MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da Arte Moderna e Contemporânea: uma análise crítica

1
Horário
19H - 21H
Duração do Módulo
21.8 - 27.11
QUINTAS-FEIRAS
14 AULAS
19H - 21H
PRESENCIAL
Investimento

PÚBLICO GERAL  5X R$359,80
AMIGO MASP  5X R$ 305,83

 

Professores
 Mirtes Marins
Especialistas Convidados
Alecsandra Matias de Oliveira
Celso Lima
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso - voltado à apresentação e análise de parte da produção artística e expositiva do início do século 20 até os dias atuais - apresenta um arco temporal que aponta os desdobramentos dos eventos artísticos históricos desde as vanguardas europeias até as produções artísticas e expositivas produzidas hoje, em contexto global. Explora as experiências propostas por artistas, arquitetos e designers, enfatizando eixos que caracterizam os modernismos e a contemporaneidade, buscando explorar as experiências que incorporam novas tecnologias, temáticas diversas e perspectivas não hegemônicas. 
Os conteúdos apresentados visam abordar artistas, obras e perspectivas pouco conhecidas, porém relevantes para o debate, e apresentando a produção artística e cultural não apenas em contextos europeus e norte-americanos, mas brasileiros, latino-americanos e de outros territórios para o debate. 
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz não apenas identificar a produção artística nos períodos abordados como compreender sua motivação, seus mecanismos históricos e também seus impasses diante das questões das sociedades atuais, tais como a descolonização, a narrativa que dá relevo aos grupos artistas marginalizados ou apagados e o questionamento sobre as funções da arte. 
Composto por 14 encontros, o curso combina aulas expositivas, conferências com especialistas e visitas presenciais ao MASP, tanto à exposição Acervo em Transformação quanto ao Centro de Pesquisa. Voltado a pessoas interessadas em arte, curadoria, história cultural e debates contemporâneos, o curso busca expandir o olhar sobre a arte moderna e suas reverberações no presente.

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.
 

Planos de aulas

Aula 1 - 21.8.2025 | Revoluções: arte, política e novas linguagens no início do século 20
As propostas das vanguardas européias do início do século 20 para a transformação da sociedade por meio da arte, arquitetura e design. A estetização do mundo, a crença nas tecnologias, o cenário político europeu e as relações entre artistas e circuito artístico. Panorama dos movimentos artísticos europeus até 1930 por meio de análise de obras, enfatizando o experimentalismo a partir de novas linguagens, como o cinema, poesia visual, sonoridades, entre outras.

Aula 2 - 28.8.2025 | Experimentações expositivas das vanguardas e seus desdobramentos contemporâneos
A reflexão sobre os espaços e a revisão da categoria exposição por meio das trajetórias e propostas de Frederick Kiesler, El Lissitzky, Herbert Bayer, Lilly Reich, entre outros, a partir de seus escritos e obras. Desdobramentos dessas propostas nas exposições e curadorias contemporâneas a partir de Lina Bo Bardi no MASP. 
Visita exclusiva ao Acervo em Transformação. 

Aula 3 - 4.9.2025 | Liubov Popova e Varvara Stepanova: Artistas Construtoras
Conferência do Professor Celso Lima
Dentro da proposta construtivista, a conferência apresenta um registro específico das trajetórias, antes e depois de 1917, de duas distintas criadoras: Liubov Popova e Varvara Stepanova. De Popova, a esfera suprematista, sua estadia em Paris, o retorno para Moscou e o Atelier Torre do Tatlin, até o encontro com Stepanova. De Stepanova, a formação em Kazan, o futurismo em Moscou, o grupo Maiakóvski/Ródtchenko, editoração e criação para livro de artista e poesia zaum, até o encontro com Popova. Entre elas, como elo, Olga Rozanova. 

Aula 4 - 11.9.2025 | Diálogos identitários no século 20: América Latina e Caribe
Interações entre as vanguardas europeias e as produções artísticas de outras regiões, analisando influências, trocas e diálogos interculturais, com foco especial na América Latina e Caribe e seus debates identitários na primeira metade do século 20. Serão apresentadas e analisadas produções dos muralistas mexicanos, assim como produções artísticas, arquitetônicas e editoriais em diálogo com as vanguardas europeias: as ações de Joaquín Torres García, Antropofagia, Estridentismo, entre outros.

Aula 5 - 18.9.2025 | O programa educacional da Bauhaus e do MoMA-NY 
Design como arte em contexto de industrialização. Breve histórico da Bauhaus e iniciativas: Haus Am Horn e as produções das artistas mulheres no ateliê têxtil. A fundação do MoMA de Nova York: novas definições para a arte e sua exibição a partir das coleções do desenvolvimento do cubo branco e seus efeitos. A definição de museu moderno e sua dimensão educacional. 
Visita ao Centro de Pesquisa do MASP: as exposições didáticas e sua importância na história do MASP.

Aula 6 –   25.9.2025 | Relações entre os modernismos e os regimes autoritários 
A centralidade da arquitetura moderna para propagação de nova ordem em contexto italiano.  O projeto de desqualificação dos modernismos: as exposições de Arte Degenerada e Grande Exposição de Arte Alemã. 
Visita exclusiva ao Acervo em Transformação.
 
Aula 7 – 2.10.2025 | Museus modernos no Brasil e o contexto da Guerra Fria
Exposições com finalidades democráticas, educativas e propagandista em contexto europeu e a influência do Plano Marshall. A fundação dos museus modernos no Brasil: MASP; MAM-SP e MAM-RJ. Documenta de Kassel e as exposições do design moderno, como propaganda capitalista. 
Visita ao Centro de Pesquisa do MASP, para observação da constituição do Museu.


Aula 8 – 9.10.2025 | Nova ordem artística
Reconfiguração do campo artístico após a 2ª Guerra a partir de manifestações artísticas e a crítica da nova ordem mundial e suas consequências. Serão analisadas obras do Pós Segunda Guerra: das perspectivas expressionistas, abstratas e primitivistas; da Pop Arte; da produção Concreta e Neoconcreta; Grupo Madí, entre outros.

Aula 9 – 16.10.2025 | Rupturas, contraculturas e a invenção da figura do curador 
Surgimento da curadoria independente e suas experiências internacionais e nacionais, a partir das ações de Lucy Lippard, Harald Szeemann, Seth Siegelaub, Marcia Tucker, Frederico Moraes e Walter Zanini.  Serão apresentadas produções artísticas do período em conexão com as inovações no campo expositivo:  Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, entre artistas que reconfiguram a categoria arte. 

Aula 10 – 23.10.2025 | Antimoderno: a história contestada 
As revisões históricas da arte, arquitetura e design como estante disponível para obras contemporâneas. Feminismos como uma das primeiras revisões na história da arte em âmbito global. Visita: Acervo em Transformação.

Aula 11 – 30.10.2025 | Bienais e identidades: globalização, política e novas geografias da arte 
Globalização e questões identitárias em discussão. Exposições e práticas artísticas em relação às políticas de identidade. Bienais como forma expositiva globalizada. Panorama da produção artística nos continentes asiático, africano e Oriente Médio. 

Aula 12 – 6.11.2025 | Arte indígena contemporânea
Arte indígena contemporânea: Jaider Esbell, Denilson Baniwa, Olinda Tupinambá, Carmézia Emiliano, Glicéria Tupinambá, entre outros. A reconfiguração de um circuito artístico a partir de novos agentes e debates. Arte e exposições com foco em arte latino-americana. 
Visita imersiva ao Acervo em transformação.  

Aula 13 – 13.11.2025 | Diáspora africana, violência colonial e políticas de memória: artistas mulheres
Conferência da Professora Alecsandra Matias 

Esta conferência propõe uma imersão crítica e sensível nas obras de três artistas contemporâneas cujas práticas tensionam as marcas da diáspora africana, da violência colonial e das políticas de memória: Rosana Paulino (Brasil), Doris Salcedo (Colômbia) e Susana Pilar (Cuba). A partir de suas produções visuais, o encontro investiga como essas artistas constroem narrativas visuais que confrontam apagamentos históricos, elaboram lutos coletivos e reconfiguram identidades negras e femininas no contexto latino-americano e caribenho.

Aula 14 – 27.11.2025  | Visita à exposição Acervo em Transformação.
Visita dialogada à exposição Acervo em Transformação, observando seus eixos curatoriais e relações com o contexto de debates atuais no campo artístico e cultural.
 

Coordenação

Mirtes Marins de Oliveira é doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020–2025). Coordena a pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Atua como curadora, com destaque para exposições como Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018) e Comigo ninguém pode (2019), na Galeria Jaqueline Martins; Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016); Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021); Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021–2022) e Justiça de transição não é transação: a brutalidade e o jardim (Memorial do Ministério Público – RJ, 2023), esta última como co-curadora.
Foi coeditora da revista Marcelina (2008–2012), participou como autora do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015), e coorganizou o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016). É também autora do ensaio The body and the opus as a witness of times, sobre Letícia Parente, publicado em The Feminist Avant-Garde. Art of the 1970s (2017), organizado por Gabriele Schor. Em 2024, lançou o livro Gretta Sarfaty, pela Act Editora.

Conferencistas

Alecsandra Matias de Oliveira, doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Curadora independente. Professora do CELACC (ECA USP). Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Membro da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA). Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022). Editora de Arte/História da Revista Arte & Crítica.

Celso Lima, artista plástico, professor da história do design, tecnologia têxteis e design de superfícies, co-curador da exposição Vkhutemas, o futuro em construção (SESC Pompeia, 2018), contemplada com prêmio da APCA, e co-autor do livro Vkhutemas, desenho de uma revolução (Kinoruss, 2020). Atualmente trabalha na criação e produção de arte têxtil em variadas técnicas, laboratórios e oficinas com alunos e como pesquisador da História do design russo e soviético.

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP