MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Mark Lewis

Museu, 2018

  • Autor:
    Mark Lewis
  • Dados biográficos:
    Ontário, Canadá, 1958
  • Título:
    Museu
  • Data da obra:
    2018
  • Técnica:
    Vídeo
  • Dimensões:
    10"
  • Aquisição:
    Doação do artista, 2020
  • Designação:
    Vídeo
  • Número de inventário:
    MASP.11144
  • Créditos da fotografia:
    Mark Lewis
COMPARTILHE

TEXTOS



Numa tomada longa, lenta e sem cortes, a câmera passeia pela pinacoteca de cavaletes de vidro do MASP concebida por Lina Bo Bardi, e reconhecemos pinturas dos outrora chamados grandes mestres (masculinos) da história da arte (europeia): Piero di Cosimo, Tintoretto, Bosch, Rafael, Botticelli, Velázquez, El Greco, Frans Hals, Rembrandt. Lewis submeteu o material a uma manipulação digital extrema, criando um ambiente que tem algo de fantástico e fantasmagórico, onde arte e arquitetura, tempo e história, visão e percepção parecem estar num processo de derretimento e decomposição, fratura e fragmentação. Seria possível identificar aqui uma certa crítica para esta instituição tão totalizante quanto dominadora, que quer tudo abarcar, classificar, confinar, organizar e preservar, representando uma imagem coerente, hierarquizada e significativa do mundo e de seus objetos mais ilustres: o museu em si. Com seu foco inescapável nas coisas do passado remoto ou recente, o museu tradicional corre sempre o risco de se desconectar do presente. "A palavra alemã museal tem conotações desagradáveis", escreveu o filósofo alemão Theodor Adorno. "Ela designa objetos com os quais o observador não tem mais uma relação viva, objetos que definham por si mesmos e são conservados mais por motivos históricos do que por necessidade do presente". O museu teria então a tendência a sofrer um processo de petrificação ou mumificação, algo que o vídeo de Lewis parece sinistramente representar. Estaríamos diante de um "museu em ruínas"? Num momento em que museus em todo o mundo atravessam uma crise de identidade e reavaliam suas missões, acervos e propósitos para encontrar novas maneiras de se engajar com a arte (seja ela antiga ou contemporânea) e seus públicos (sejam eles internos ou externos), a meditação em vídeo de Mark Lewis, cheia de visões estranhas e familiares, assustadoras e sedutoras, é uma provocação incisiva e potente.

— Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, 2021

Fonte: Instagram @masp 18.12.2020



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP