MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas na arte moderna
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Mulheres modernistas: movimentos e produções

Horário
19H - 21H
Duração do Módulo
11, 18, 25.09 e 02.10
QUINTAS
19H - 21H
4 AULAS
ONLINE
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$ 90,00
AMIGO MASP  5X R$ 76,50
Professores
Marina Mazze Cerchiaro
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
As artes plásticas do século 20 associadas a diferentes correntes modernistas foram fortemente marcadas pelos deslocamentos, migrações e trânsitos internacionais. Isso se deve às duas guerras mundiais; as perseguições religiosas, étnicas e políticas que tiveram como centro países europeus; e à internacionalização de sistemas artísticos tidos até então como periféricos, entre eles os da América do Sul. As artes permitem aos migrantes: refletir sobre seus contextos culturais, sociais e políticos de origem e de destino; construir redes internacionais; se inserir profissionalmente no país de acolha; perpetuar a memória simbólica de laços culturais que deram lastro à existência de um povo, de uma comunidade, de um grupo étnico; além de auxiliar nos processos de construção e reconstrução de subjetividades. 
O objetivo deste curso é refletir sobre a circulação artística entre países do continente europeu e americano, enfocando trajetórias de mulheres ligadas a tendências modernistas. Para isso, trata-se tanto da mobilidade das artistas, quanto de suas obras e de exposições. Refletir sobre a circulação das mulheres artistas permite compor novas perspectivas para a história da arte moderna e feminista.

IMPORTANTE | As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma Zoom. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 75% de presença nas aulas síncronas.

Planos de aulas

Aula 1 - 11. 09.2025 | Mulheres artistas migrantes no século 20: abordagens teóricas
A aula trata de algumas abordagens recentes sobre artistas migrantes no século 20, ressaltando as particularidades dos deslocamentos para as mulheres. Analisa ainda os principais fluxos migratórios de artistas ao longo do século 20 que acabaram por conectar diferentes partes da Europa e das Américas. 

Aula 2 - 18.09.2025  | Mulheres e surrealismo: trajetórias em trânsito
Este encontro reflete sobre as trajetórias migrantes de algumas artistas mulheres ligadas ao surrealismo e suas obras, dando destaque para a fotógrafa francesa Claude Cahun atuante na resistência antinazista; a artista inglesa Leonora Carrington; e a escultora brasileira Maria Martins.

Aula 3- 25.09.2025 | Mulheres nas Bienais de São Paulo e Paris: construindo reconhecimento internacional (1951-1965)
A aula trata das primeiras Bienais de São Paulo e Paris e de sua importância para a construção do reconhecimento internacional das artistas mulheres. Aborda as desigualdades de gênero das premiações e as obras e trajetórias das escultoras premiadas. 

Aula 4- 2.10.2025 | Poéticas construtivas entre América do Sul e Europa
O último encontro aborda os deslocamentos de artistas ligados a correntes estéticas construtivas entre América do Sul e Europa, dando destaque para as trajetórias de mulheres, suas obras e circulação nas décadas de 1950 e 1960. 
 

Coordenação

Marina Mazze Cerchiaro é cientista social e doutora em história da arte pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa e formação na França, na École du Louvre, École Normale Supérieure de Paris e Université Paris X. Suas pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado tratam sobre escultura moderna brasileira, com destaque para a produção das mulheres, abordando temas como raça, gênero, identidade e migrações. É autora do livro “Esculpindo para o ministério: arte e política no Estado Novo” (2019, BBM) e curadora da exposição virtual “Materialidade e Gestualidade na Escultura de Felícia Leirner”, junto ao Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. Em 2022, recebeu o prêmio de melhores teses do Comitê Brasileiro de História da Arte. Atualmente é professora no SENAC São Paulo. 

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP