MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Farnese de Andrade Neto

Terceira visão, Década de 1970

  • Autor:
    Farnese de Andrade Neto
  • Dados biográficos:
    Araguari, Minas Gerais, Brasil, 1926-Rio de Janeiro, Brasil, 1996
  • Título:
    Terceira visão
  • Data da obra:
    Década de 1970
  • Técnica:
    Madeira policromada e vidro
  • Dimensões:
    69 x 26 x 26 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em homenagem aos ex-conselheiros da BM&F e BOVESPA
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    C.01251
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Artista autodidata, Farnese de Andrade mudou-se em 1942 para Belo Horizonte, onde estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard (1896-1962). A partir do início da década de 1960, quando já vivia no Rio de Janeiro, começou a criar obras a partir de materiais descartados, coletados em praias e aterros, como pedaços de madeira. Posteriormente utilizou, entre outros objetos, armários, oratórios e cabeças de bonecos adquiridos em antiquários e depósitos de peças usadas e de demolição. Farnese recorreu a objetos marcados pelo uso e pelo tempo, associando-os fortemente, de forma explícita. Apontou para a ação do tempo sobre eles, percebida nas arestas arredondadas da madeira em suas esculturas. Nessas colagens de objetos tridimensionais (ou assemblages) veem-se, em vários trabalhos, alusões à figura humana — em seus aspectos tementes, tensos, tenebrosos —, como em Terceira visão (1985). Nessa obra, Farnese constrói uma conexão vertebral unindo verticalmente uma cabeça, um objeto ovalar, uma base bem trabalhada e uma haste pintada de dourado bem ao centro, em madeira. O corpo da escultura é desproporcionalmente maior do que o rosto entalhado, em que três olhos miram o espectador. Essa escultura pode fazer referência a um fantasma, ex-voto, fetiche ou outro objeto ritual. Sabe-se que os trabalhos de Farnese estão associados às memórias pessoais do artista. Carregados de erotismo, sensualidade e religiosidade, estão muitas vezes impregnados de uma carga opressiva e violenta. Em diálogo com temas e materialidades do barroco, o artista produz metáforas de castrações, traumas e desejos. As memórias e o inconsciente do artista materializam-se solidificados e enclausurados nestes objetos articulados. O peso e a configuração dessas partes de objetos em madeira arranjados por Farnese parecem falar de um passado pesado, inerte, sólido e difícil de desmembrar.

— Guilherme Giufrida, assistente curatorial, MASP, 2018

Fonte: Adriano Pedrosa, Guilherme Giufrida, Olivia Ardui (orgs.), Da Bolsa ao Museu – comodato MASP B3: arte no Brasil, séculos 19 e 20, São Paulo: MASP, 2018.



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP