PÚBLICO GERAL 5X R$359,80
AMIGO MASP 5X R$ 305,83
Aula 1 - 21.8.2025 | Revoluções: arte, política e novas linguagens no início do século 20
As propostas das vanguardas européias do início do século 20 para a transformação da sociedade por meio da arte, arquitetura e design. A estetização do mundo, a crença nas tecnologias, o cenário político europeu e as relações entre artistas e circuito artístico. Panorama dos movimentos artísticos europeus até 1930 por meio de análise de obras, enfatizando o experimentalismo a partir de novas linguagens, como o cinema, poesia visual, sonoridades, entre outras.
Aula 2 - 28.8.2025 | Experimentações expositivas das vanguardas e seus desdobramentos contemporâneos
A reflexão sobre os espaços e a revisão da categoria exposição por meio das trajetórias e propostas de Frederick Kiesler, El Lissitzky, Herbert Bayer, Lilly Reich, entre outros, a partir de seus escritos e obras. Desdobramentos dessas propostas nas exposições e curadorias contemporâneas a partir de Lina Bo Bardi no MASP.
Visita exclusiva ao Acervo em Transformação.
Aula 3 - 4.9.2025 | Liubov Popova e Varvara Stepanova: Artistas Construtoras
Conferência do Professor Celso Lima
Dentro da proposta construtivista, a conferência apresenta um registro específico das trajetórias, antes e depois de 1917, de duas distintas criadoras: Liubov Popova e Varvara Stepanova. De Popova, a esfera suprematista, sua estadia em Paris, o retorno para Moscou e o Atelier Torre do Tatlin, até o encontro com Stepanova. De Stepanova, a formação em Kazan, o futurismo em Moscou, o grupo Maiakóvski/Ródtchenko, editoração e criação para livro de artista e poesia zaum, até o encontro com Popova. Entre elas, como elo, Olga Rozanova.
Aula 4 - 11.9.2025 | Diálogos identitários no século 20: América Latina e Caribe
Interações entre as vanguardas europeias e as produções artísticas de outras regiões, analisando influências, trocas e diálogos interculturais, com foco especial na América Latina e Caribe e seus debates identitários na primeira metade do século 20. Serão apresentadas e analisadas produções dos muralistas mexicanos, assim como produções artísticas, arquitetônicas e editoriais em diálogo com as vanguardas europeias: as ações de Joaquín Torres García, Antropofagia, Estridentismo, entre outros.
Aula 5 - 18.9.2025 | O programa educacional da Bauhaus e do MoMA-NY
Design como arte em contexto de industrialização. Breve histórico da Bauhaus e iniciativas: Haus Am Horn e as produções das artistas mulheres no ateliê têxtil. A fundação do MoMA de Nova York: novas definições para a arte e sua exibição a partir das coleções do desenvolvimento do cubo branco e seus efeitos. A definição de museu moderno e sua dimensão educacional.
Visita ao Centro de Pesquisa do MASP: as exposições didáticas e sua importância na história do MASP.
Aula 6 – 25.9.2025 | Relações entre os modernismos e os regimes autoritários
A centralidade da arquitetura moderna para propagação de nova ordem em contexto italiano. O projeto de desqualificação dos modernismos: as exposições de Arte Degenerada e Grande Exposição de Arte Alemã.
Visita exclusiva ao Acervo em Transformação.
Aula 7 – 2.10.2025 | Museus modernos no Brasil e o contexto da Guerra Fria
Exposições com finalidades democráticas, educativas e propagandista em contexto europeu e a influência do Plano Marshall. A fundação dos museus modernos no Brasil: MASP; MAM-SP e MAM-RJ. Documenta de Kassel e as exposições do design moderno, como propaganda capitalista.
Visita ao Centro de Pesquisa do MASP, para observação da constituição do Museu.
Aula 8 – 9.10.2025 | Nova ordem artística
Reconfiguração do campo artístico após a 2ª Guerra a partir de manifestações artísticas e a crítica da nova ordem mundial e suas consequências. Serão analisadas obras do Pós Segunda Guerra: das perspectivas expressionistas, abstratas e primitivistas; da Pop Arte; da produção Concreta e Neoconcreta; Grupo Madí, entre outros.
Aula 9 – 16.10.2025 | Rupturas, contraculturas e a invenção da figura do curador
Surgimento da curadoria independente e suas experiências internacionais e nacionais, a partir das ações de Lucy Lippard, Harald Szeemann, Seth Siegelaub, Marcia Tucker, Frederico Moraes e Walter Zanini. Serão apresentadas produções artísticas do período em conexão com as inovações no campo expositivo: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, entre artistas que reconfiguram a categoria arte.
Aula 10 – 23.10.2025 | Antimoderno: a história contestada
As revisões históricas da arte, arquitetura e design como estante disponível para obras contemporâneas. Feminismos como uma das primeiras revisões na história da arte em âmbito global. Visita: Acervo em Transformação.
Aula 11 – 30.10.2025 | Bienais e identidades: globalização, política e novas geografias da arte
Globalização e questões identitárias em discussão. Exposições e práticas artísticas em relação às políticas de identidade. Bienais como forma expositiva globalizada. Panorama da produção artística nos continentes asiático, africano e Oriente Médio.
Aula 12 – 6.11.2025 | Arte indígena contemporânea
Arte indígena contemporânea: Jaider Esbell, Denilson Baniwa, Olinda Tupinambá, Carmézia Emiliano, Glicéria Tupinambá, entre outros. A reconfiguração de um circuito artístico a partir de novos agentes e debates. Arte e exposições com foco em arte latino-americana.
Visita imersiva ao Acervo em transformação.
Aula 13 – 13.11.2025 | Diáspora africana, violência colonial e políticas de memória: artistas mulheres
Conferência da Professora Alecsandra Matias
Esta conferência propõe uma imersão crítica e sensível nas obras de três artistas contemporâneas cujas práticas tensionam as marcas da diáspora africana, da violência colonial e das políticas de memória: Rosana Paulino (Brasil), Doris Salcedo (Colômbia) e Susana Pilar (Cuba). A partir de suas produções visuais, o encontro investiga como essas artistas constroem narrativas visuais que confrontam apagamentos históricos, elaboram lutos coletivos e reconfiguram identidades negras e femininas no contexto latino-americano e caribenho.
Aula 14 – 27.11.2025 | Visita à exposição Acervo em Transformação.
Visita dialogada à exposição Acervo em Transformação, observando seus eixos curatoriais e relações com o contexto de debates atuais no campo artístico e cultural.
Mirtes Marins de Oliveira é doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020–2025). Coordena a pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Atua como curadora, com destaque para exposições como Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018) e Comigo ninguém pode (2019), na Galeria Jaqueline Martins; Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016); Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021); Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021–2022) e Justiça de transição não é transação: a brutalidade e o jardim (Memorial do Ministério Público – RJ, 2023), esta última como co-curadora.
Foi coeditora da revista Marcelina (2008–2012), participou como autora do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015), e coorganizou o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016). É também autora do ensaio The body and the opus as a witness of times, sobre Letícia Parente, publicado em The Feminist Avant-Garde. Art of the 1970s (2017), organizado por Gabriele Schor. Em 2024, lançou o livro Gretta Sarfaty, pela Act Editora.