PROGRAMA:
16 de março de 2016
9?h?30?: A?bertura
10h? – ?11h ?
Palestra de abertura:
Maurizio Ghelardi (Scuola Normale Superiore di Pisa)
Il Rinascimento italiano di Jacob Burckhardt
11?h – 13h
M?esa 1?:
Alexandre Ragazzi (Departamento de Teoria e História da Arte – UERJ)
O modelo renascentista e sua expansão para além da Península Itálica
Maria Berbara (Departamento de Teoria e História da Arte – UERJ)
"Vidimagnam partem mundi": obstáculos para a concepção de Lisboa como "nova Roma" nos séculos XV e XVI
14?h?30? – ?16?h?30
M?esa? 2:
Cristiane Maria Rebello Nascimento (Departamento de Filosofia – UNIFESP)
Francisco de Holanda e a imitação da ?a?ntiguidade
Maria Luiza Zanatta de Souza (Pós-Doutoranda CAPES - Departamento de História da Arte – UNIFESP)
O ambicioso projeto artístico do bispo humanista D. Miguel da Silva (1525-1539)
16?h?30? – ?17h?: I?ntervalo?
17h
P?alestra:?
Cristina Borgioli (Accademia di Belle Arti di Palermo)
Figure di seta: la produzione tessile e a ricamo nella Firenze del Rinasicmento e il suo rapporto con il contesto artistico. Modelli, committenze, manifatture
17 de março de 2016
9?h?30? – ?12?h?30
?Mesa? 3:
Patricia Dalcanale Meneses (Departamento de História – UNICAMP)
O retábulo Montefeltro como modelo arquitetônico na obra de Baccio Pontelli
Tamara Quírico (Departamento de Teoria e História da Arte – UERJ)
Sobre datação e atribuição de obras de arte: o caso do ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa
Gerardo de Simone (Accademia di Belle Arti di Carrara)
La bottega di un frate pittore: Il Beato Angelico tra Firenze e Roma
14?h?30? – ?16?h?30
M?esa? 4:
Cássio Fernandes (Departamento de História da Arte – UNIFESP)
Sobre uma conferência autobiográfica de Aby Warburg
Sarissa Carneiro (Facultad de Letras - Pontificia Universidad Católica de Chile)
El poema de retrato: un género del Renacimiento en América virreinal
16?h?30? – ?17h?: Intervalo?
17h
P?alestra de encerramento?
Luiz Marques (Departamento de História – UNICAMP)?