MASP

Pierre-Auguste Renoir

Vênus Vitoriosa (Venus Victrix), 1916

  • Autor:
    Pierre-Auguste Renoir
  • Dados biográficos:
    Limoges, França, 1841-Cagnes-sur-Mer, França ,1919
  • Título:
    Vênus Vitoriosa (Venus Victrix)
  • Data da obra:
    1916
  • Técnica:
    Bronze
  • Dimensões:
    180 x 128 x 80 cm
  • Aquisição:
    Doação Maria Helena Morganti, 1951
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.00106
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



A partir da década de 1890, Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) começou a desenvolver artrite-reumatóide, o que impactou sua forma de trabalhar. Mesmo com as mãos debilitadas, produziu uma enorme quantidade de pinturas até a sua morte. São também desse período quase todas as suas esculturas, produzidas, a partir de 1913, com o auxílio do jovem artista Richard Guino (1890-1973), que havia trabalhado com Aristide Malliol (1861-1944), escultor próximo ao pintor. Renoir rascunhava esboços e Guino os traduzia em modelagem, ajustando conforme o artista apontava os pontos a serem modificados. Durante os 5 anos de parceria, foram criadas 14 esculturas. Tal como Vênus Vitoriosa, grande parte desse conjunto partiu da pintura O julgamento de Páris, feita por Renoir alguns anos antes. Referem-se ao episódio da mitologia grega conhecido como “pomo da discórdia”, a disputa entre Juno (Hera), Minerva (Atenas) e Vênus (Afrodite) pela maçã de ouro que deveria ser destinada à mais bela. Páris, um jovem mortal convocado para resolver o impasse, foi conquistado por Vênus, que lhe ofereceu em troca o amor verdadeiro, prometendo-lhe Helena (que posteriormente ficaria conhecida como Helena de Tróia. A Vênus Vitoriosa segura em sua mão direita a maçã recebida como reconhecimento de sua beleza. O rosto da deusa assemelha-se a Gabrielle Renard (1878-1959), prima da esposa do artista que cuidava dos filhos do casal e a principal modelo nas últimas décadas de sua obra. Entre as peças desse período, lavadeiras e figuras femininas lembram às banhistas de suas pinturas. O MASP também possui 12 pinturas de Renoir, cobrindo toda sua carreira.

— Equipe curatorial MASP

Fonte: Instagram @masp 21.09.2021




Por Luciano Migliaccio
A obra Vênus Vitoriosa procede da Petite Venus (altura, 60 cm), primeira escultura de Richard Guino, realizada em 1913 sob a supervisão de Renoir, impedido de trabalhar por causa da artrite, e tem como modelo a Vênus do Julgamento de Páris, criada naquele mesmo ano. A versão em bronze do Masp foi fundida por volta de 1915-1916 pela Fundição Rudier, que fez três exemplares. O exemplar do Masp tem o número 2. O número 1 encontra-se no Petit Palais de Paris, e o número 3 no Museum Boymans-Van Beuningen de Roterdã. Outras fusões existentes em outros museus e coleções particulares seriam surmoulages realizados a partir destas (Camesasca 1979, p. 88). Para P. Haesaerts (1947, p. 18), essa é a mais acabada e a mais complexa das esculturas idealizadas por Renoir.

— Luciano Migliaccio, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca