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Eliseu Visconti

Flores, 1917

  • Autor:
    Eliseu Visconti
  • Dados biográficos:
    Giffoni Valle Piana, Itália, 1866-Rio de Janeiro, Brasil ,1944
  • Título:
    Flores
  • Data da obra:
    1917
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    66 x 82 x 2,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Antoinette Assife de Carvalhoe Raul S. de Carvalho Júnior, 1967
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00605
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
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TEXTOS



Nascido na Itália, Eliseu Visconti é um dos principais nomes da pintura acadêmica no Brasil da virada do século 19 para o 20. Emigrou para o Rio de Janeiro aos seis anos de idade e ainda muito jovem iniciou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios, depois na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi aluno de artistas fundamentais do período, como Victor Meirelles (1832-1903). Na década de 1890, passou alguns anos de estudo na Europa; na volta ao Brasil foi comissionado pelo prefeito Pereira Passos (1836-1913) para pintar painéis decorativos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e lecionou na Escola Nacional de Belas Artes. Em décadas de vasta produção, Visconti foi muito influenciado pelos movimentos da pintura europeia de então, como o pontilhismo, sobretudo em retratos e pinturas de paisagem marcados pelo realismo. A obra Flores (1917) foi realizada em um período em que Visconti vivia entre o Rio de Janeiro e Paris, de onde costumava viajar para Saint-Hubert, vilarejo da família de sua esposa, Louise Palombe (1882-1954), no qual o artista retratou cenas rurais e naturezas-mortas como esta. Trata-se de uma composição com quatro tipos de flores em rosa, branco e laranja sobre folhagens em diversos tons de verde. Aqui se percebe a forte influência do impressionismo sobre sua pintura, especialmente na ausência de contornos nítidos entre as pétalas, o que se acentua nas folhas ao fundo. Curiosamente, esta obra foi doada pelo pintor a Assis Chateaubriand, fundador do MASP, em 1927; anos depois a tela foi roubada, e recuperada apenas em 1967, quando, com o título Trepadeira em flor, foi oficialmente incorporada ao acervo do museu, que possui mais cinco trabalhos de Visconti.

— Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP, 2020



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