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Detanico Lain | Walter Rodrigues

Corpo e Roupa, 2020

  • Autor:
    Detanico Lain | Walter Rodrigues
  • Dados biográficos:
    Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil | Herculândia, São Paulo, Brasil, 1959
  • Título:
    Corpo e Roupa
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Crepe de lã, tricoline de algodão, entretela cavalinha e plástico
  • Dimensões:
    163 x 71 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020
  • Designação:
    Vestido
  • Número de inventário:
    MASP.11178
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
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TEXTOS


Por Brunno Almeida Maia
Desde a emergência da teoria da moda no final do século 19, especialistas afirmam que o “tempo” é o ser da moda, mas a filósofa Gilda de Mello e Souza (1919-2005), no livro O espírito das roupas: a moda no século dezenove , analisa a moda como fenômeno social, incluindo, de modo inédito, a categoria “espaço” nessa discussão. O look Corpo e roupa, desenvolvido pelos artistas Detanico Lain em parceria com o estilista Walter Rodrigues, durante a segunda temporada do MASP Renner – projeto que convida artistas e estilistas a colaborarem realizando looks incorporados ao acervo do museu –, materializa a definição de Mello e Souza sobre a moda, aproximando-a da arquitetura: a forma da roupa como medida do espaço. O look dialoga com a arquitetura, ou melhor, com a matemática enquanto abstração do pensamento e do espaço, e sua modelagem é estruturada a partir de um alfabeto construído com círculos, semicírculos, triângulos e retângulos. Assim, Corpo e roupa é uma forma tridimensional para as palavras no título. Os croquis desenvolvidos não são meros desenhos técnicos, mas mapas do processo criativo. É pelo desenhar a espacialidade que o corpo-vestido refaz a “beleza” de múltiplas gestualidades. Inacabados, os gestos em movimento apontam outros caminhos para a arte, para a moda e para a experiência do pensamento: a ideia de que habitamos o espaço singular de nossas peles, construímos a espacialidade pela roupa, desenhamos a nossa “caligrafia dos gestos” como potência de uma escritura no e pelo corpo.

— Brunno Almeida Maia, Pesquisador em filosofia pela Unifesp, curador de moda, 2023

Fonte: Instagram @masp 26.04.2023



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