Aula 1 - 10.09.2025 | Introdução − O ambientalismo de Roberto Burle Marx
1ª. parte (expositiva): a didática ecológica de Roberto Burle Marx e a crítica conservacionista
ao desenvolvimentismo militar.
Discussão: examinaremos a concepção do valor cultural e estético da natureza brasileira,
consolidada pelos movimentos modernista e ambientalista nos anos 1930, e sua relação
com os projetos paisagísticos de Burle Marx e com sua crítica ecológica no final dos anos
1960.
2ª. parte (atividade prática): análise comparada entre documento escrito e visual.
Aula 2 - 17.09.2025 | Arte e ativismo ambiental na década de 1970
1ª. parte (expositiva): Arte e ativismo ambiental (contexto internacional e brasileiro); Roberto
Evangelista e a Zona Franca de Manaus; Emílio Miguel Abellá e o MAPE-Movimento Arte e
Pensamento Ecológico.
Discussão: De que modo a crise ecológica no pós-guerra, somada ao contexto do “milagre
brasileiro” e o consequente avanço na degradação ambiental, mobilizou posições críticas
aos limites da própria arte?
2ª. parte (atividade prática): análise de obras à luz da discussão proposta.
Aula 3 - 24.09.2025 | Crítica ambiental em práticas artísticas na década de 1980
1ª. parte (expositiva): Frans Krajcberg e as queimadas na Amazônia; Bené Fonteles e o
MAPN-Movimento Nacional de Artistas Pela Natureza.
Discussão: quais as concepções de natureza nas obras de cada artista e de que modo
articulam uma crítica ecológica?
2ª. parte (atividade prática): análise de obras à luz da discussão proposta.
Aula 4 – 01.10.2025 | Ecocríticas na arte a partir da ECO-92
Aula presencial em que visitaremos a exposição Histórias da Ecologia no Masp. Durante a
visita, discutiremos propostas artísticas recentes que questionam a ideia de natureza (como
uma esfera separada da cultura), através da interseção com a Ecologia Política e
cosmologias indígenas.
Gabriela Paiva de Toledo é doutoranda em História da Arte pela Southern Methodist University (Dallas, Texas). Sua pesquisa de doutorado examina as respostas críticas de artistas nos anos 1970 e 1980 à devastação da Floresta Amazônica, investigando as relações entre arte e ecologia. É mestre em História da Arte (Unicamp, 2017). Possui bacharelado e licenciatura em História com ênfase em História da Arte (Unicamp, 2013). Foi pesquisadora-visitante no Kunsthistorisches Institut in Florenz (Florença, 2016). Foi research fellow no projeto "The Amazon Basin as Connecting Borderland" (2023-2024), uma parceria entre a Getty Foundation, Universidad San Francisco de Quito (USFQ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidad de los Andes (Uniandes, Bogotá). Foi research fellow no projeto "Bridging the Sacred: Spiritual Streams in Twentieth-Century Latin American and Caribbean Art, 1920-1970", Instituto Cisneros, MoMA (2023-2024). Foi curadora de "Aquatic Channels: Waterways, Water Resources, Fluvial Imagination" (Hawn Gallery e Pollock Gallery, Dallas, Texas, 29.10 de 2022 – 19.02 de 2023). Foi co-curadora de "Tender Objects: Emotion and Sensation after Minimalism" (The Warehouse, Dallas, Texas, 21.01 - 28 .05 de 2022).