Por Daniela Nunes
Melvin Edwards é um engajado escultor estadunidense, conhecido pela sua conhecida série 'Fragmentos linchados' [Lynch Fragments], composta por obras criadas entre 1963 e 2016, e que fizeram parte da sua primeira mostra individual no Brasil, em 2018, no MASP. Como parte desse conjunto, a obra 'Palmares' (1988), do acervo MASP, refere-se ao maior e mais importante quilombo brasileiro, estabelecido em Pernambuco e governado por reis como Ganga-Zumba e Zumbi. No seu auge, a região teve milhares de habitantes e foi ocupada por escravizados fugitivos até a sua destruição pelos portugueses, em 1694. A obra foi criada para no ano do 100° aniversário da abolição da escravatura no Brasil. Nela, são utilizados materiais industriais como correntes e cravos de ferrovias—elementos com conotações violentas e criativas—em referência a essa luta pela liberdade. Edwards faz de suas esculturas metáforas de organismos, entre corpos e máquinas, que podem ser interpretadas também como armas devido à sensação de violência e perigo transmitidas por suas formas protuberantes e pontiagudas. Ao unir objetos de metal de origem utilitária a outros sem função definida, essas obras oferecem uma síntese singular entre abstração e engajamento político, distanciando-se de uma noção ortodoxa de arte abstrata e do realismo social.
— Daniela Nunes, Analista de comunicação, 2022