O pianista tcheco Lukás Vondrácek, vencedor em 2016 do célebre Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, realiza a partir de 31 de Agosto uma turnê por cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Manaus e Florianópolis.
Lukás Vondrácek vem sendo reconhecido como um dos maiores jovens pianistas do nosso tempo.
Nascido em 1986, em Opava, República Checa, foi o grande vencedor do célebre Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, edição 2016, superando 81 competidores do mundo inteiro.
A turnê se realiza sob coordenação de Cristina Barros-Greindl, brasileira radicada em Bruxelas desde 1987.
Cristina é responsável por vários programas culturais de intercâmbio entre Bélgica e Brasil e é representante exclusiva no Brasil do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica.
Este é o oitavo ano consecutivo em que ela realiza turnês no Brasil com músicos vencedores do concurso.
A turnê tem direção artística do pianista Fábio Caramuru e produção da Echo Promoções Artísticas. O patrocínio é das empresas Coimpa, Peróxidos do Brasil e Fundação BNP Paribas.
Ciclos de quatro anos – O Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica é uma das mais importantes competições musicais do mundo. Sua história tem raízes em uma ideia cultivada por longos anos pelo violinista, compositor e regente Eugène Ysaÿe.
A competição só veio a se concretizar em 1937, anos após a morte do músico belga, com a criação do Concours Eugène Ysaÿe, graças ao suporte da Rainha Elisabeth e da corte belga, através da Queen Elisabeth Music Foundation.
O concurso não se realizou durante alguns anos, por força da Segunda Guerra Mundial, e veio a ser relançado com força máxima em 1950, com o nome Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica.
Desde então vem sendo realizado anualmente. Em ciclos de quatro anos alternam-se as competições de violino, piano, voz e violoncelo (este instrumento a partir de 2017). No período 1953 a 2012 a composição foi também uma das categorias da competição.
Lukás Vondrácek começou a tocar piano muito, muito cedo. Aos 4 anos de idade apresentou-se pela primeira vez em concerto. Aos dez fez sua primeira turnê internacional e aos 16 debutou no Carnegie Hall de Nova York.
Dono de uma intensa musicalidade natural e uma notável habilidade técnica, realizou seus primeiros estudos na Academia de Música Karol Szymanowski em Katowice, Polônia, e no Conservatório de Viena, Áustria. Depois estudou com Hung-Kuan Chen no Conservatório de New England, em Boston, Estados Unidos, graduando-se com honras em 2012.
Desde muito jovem vem se destacando na cena internacional, tendo conquistado os primeiros prêmios nos concursos internacionais de piano de San Marino e Unisa, além de um prêmio especial no Concurso Internacional Van Cliburn 2009.
Lukás Vondrácek já se apresentou nos mais importantes palcos do mundo, entre eles Tonhalle (Zurich), Concertgebouw (Amsterdam), Carnegie Hall (Nova York), Konzerthaus (Viena), Casa da Música (Porto) e Auditorio Nacional (Madrid). Atuou como solista de orquestras como a Filarmônica Tcheca, Philharmonic de Londres, Sinfônica de Viena, Sinfônica de Berlim – sob a batuta de regentes como Paavo Järvi, Marin Alsop, Christoph Eschenbach e Krzysztof Urbanski.
Em 2004 gravou seu primeiro álbum, como obras de Mendelssohn, Liszt, Janácek e Dohnányi. Em 2012 lançou novo álbum, com obras de Haydn, Rachmaninov e Prokofiev.
Além de sua turnê por palcos brasileiros, sua agenda para a temporada 2016/17 inclui concertos com a Orquestra da Filadélfia, Filarmônica de Oslo, Orquestra Nacional da Bélgica, Filarmônica de Luxemburgo, Filarmônica de São Petersburgo e Filarmônica Real de Liège, e ainda e recitais em Hong Kong, Leipzig, Praga e Varsóvia.
Serão seis as apresentações de Lukás Vondrácek no Brasil, em cinco cidades – três recitais solo e três concertos com orquestra.
Nos recitais solo, ao lado de peças de Liszt e Brahms destaque-se no programa a presença de uma obra de Vítezslav Novák.
Lukás Vondrácek, piano
F. Liszt - Ricordanza
J. Brahms - Scherzo Op. 4
V. Novák - Memories Op. 6
J. Brahms - Sonata Nº 3 Op. 5
São Paulo
Data: 5 de setembro
Horário: 21h
Local: MASP Auditório
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo – SP
Ingressos:
Inteira R$ 10,00
Meia Entrada R$ 5,00
Classificação indicativa: Livre