De 3 a 13 de novembro, com sessões de quinta a domingo, Camille & Rodin conta a trágica história de amor dos escultores franceses Auguste Rodin (1840-1917) e Camille Claudel (1864-1943). Encenada por Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore, estreou em 2012, na reabertura do auditório do MASP para teatro, onde ficou em cartaz durante um ano, em temporada popular. Foi apresentada em 17 cidades brasileiras, do Norte ao Sul do país, em teatros como o Theatro Amazonas (Manaus), Theatro da Paz (Belém), e Theatro São Pedro (Porto Alegre), com mais de 200 sessões e 120 mil espectadores. O retorno a São Paulo comemora os 4 anos de estrada.
O projeto foi idealizado por Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco. O autor Franz Keppler desenvolveu a dramaturgia a partir de pesquisa realizada em parceria com Melissa Vettore, baseando-se nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha neta de Camille), a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille).
O diretor Elias Andreato foge da forma teatral tradicional de apresentar biografias. O que interessa para ele é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. A encenação é marcada pela expressão corporal dos atores, a partir das esculturas de Camille e Rodin e pelo acabamento da expressão vocal.
Esculturas de argila são feitas em cena pelo ator Leopoldo Pacheco e a trilha sonora foi criada com instrumentos de orquestra. O cenário reproduz o “Retiro Pagão”, uma casa alugada por Rodin, com portas e janelas que favorecem a iluminação alternando os ambientes do grande ateliê dos artistas e o asilo onde Duncan terminou seus dias.
Ao chegar à cidade de Paris, muito jovem, Camille Claudel se torna aluna, discípula e amante de Auguste Rodin. Tendo que combater o preconceito da sociedade como mulher e artista. Ao posar para ele, como sua assistente, fascina-o com sua personalidade. O diálogo amoroso se torna presente nas obras de ambos. A intuição criativa de Camille e o apuro conquistado em anos de estudo por Rodin tornaram suas obras muito próximas, a ponto de não se saber se mestre e aluna inspiraram-se ou se um copiou o outro, promovendo um embate de natureza artística entre eles.
Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento, o rompimento definitivo marca a vida e a obra deles para sempre. Auguste Rodin se torna o maior escultor de todos os tempos. Camille Claudel, após longo período debatendo-se em dificuldades financeiras, lutando contra a rejeição da família e o preconceito da época por ser mulher, solteira e artista, entrega-se à solidão e à loucura. Por iniciativa de seu irmão, foi internada, aos 49 anos, à força em um manicômio, onde permanecera por trinta anos.
Ficha Técnica Camille & Rodin:
Direção: Elias Andreato. Dramaturgia: Franz Keppler. Elenco: Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore. Pesquisa: Melissa Vettore e Franz Keppler. Desenho de Luz: Wagner Freire. Cenografia: Marco Lima. Trilha sonora: Jonatan Harold. Figurino: Marichilene Artisevskis. Operador de Luz: Djalma Das. Operador de Som: Eder Soares. Preparação Vocal: Edi Montecchi. Fotografia: Alexandre Catan. Desenho Gráfico: Simone Drago. Mídia Digital e Video: Olhar Multimídia - Bel Gomes. Direção de Produção: Melissa Vettore e Bel Gomes. Produção Executiva: Keila Mégda Blascke. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Realização: Melissa Vettore - Dramática Produções Artísticas. Idealização: Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco. Apoio: Porto Seguro.
SERVIÇOS
Local: Auditório MASP Unilever
Horário: 3 a 13 de novembro. Quinta, sexta e sábado, às 21h. Domingo às 19h30
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 meia entrada. Desconto de 50% para clientes Porto Seguro.
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959
Acessível a deficientes, ar condicionado
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)
Ingressos promocionais
- Apresentando o ingresso de Camille & Rodin ou Isadora na bilheteria, ganha 50% de desconto em qualquer uma das duas
- Pessoas com nacionalidade francesa ganham desconto mediante a apresentação de documento de identidade ou passaporte