que remonta à Antiguidade, e tem seu desenvolvimento em âmbito italiano. Vamos discutir esta trajetória e alguns casos importantes ao longo do Renascimento, as discussões em torno da importância de Caravaggio para o gênero e também a produção de naturezas-mortas por artistas mulheres, como Fede Galizia (1578-163).

Aula 11 – 29.10.2025 | Narrativas - Parte I
Neste encontro, falaremos dos princípios da imagem sacra narrativa do século 14 em contraposição ao modelo bizantino, e  dos formatos de obras que aumentam a quantidade de histórias contadas (predelle, trípticos, polípticos). Depois, abordaremos a ampliação do espaço pictórico com a invenção da perspectiva, e a presença na arte do Quattrocento de múltiplas cenas em unidade espacial, trazendo consigo a  possibilidade de encontrar nas imagens percursos narrativos contínuos, cronológicos e também não-lineares. 

Aula 12 - 5.11.2025 | Narrativas - Parte 2
Iniciaremos este encontro falando da relação tempo e espaço na pintura narrativa do Alto Renascimento, usando exemplos de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo. Na sequência, vamos abordar a temática na pintura maneirista de Rosso Fiorentino, Pontormo e Parmigianino e discutiremos a importância da legibilidade e da teatralidade na narrativa visual barroca. 

Aula 13 - 12.11.2025 | Coleções e colecionismo
O século 15 e o studiolo. As coleções de antiguidades no Renascimento. Os gabinetes de curiosidades. As grandes galerias barrocas.

Aula 14 - 19.11.2025
Visita exclusiva ao acervo em transformação.
 

Coordenação

Juliana Ferrari Guide
Juliana Guide é doutoranda em História da Arte pela Unicamp e mestra em estudos da Tradição Clássica pela mesma universidade, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos têm como foco a pintura italiana dos séculos 16 e 17, o trabalho de artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período e a representação de mulheres na pintura.

 

Conferencistas

João Guilherme Parisi é artista visual e pesquisador, bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e mestrando em Museologia pela USP. Sua produção artística está relacionada com a exploração da construção do passado enquanto narrativa contemporânea, apropriando-se não somente da imagem de obras e objetos históricos, mas também de técnicas de pintura clássicas para sua execução. Dedica-se às discussões técnico-teóricas do campo da conservação e do restauro, sobretudo no contexto italiano do século 20. Teve seu trabalho exposto e premiado no Salão de Artes de Vinhedo (2023) e no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2024). Atualmente, produz suas duas primeiras individuais, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) e Centro Cultural São Paulo (CCSP).

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